Meus segredos…

“Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir – respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir – disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas – replicou o gato.”

O diálogo entre Alice e o gato ilustra o quanto é importante estabelecer metas e planejar estratégias, quando se deseja atingir um determinado objetivo.

Há cerca de 9 meses gestei uma ideia, aqui na cachola: precisava mudar! Insatisfeita com meu peso, não conseguia encontrar a “saída”, como a perdida Alice. (Relembrando minhas queixas sobre essa insatisfação, neste post aqui, de abril de 2011).
Mesmo me empenhando nos exercícios, o corpo parecia não responder: resolveu entrar em greve e fazer birra comigo.
Era necessário atuar noutra frente de batalha porque, emagrecer não é mágica: é matemática! Comer menos do que se consome ou, consumir mais do que se come.

Reconheci que, depois dos 40, não seria tão fácil quanto imaginava.
Difícil, sim, impossível, não!

Achava que comia direitinho, mas resolvi procurar uma nutricionista. Assim, encarei um programa radical seca-gordura.
O resultado desse comprometimento( e da dupla infalível: dieta&exercício) não poderia ser diferente: nos últimos meses consegui emagrecer 8Kg .
O fechamento desse ciclo será no próximo domingo, quando participarei da minha primeira prova de longa distância(uma meia maratona), no Rio.

“-Oh, certamente que hás de chegar, disse o gato, desde que caminhes o suficiente.”

Concluir uma prova de 21 Km já é caminhar suficientemente. Porém, uma conquista que não se faz da noite para o dia: é quilômetro a quilômetro.

Embora seja um projeto pessoal, muitas pessoas se identificaram com a minha história, contada em fotos aqui no blog. Notaram diferenças. Algumas me escreveram, querendo saber qual o “meu segredo”.
Se tivesse descoberto algum, ou fórmula, dessas que propagam pela internet para emagrecer sem esforço, já estaria escrevendo um livro e ganhando muito dinheiro com isso.

Pensei em contar minha experiência esperando ajudar aqueles que, como eu, ou Alice, procuram uma saída, um caminho, ou apenas, estímulo.

Como naqueles programas de TV onde a pessoa passa por uma transformação radical, deixo aqui meu “antes&depois”:

A foto da esquerda foi feita em abril de 2011. A da direita, hoje pela manhã.

Alguém poderia estranhar o círculo preto no meu rosto, como se estivesse me escondendo. Estaria eu, com VERGONHA do que fui um dia?…
Jamais porque, assim como o blog mudou de cara nesses 3 anos e meio, eu também posso mudar, ué! E mudar, da ideia de mudar!
Mas a essência é a mesma! O Sala é da La, não da Le, nem da Li, nem de um fake qualquer. Tem nome, sobrenome, endereço de e-mail, uma família( de humanos, gatos e cachorro), adora música, moda, decoração, cozinhar…Se o que faço é relevante o suficiente para ser publicado?! Sinceramente, não sei.

Numa entrevista sobre desapego Danuza Leão disse, no Mais Você, que todos deveriam escrever um diário, ou blog para registrar a própria história. Faço apenas isso.

A foto da E foi “maquiada” e “estrelou” o post, num desses blog que vive de trollar os outros. Recebeu acalorados comentários, como (dentre os que eu poderia transcrever aqui): “cafona”, “brega”, “velha”, “zambeta”, “roupa feia do $%#*&##!”, “ridícula”, “sem valores”…

Mas já disse, e repito: não tenho VERGONHA!
Aliás, tenho: VERGONHA na cara e de ver, que muita gente que se diz descolada, de opinião, se esconde atrás do manto seguro do anonimato.

(Não vou deixar o link do referido blog, porque nunca fez parte da minha política indicar trabalho que não admire e, porque trollagem é bicho faminto: quanto mais o alimentamos, mais nos consome!)

Ponto.

Então, como havia prometido, vamos falar de…
Mas para o post não ficar cansativo, deixarei para contar “meus segredos” no próximo.

O importante é o seguinte: se está acima do peso, ou foge aos padrões estéticos mas, de bem com a vida, não considerando isso um risco à própria saúde, casamento, bom-humor ou, seja lá o que for…”erga as mãos para o Céu e agradeça!” Seja feliz!
Mas, se quiser mudar…é só querer!

(Continua…)

You may also like

40 Comentários

  1. Ai como estava com saudades desses seus textos!
    Esse está incrível por tudo,pela sua luta que acompanho(quantas vezes nos despedimos( na conversa virtual)para suas caminhadas?Pela sua conquista,pelo seu projeto da corrida e por ver como podemos melhorar quando
    queremos.
    Triste é ser pobre de espírito,

    bj

  2. Sua danadinha…ficou muito bom. Estais de parabéns e concordo contigo e com a Danusa, não é uma questão de relevância para os outros, é o seu registro. Se este for relevante para outros, que bom. Somaremos todos então. Perdi 12,4 Kg minha luta ainda é longa, coisa para um ano, mas venci os primeiros três meses. E saiba que tu me inspirastes a buscar mais qualidade de vida. Viu como seu blog tem relevância! Beijos, sua linda…aguardo ‘os segredos’…rsrsrsrsrs.

  3. Bah, Otimo!!!
    A esta toda diferença, o porque gostamos tanto de você, do seu blog: inteligencia e sensibilidade!!!
    Beijinhos flor, vou torcer por você e para que domingo o calor de uma trégua !!!
    Leila

  4. Ah Laély! Otimo este post, um incentivo para mim que estou precisando colocar o corpo em ordem novamente! è bom poder ler algo escrito com inteligência,quando vemos tanta gente vazia de conteúdo por aí …bjks

  5. Precisei ir ao Google para saber o que é trollar. Descobri que é uma tremenda besteira. Contudo, aprendi que já fui trollada por um anônimo que debochou da maneira como escrevo e dos meus erros de português.
    Estás muito bem fisicamente e de “cabeça” também. Alcançaste duas vitórias, emagreceste e atingiste o condicionamento físico necessário para a meta dos 21 quilômetros. É provável que alcances novamente na maratona, mesmo com a adrenalina de ser prova oficial.
    Estou aqui torcendo para que a maravilhosa paisagem do Rio de Janeiro ajude na conquista!
    Beijos, estás muito bem.
    Beth

    1. Tudo é uma questão de ir testando seus limites, Marcia. Cada dia, um pouco mais.
      Eu já corria de 4-8Km, mas quando resolvi participar da prova, foi necessário aumentar semanalmente, km a km, até chegar nos 21.
      Fazia 8Km, depois 10, 12, 16, 18 até atingir minha meta. Além de musculação, passei a correr 3-4x/semana, corridas mais curtas, deixando apenas 1 treino longo/ semana.
      Meu propósito no momento não é melhorar o tempo( espero concluir a prova, em 2:45h), mas somente chegar ao fim, inteira.
      Acho a musculação essencial pra quem deseja correr, mas é sempre bom ter a ajuda de um personal da Ed. Física, para orientar seus métodos.
      Parabéns e coragem!
      Beijo!

  6. Laély!
    Adorei! Acompanho poucos blogs, mas sou assídua leitora tua e grande admiradora por tudo que você mostra, bom gosto, sensibilidade e muita dedicação em tudo que faz. (já rasguei a seda em vários momentos, mas vai mais um tantinho pra ti). Que Deus continue te abençoando sempre para que possamos te ver, te ler e sentir. Continua firme nos teus propósitos. Quero me inspirar mais e mais nesta tua obstinação, não para virar uma “modelete” mas para adquirir saúde.
    Um abração pra ti.

  7. O importante é ser feliz!!! Somos uma obra prima não acaba em constante transformação!!! Parabéns por seus resultados e aproveito para testemunha que estou quase chegando aos temidos “40”, mas com uma mente que se renova a cada manhã e cheia de desafios e metas a serem alcançados!!! Sucesso La!! Você literalmente é única!!!

  8. Laély, acompanho seu blog há muito tempo, mas quase nunca comento. Bom, hoje eu vim te dizer que adorei suas palavras, adoro seu blog, e quero sim, saber seus segredos. Conte comigo. Beijo grande. E parabéns, sempre!

  9. É recíproco…estou chegando dia 14 de julho, mas vamos direto para a Bahia (Nova Viçosa, Trancoso, Ilhéus e Maraú)…filhotinha queria passar aí em Santa Teresa, mas vamos levar as cadelas (que ficarão em Nova Viçosa)…aí não dá. Mas em outubro, vamos ver se nos encontramos de novo. Beijocas!

  10. Acho que eu fui a rainha dos complexos. Não caberia aqui se fosse descrever minha história, e eu preciso relatar que superei meus traumas. Se você não está feliz com o que tens e “é”, penso que seja resultado de uma ferida na alma. Sempre senti uma poderosa força a me cercar (Deus), e que me direcionou a uma vida pessoal plena , cheia de alegrias. Hoje me amo pessoalmente e fisicamente. Enfim, me projetei e tive a sorte de ter pessoas especiais em minha vida, as quais colaboraram para meu progresso interior e físico. Parabéns Laély, por este entendimento, pela força de vontade e principalmente pela nobreza de atitudes (não fúteis). Você é linda em todos os sentidos ;))

  11. Laély, parabéns pela conquista… e pelo texto. Sim, às vezes falta o objetivo, e ter clareza dele faz toda a diferença. Ando precisando dialogar com este gato para depois ter uma conversa ampla com a balança. E sobre os fakes da internet, este é o preço de uma rede que ainda precisa amadurecer as relações que constrói. Com certeza, nós estamos fazendo nossa parte e um dia, os demais aprenderão.

  12. Laély, confesso que fazia um tempãaaao que eu não visitava vc aqui, mas o que dizer desse post que acabei de ler? PERFEIÇÃO!!! Só isso me vem a cabeça.
    Ultimamente eu ando com essa inquietação, uma coceirinha por mudança. Mudança visual mesmo, porque passei por duas gestações seguidas, uma ainda recente, e me sinto presa a esse visual “mãe”.Sem julgamentos, apenas não me sinto bem com ele, entende? rsrs
    Vou me inspirar em vc e começar a minha mudança :)
    Bjs e uma ótima tarde pra vc

    1. Acho que, cada coisa no seu devido tempo, Elza. Injusto, cobrar de uma mãe recente.
      Mas ninguém melhor que a própria, pra dizer qual é o tempo de se preocupar com a boa forma.
      Beijo, querida!

  13. Oi láely!!!Amei essa sua postagem parte 1 e 2.Eu necessito de algumas mudanças,emagrecer urgente é uma delas.E sei que mudanças saudáveis são sempre muito benvindas.Amo cada postagem sua,e estou sempre te visitando mesmo que não comente.E amo seus looks,para mim são bem inspiradores.Mostrei alguns para minha sobrinha que faz arquitetura e foi só elogios.E digo :não é prá qualquer uma não.Isso inclui o comentário maldoso desse blog que vc não quis nos identificar por ética,inteligência…perfeito!!!!E como estão seus gatinhos?Beijo no seu coração Laély.

    1. Ô, Sandra! Que bacana! Obrigada pelo comentário simpático!
      O Pingo e a Nina ainda não aceitaram a Chanel, mas ela está muito fofa! Uma questão de tempo, eles se adpatarem.
      Abraço!

  14. Oi ! Sabe, eu também estou tentando me alimentar melhor… mas é difícil. Eu sou magrela, mas o colesterol não!
    Também tenho um blog para registrar coisas da vida pessoal, nunca recebi crítica, mas certamente muita gente deve imaginar que o blog foi feito para eu “aparecer” e deve achar ridículo. Para mim, é relevante sim…pois é a minha história de amor, a história da minha família, que estou começando a construir. Eu conheci seu blog no Epa e Taia, que também gosto muito, e adorei! Claro, eu adoro um blog de moda, de maquiagem… mas não é o principal. Por falar em moda, vc escolheu perfeitamente a foto para o seu “depois”, na minha opinião é o look mais lindo! Beijão :*

  15. ACHO ESSE BLOG UMA DELÍCIA!!!! FIQUEI UM TEMPÃO SEM VÊ-LO, POR MUDANÇAS…QUANDO VI NOVAMENTE E TE VI ASSIM ,LINDA E MALHADA….PARABÉNS!!!! ESSE BLOG É TÃO GOSTOSO QUE PARECE QUE TE CONHEÇO, SUA CASA, UM LUGAR ABENÇOADO, SUA FAMÍLIA E SEUS BICHINHOS, SUAS RECEITAS, SUAS ROUPAS…TUDO DE UM BOM GOSTO, TUDO TÃO DELICADO…ENTÃO INTÉ!!! SEGUIREI POR AQUI TE ACOMPANHANDO!!!!

  16. Gostei muito do post Laely e acho que pode até me dar coragem pra fazer umas fotinhas minhas em meu blog, adoro fotografar meus looks, longe de estar comparando aos seus, mais ficam bem interessantes e ás vezes tenho medo de postar porq tem esses blogs fominhas por criticar a vida alheia sem pena e sem dó e depois que detonaram uma blogueira minha amiga eu fiquei com medo e assim agenet deixa de dividir coisas gostosas e especiais que temos com pessoas especiais como vc….beijos querida, vc disse o que muita gente queria dizer e não acha as palavras certas….beijos!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *