Torta de ricota

Semana decisiva, antes das eleições. Temos ouvido muitas promessas, ultimamente. Não sabemos quais serão cumpridas. Mal garanto as minhas.
Conforme prometido e anunciado no post anterior, uma receita simples( feita no liquidificador) e gostosa:

Torta de ricota

Reparando bem é possível notar que forma duas camadas, separadas: a inferior lembra consistência e sabor de pudim, enquanto a superior é mais leve e aerada .

Caso opte por uma fôrma de fundo removível, como a que usei, aconselho forrá-la com papel manteiga( untada e enfarinhada), para evitar vazamentos na hora de levar ao forno.
Vamos à receita:

Torta de ricota
Ingredientes:
-4 ovos( gemas e claras separadas)
-200g de ricota
-2 colheres de sopa de margarina
-2 colheres de sopa de amido de milho( Maizena)
-1 lata de leite condensado
-1 lata de leite( use a mesma lata de leite condensado, como medida)
-1 colher de chá de baunilha ou, a gosto( como gosto de menos doce, usei apenas umas gotinhas, só para dar uma perfumada)
-Geleia da preferência, para a cobertura

Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno em temperatura média.
Bata as claras em neve e reserve.
No liquidificador bata os demais ingredientes.
Transfira para uma tigela e acrescente as claras batidas, delicadamente.
Coloque em fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido, por aproximadamente 30 minutos, ou até assar e dourar levemente na superfície.
Retire do forno, espere esfriar, espalhe a geleia por cima. Usei geleia de morango.

Fizemos um almoço coletivo na igreja, esse sábado. Levei salada de grãos, cuscuz marroquino e as sobremesas: brownie de chocolate com sorvete de creme e essa torta de ricota.
Com a ajuda da minha personal ajudante para assuntos domésticos, a Rose, levei 2 tortas de ricota.
Fizemos uma pequena adaptação à receita, dessa vez: usamos 100g de queijo minas frescal( com pouco sal)+100g de ricota e acrescentei raspinhas de limão siciliano. Assim ficou menos doce, do jeito que prefiro, e perfumada.
Geleia de goiabada cascão para cobrir, fazendo uma parceria bem conhecida nossa: torta romeu e julieta.

You may also like

14 Comentários

  1. Olá, adoro seu Blog e estou sempre aqui a lêr seus textos e vêr suas postagens que muito me inspiram. Estou aqui escrevendo essa receita da torta de ricota que me deu água na boca… obrigada por tudo. Bjs

  2. hummmm…pretendo fazer para o finde…já experimentou o pão austraiano da wickbold? foi lançado, mas áquele seu é ainda melhor, porém a preguiça bateu e comprei.

  3. Deixa eu entender: Você fez a receita acima com a primeira camada da seguinte crosta: 200g de bolacha maizena triturada+100g de manteiga sem sal e mudou a quantidade total da ricota para 100g queijo de ricota e 100g de Minas frescal. É isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *