Barrinhas de limão e lavanda

Conforme prometido, pra compensar o último post uma receita prática, cheirosa e deliciosa: atalho ao paraíso, já que uma das minhas sobremesas favoritas é torta de limão.
Fiz algumas adaptações, mas a original encontrará, aqui: Studio Cuisine.
O que chamou minha atenção foi a combinação de dois ingredientes muito perfumados: limão siciliano e lavanda.
A princípio fiquei desconfiada, afinal de contas, não me parece apetecível colocar algo na boca que remeta à colônia pós-banho, mas a curiosidade superou e o resultado, surpreendeu: tão delicado, que arriscaria usar até maior quantidade do ingrediente na fórmula!
As barrinhas que me seduziram: Lavender Lemon Bars | studiocuisineblog.com
Minhas adaptações:
-Usei menos açúcar que a receita original.
-Lá também pede para untar e enfarinhar a fôrma, o que achei completamente dispensável, já que a crosta leva bastante manteiga.
-Em vez de untar, forrei o fundo de um tabuleiro retangular médio( 30x20cm) com papel manteiga, deixando as sobras para fora: isso é importante pra facilitar o desenforme da tortinha, depois de fria.
-Dobrei a receita original.

Então, ficou assim:

Barrinhas de limão em crosta de lavanda
Ingredientes para a crosta:
-200g de manteiga sem sal amolecida
-1/2 xícara( ou, menos) de açúcar granulado
-3 colheres de sopa de açúcar mascavo
-2 xícaras de farinha de trigo
-1 colher de sopa cheia de lavanda seca( usei lavandas do meu quintal. Sei que não é um ingrediente fácil de encontrar, mas não chega a ser impedimento: simplifique e faça a receita sem ele.)
-1/2 de extrato de amêndoas( opcional)
-Uma pitada de sal

Para a cobertura de limão:
-4 ovos grandes( gemas peneiradas)
-1 xícara de açúcar
-6 colheres de sopa de farinha de trigo
-1/2 xícara de sumo de limão siciliano( 2 limões)
-Raspas de limão
-Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Instruções
1-Pré-aqueça o forno a 180° C. Prepare o tabuleiro forrando-o com papel manteiga. Mantenha as sobras para fora.
2-Para a crosta bata a manteiga amolecida( não, derretida) e o açúcar em velocidade média até formar um creme. Se necessário, pare a batedeira e raspe as laterais da tigela, adicione a farinha, a lavanda, o extrato de amêndoa e o sal. Misture muito bem até incorporar tudo.
3-Espalhe sobre a fôrma preparada com papel manteiga( com as mãos fica mais fácil). Deixe um pouco mais alto nas laterais( para evitar que a cobertura líquida de limão vase e penetre por baixo da crosta). Asse, por aproximadamente 20′ até a massa ficar mais clara no centro e começar a corar nas laterais.
4-Enquanto a crosta está assando, faça o recheio: misture os ovos( gosto sempre de peneirar as gemas, separadamente, pra garantir que não fique cheiro e/ou gosto de ovo) e o açúcar numa tigela. Adicione a farinha, o suco de limão e as raspas. Misture muito bem com um fouet, até que fique homogêneo.
5-Retire a crosta do forno e despeje sobre a massa, ainda quente. Volte ao forno e deixe assar por mais 20-25′, até que a cobertura esteja firme( mas não, dura) ao toque. Retire e deixe esfriar, para desenformar( se desenformar muito quente, a torta pode quebrar-se).

6-Puxe a torta pelas laterais que sobraram do papel manteiga.
7-Corte quadradinhos e polvilhe com açúcar de confeiteiro, na hora de servir.
Depois de completamente frio, a barrinha costuma suar na superfície criando um aspecto liso e brilhante, como um quindim de limão.
Usei um stêncil, presente de uma amiga que veio dos EUA.

Aproveite!

You may also like

16 Comentários

    1. Oi, Flávia! Realmente, é complicado encontrar o ingrediente por aqui. Sugiro procurar numa loja de essências e chás, com flores desidratadas. Mas tem de conferir se as flores foram secas naturalmente, ou através de processo químico, o que contraindicaria o uso culinário.
      Mas, quer saber? Faça, sem a lavanda, se não a encontrar!
      Beijo!

  1. Sério? Juro não pensei que combinasse com café,porque do sabor forte da lavanda.Achei meio elaboradinha essa receita,não? Não vejo lavanda pra comprar.Lembra daquele bolo de banana que fiz da Casa e Jardim? Ficou muito bom e foi o bolo mais fácil que já fiz.
    Bjo

    1. Eu o fiz, Ivanete! Gostei, mas da próxima vez suprimirei o coco ralado. Achei que não combinou bem.
      A lavanda é muito sutil. Se quiser, posso levar umas florzinhas pra você. A receita é bem facinha de fazer: 1,2,3 tá pronta!
      Beijo!

  2. Lá, deu água na boca ! Tudo que vai limão siciliano é ótimo.
    Esta semana fiz “seu” pãozinho de leite de novo. Adoro !
    Que bom te ver escrever tão animada assim (post anterior também). Beijão

    1. Maria Paula, você precisa conferir se esse adoçante aceita altas temperaturas, antes de fazer a substituição, do contrário pode estragar a receita, amargar.
      Abraço!

      1. Obrigada Laély(aliás nome lindo),quando eu for ao sítio vou colher e depois de secar vou fazer,depois te conto.Estava rindo com o post que sua “gata”escreveu.Tadinho do Hulk…ontem ganhei um filhote de labrador chocolate,olhos azuis…lindo!!!Não vejo a hora de dar todas as vacinas para passear com ele,uma ótima desculpa para começar a caminhar e emagrecer,rsrsrs.Mais uma vez : adoro seu blog e acho sua casa um sonho,espero que consiga conciliar suas tarefas e continuar nos brindando com suas postagens!Bjs

  3. Oi, Laély! Há poucos dias descobri seu blog super por acaso e tenho gostado muito de ler suas postagens! Parabéns, viu? super bacana ler sobre tantas coisas das quais tb gosto, seu jardim, seus bichos, seu modo de decorar sua casa, papos cabeça e conversas de “comadres”, e as delicinhas que vc prepara na cozinha! Tô curtindo muito! Ó, me tira uma dúvida dessa receita? O extrato de amêndoas saiu assim: “1/2 de extrato de amêndoas”, é 1/2 o que? Colher de chá, colher de café? Um grande abraço e parabéns pelo blog! Simone.

    1. Oi, Simone!
      Obrigada pelo carinho e desculpe pela demora na resposta.
      Sobre a dúvida na receita é o seguinte: sempre lembrar que, quando se usa qualquer essência, devido ser um sabor concentrado deve-se fazê-lo com parcimônia. O indicado, no caso, é 1/4 de colher de chá, mas é opcional.
      Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *