Bolo formigueiro de beterraba e sementes

Depois de um fim de semana ensolarado e, estranhamente quente para dias de outono, a terça-feira estreou com chuva, frio e folga de trabalho.
Redescobri um outro livro de receitas da Larousse, que estava esquecido na estante da minha sala:

Parece que em dias mais frios, nossa barriga pede: “Dê-me comida!” E são carboidratos que povoam nossos desejos: bela cilada pra ganhar peso!
Não, que a sugestão não seja calórica, mas grudei os olhos neste bolo e surtei!:

Não sou muito fã de beterraba, mas em dias de treinos mais longos e puxados rendi-me às facilidades de uma centrífuga: pela manhã faço um suco “supermegaplusenergéticodetox” com cenoura e/ou beterraba, um pedaço de inhame, couve e/ou pepino, maçã, um pedaço de gengibre; depois espremo 1 laranja e acrescento 1/2 caixinha de água de coco. Acompanho com um pedaço de batata doce assada, ou um sanduíche de queijo e peito de peru. Não é receita mágica mas, no meu caso, ajuda.
Outro dia acompanhava o programa da Fátima Bernardes( cada vez mais bonita e, à vontade!) que tratava sobre obesidade infantil; uma endocrinologista deu dicas de como ensinar os filhos a comerem bem.
Tudo começa com o ( bom) exemplo dos pais, além de persistência e paciência.
Felizmente já passei dessa fase e, aqui em casa, todo mundo come de tudo sem reclamar, mas a especialista frisou que se deve oferecer um novo alimento à criança, pelo menos umas dez vezes( não, no mesmo dia e, de formas diferentes!), caso ela rejeite de cara.

Este bolo supernutritivo seria uma forma originalmente gostosa de fazê-la comer o tubérculo, nem sempre muito apreciado.
A massa, preparada com a beterraba crua ralada adquire uma fantástica cor avermelhada! Boa oportunidade para envolver os pequenos, desde o preparo.
Além disso, sementes oleaginosas são fonte de energia e ricas em fibras, vitaminas lipossolúveis e ômega 3.
O meu bolo ficou bem parecido com o do livro, que lembra um formigueiro( o bicarbonato+suco de limão encarregam-se de manter o rubro vibrante).

Como sempre, dou preferência à receitas práticas e esta é uma delas!

Bolo supernutritivo
Ingredientes
180 ml de óleo de girassol
200g de açúcar mascavo( como prefiro menos doce usei apenas 1 xícara que, pra mim, já ficou de bom tamanho!)
3 ovos grandes( claras e gemas separadas)
350g de beterraba crua ralada
suco de 1 limão siciliano
75g de uva passa branca
75g de sementes variadas( sementes de linhaça, gergelim, abóbora, girassol) mais 2 colheres de sopa para decorar. ( Usei uma mistura de gergelim branco e preto+sementes de girassol)
100g de farinha de trigo integral com fermento*
125g de farinha de trigo com fermento*
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de canela em pó
*Na falta de farinha e farinha integral com fermento, substitua por farinha de trigo comum e farinha integral, acrescentando 4 colheres de chá de fermento em pó( portanto, ao todo serão 5 colheres de chá de fermento).

Preparo
*Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma fôrma de bolo inglês grande e forre-a com papel manteiga. Unte o papel manteiga, também.

*Coloque o óleo e o açúcar numa tigela grande e misture bem. Adicione as gemas, uma de cada vez, batendo sempre até ficar homogêneo. Junte a beterraba, o suco de limão, a uva-passa e todas as sementes( com exceção das 2 cs de sopa reservadas para a cobertura).

*Peneire sobre a mistura as duas farinhas, o bicarbonato, o fermento e a canela. Misture bem.

*Bata as claras em neve( não precisa ser em picos muito firmes mas, macios). Adicione delicadamente as claras à massa do bolo.

*Transfira a mistura para a fôrma preparada e salpique as sementes restantes. Leve ao forno por aproximadamente 1 h e 15′, ou até que, enfiando um palito no meio, saia limpo. Retire o bolo do forno e espere esfriar por pelo menos 10′, para desenformar e fatiar.

Puro, com geleia, ou manteiga, fica uma delícia!

Então devem estar se perguntando se eu, tanto tempo sem aparecer por aqui e, só mostrando receitas de comida, engordei! Nem tanto.
A pouco mais de um mês da maratona chegamos, nesse último domingo, ao ponto máximo do treino: 36 Km, pela orla de Vitória!

Num belo dia de Sol…

Nesta bela paisagem…

E bem acompanhada!

(Daqui para frente é diminuir o ritmo, aos poucos, até a prova.)
Aproveito a ocasião para pedir desculpa pela minha ausência no blog e dar uma satisfação: tenho recebido alguns pedidos pra que volte a mostrar os “looks”.
A saída foi estratégica e, necessária. Como veem meu foco, no momento, é preparar-me para a maratona mas, aqui, nada é definitivo. Estamos, eu e Chanel, em negociação: “Looks, o retorno dos mortos-vivos!”
Então, um pouco de mais paciência, como cantaria Lenine, pois eu e minha assessora para assuntos “modísticos” somos meio enroladas.
Por enquanto, quem quiser poderá acompanhar-me pelo Facebook: Laély Fonseca. Serão bem-vindos!
Beijo!

Leia Mais