Sopa creme de baroa com pangrattato

IMG_8896

Quer uma sopinha reconfortante, pra tomar neste frio?: Vai, de sopa creme de baroa com pangrata! É só fazer uma base de caldo de legumes, pra cozinhar a baroa: cebola, salsão( talo e folhas), cenoura, uma folha de louro, alho poró. Quando a batata estiver bem cozida, bater no liquidificador, com um pouco do caldo de legumes. Acrescentar creme de leite fresco, a gosto. O pangrattato nada mais é que uma farofa de pão( italiano amanhecido, de preferência). Segundo o Jamie Olivier, essa era uma forma que os italianos mais pobres inventaram, para substituir o queijo usado na finalização da pasta. Só passar o pão no processador, temperar com azeite, ervas( opcional) e pimenta do reino: levar numa frigideira para tostar em fogo baixo, sempre mexendo pra não queimar, até ficar crocante e sequinho. Servir com a sopa, mais cebolinha picada e pimenta dedo de moça.

Quer uma sopinha reconfortante, pra tomar neste frio?:

Vai, de sopa creme de baroa com pangrattato!

É só fazer uma base de caldo de legumes pra cozinhar a baroa, com: cebola, salsão( talo e folhas), cenoura, uma folha de louro, alho poró. Quando a batata estiver bem cozida, bater no liquidificador, com um pouco do caldo de legumes( o restante pode ser coado e congelado). Acrescentar creme de leite fresco, a gosto.

O pangrattato nada mais é que uma farofa de pão( italiano amanhecido, de preferência). Segundo o Jamie Olivier, essa era uma forma que os italianos mais pobres inventaram, para substituir o queijo usado na finalização da pasta do dia a dia.

Só passar o pão no processador, temperar com azeite, ervas( opcional) e pimenta do reino: levar numa frigideira para tostar em fogo baixo, sempre mexendo pra não queimar, até ficar crocante e sequinho.

Servir com a sopa ou, à parte, mais cebolinha picada e pimenta dedo de moça.

IMG_8902

 

You may also like

2 Comentários

  1. Enquanto lia a receita pude até sentir o perfume dos ingredientes!!!
    No quesito conforto acredito que a sopa vem logo após o chá…em um dia frio, durante um resfriado combinada ao cobertor, depois de um banho de chuva…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *