Mousse/souflê de chocolate dos sonhos

Postado por Laély, no dia 18-04-2012 - Categoria: receitas

Outro dia alguém comentou no Facebook que, mostrar pratos apetitosos, ao mesmo tempo que aparecia cada vez mais magra só poderia ser provocação da minha parte! Nem tanto, mas achei engraçada a observação.

Outro comentário, ouvido com uma certa frequência: que aparento ter menos idade, que os 42 registrados na certidão.

Não sei qual dos dois elogios mais me envaidece: se, ser considerada uma boa cozinheira(?!) ou, ouvir que estaria rejuvenescendo(?!!)…Talvez uma coisa tenha relação ou, interfira na outra.

A verdade é que, não há segredos a revelar que já não sejam há muito conhecidos! Salomão, com conhecimento de causa, escreveu:
“O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.” Provérbios 15:1
Noutro verso, complementa o pensamento anterior:
“O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.” Provérbios 17:2
Então, a dica de beleza de hoje, é: cultivar a alegria e, acréscimo meu, cultivar com alegria um sonho! (Porque Michael Jackson desejava obstinadamente ser uma coisa que não era, nem por isso, foi mais feliz por alcançar o intento!)

Não sou Luther King mas, “eu tenho um sonho”: de algum dia fazer Gastronomia e agregar técnica à essa antiga paixão pela cozinha. Pode até ser que, podendo realizar esse, já tenha um outro em mente(o que não se pode é deixar de fazer planos para o futuro!).

Cozinhar pode parecer uma paixão volúvel e temperamental( fazendo um trocadilho pertinente): num dia você cai de amores por uma receita salgada, noutro, por um doce de aparência irresistível! Mas execução de um prato é engendrada bem antes de levar todos os ingredientes à panela: como um delicioso flerte, começa na imaginação e vai às vias de fato( ou, não!)!

Se para trabalhar, ou cozinhar, ou namorar, ou iniciar uma dieta, ou exercícios, ou escrever um blog: não importa! O que importa é fazê-lo, motivado!
E pra isso é necessário buscar referências, inspiração.
Alimento uma dessas paixões pesquisando na internet, mas não abro mão de um bom livro, como este, só de receitas com chocolate:
Saboreando um livro
Assim começa um flerte culinário…
Saboreando um livro
Difícil é imaginar qual seria mais gostosa…
Saboreando um livro
Outra mania é acompanhar, o máximo de programas culinários que dou conta.
Cozinha Prática, no GNT, estreou recentemente com apresentação da Rita Lobo(que mantém um dos sites de culinária mais antigos e respeitados do país, o Panelinha): são 15 minutinhos, com dicas e receitas práticas e saudáveis para o dia a dia.

E embora isso seja muito pessoal, tentarei motivá-los a experimentar uma receita, testada semana passada, porque…
-É simples e rápida de fazer!
-Usa pouquíssimos ingredientes!
-É versátil: vai da geladeira à mesa ou, ao forno.
-Você merece esse carinho!

O preparo foi tão fácil, que duvidei chegar ao mesmo resultado daquele mostrado na televisão, mas valeu a pena:
Mousse de chocolate
O que me fez pensar: “como passei 42 anos da minha vida sem fazer uma coisa dessas?!”
Duas questões me impediam, anteriormente: o temor de deixar cheiro e sabor de ovo, assim como aqueles pontinhos brancos visíveis nalgumas mousses já provadas.
“Seus problemas acabaram”, depois das dicas da Rita:
-Em relação à primeira dificuldade o acréscimo de uma colher de rum, ou cachaça às gemas batidas, anulou completamente qualquer vestígio de cheiro de ovo( pra garantia sempre as peneiro, antes de usá-las).
-Outra dica importante foi em relação ao ponto certo das claras em neve: se batidas firmes demais, não se incorporarão completamente ao creme de chocolate e gemas, deixando sua mousse com aqueles indesejáveis pontinhos brancos.
A mesma receita pode ser servida como mousse ou, ir ao forno, rendendo um maravilhoso suflê de chocolate.
Fiquei na dúvida, qual apresentação melhor, mais gostosa…
Mousse de chocolate
É tão aerado, acetinado, fofinho e delicado que, se possível descrever, seria como saborear um nuvem, sabor chocolate!
Suflê de chocolate
Para o suflê a receita precisa de preparo prévio, pois vai ao forno depois de 24h na geladeira.
Ainda quentinho pode ser servido com sorvete de creme, mas achei que o creme de chantilly foi o acompanhamento neutro ideal para o suflê.
Resolvi dar um toque pessoal saborizando-o com mel de lavanda: colhi uns 4 raminhos de lavanda no quintal, com flor, lavei-os e misturei em 1/4 de xícara de mel. Aqueci ligeiramente no microondas( 15 segundos é o suficiente) e macerei tudo num pilão, até esfriar. Depois foi só peneirar e acrescentar, em fio, ao chantilly batido.
Suflê de chocolate
Essa receita do mousse/suflê de chocolate, como todas as dicas da Rita, você poderá encontrar neste link.
Quer saber, se foi aprovada?
Fim de festa
Alguma dúvida?…
Mais uma dica deliciosa( não testada, ainda): um cremoso de requeijão com creme de goiabada feito ontem, no Mais Você( já que o tema foi suflê).

Deu para apaixonar? Então, não fique apenas sonhando( e babando):
Mãos à obra!

    20 comentários

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


    

    20 Comentários to “Mousse/souflê de chocolate dos sonhos”

    1. Parabéns pelas delícias, imagens e o carinho em compartilhar.
      Graças a Deus minha fase de desejar fazer tudo o que vejo passou. Contento-me em apreciar as maravilhas feitas por outras pessoas, seja na culinária ou no artesanato.
      Beijo,
      Beth

    2. Dalvina Guerreiro disse:

      Às vezes até eu me acho efusiva demais em meus comentários. Mas nunca consigo parar em tempo…Você não imagina como fiquei feliz com a frase “comer uma nuvem de chocolate”, porque outro dia, depois de degustar uma maravilhosa sobremesa falei para minha filha..”me pareceu estar comendo um pedaço de nuvem” e arrematei com humor “fiquei até preocupada em mastigar um pedacinho de asa de anjo ou ainda um cavaco de harpa”…rsrsrsr …ao que recebi como resposta: “Ah mama, não exagera!”
      Então gostei de fato do seu texto e mais ainda em saber que alguém que admiro muitíssimo “viaja” nas palavras com eu. Olha se não é tudo ler “como consegui passar 42 anos de minha vida sem fazer isso!!! A M E I!!!! Um beijo.

      • Laély disse:

        haha! Cozinhar só para os homens da casa não me permite ser tão “efusiva”, Dalvina. Desconto, aqui! rsrs
        Mas gostei da sua viagem! rs
        Abraço!

    3. Então por aí saíram as delícias “chocolatosas” da Rita? Bruno e eu babamos assistindo o programa, que estou adorando, mas quem diz que convenci a criatura gulosa de esperarmos as 24 horas para o suflê. Também me chamou a atenção a dica das claras, que o Vicente já me ensinara e havia esquecido. Essa receita de descobrir novos ingredientes para temperar a alegria de viver acho que está prescrita na tua história já há algum tempo, né? Fico alegre por tabela, torcendo. Beijo doce!

    4. Marta disse:

      Hummmm.. que delícia… deve ter ficado bom demais!!
      Beijos

    5. JUSSARA disse:

      Oi Laély, a receita é ótima mmo mas eu babo mesmo é pelo seu vocabulario e modo que voce usa ,sabe usar as palavras com uma delicadeza e beleza que me encanta. estou aprendendo mto lendo seus post e ampliando meu vocabulario alem de claro copiar umas receitinhas deliciosas .. abraços.

    6. Daniela disse:

      Ai credo que delícia!
      Pummm…engordei 2 kilos só de ver!
      Beijo da Dani…

    7. wanilza disse:

      Concordo plenamente com o Jussara, vc tem muita intimidade com as palavras.
      Amei a receita, preciso faze-la, fiquei com agua na boca.
      Claro que tem cara de novinha, mas me explica uma coisa, em um post antigo, me lembro que falou que seu filho mais velho entrava nos “inta” dai pensei, inta deve ser trinta, como assim, ela deve ter uns 50 com cara de trintas, enfim deixei pra la se segui a vida sem saber.
      Bjs…..um cade os looks, esqueci de comentar no post dos looks os quais amei, pois so deu vestido fofo.
      Bjs…..
      Fico aqui pensando……

      • Laély disse:

        haha! O meu filho mais velho tem 20 anos, Wanilza. Eu, tô perto dos 43, mas com cara de 42! rs
        Tô completamente sem tempo e energia, essa semana! Mas uma hora, os looks novos saem.
        Abraço!

    8. wanilza disse:

      Ta certo, porque eu entendi inta de trinta, e eu pensei com assim ela nao tem cara, ou foi mae no comeco da adolecencia, ufa entendi.
      Bjs…mas quando tiver animo tira fotos.
      Bjs.

    9. Kathia disse:

      Que delícia de post! Não só pelas delícias de chocolate, mas principalmente pela inspiração. Acho que uma das delícias da vida é descobrir nossos talentos. E, uma vez que os descobrimos, como a coisa flui alegre! É dessa forma que confirmamos que estamos no caminho certo. Aprendi com minha mãe e com minhas avós que cozinhar é repartir seu amor com as pessoas e para isso a alegria é fundamental. Não sou uma cozinheira muito aplicada, mas seus posts com receitas sempre me dão vontade de cozinhar e de repartir essas delícias com outras pessoas. Siga seu sonho, Laély, pela alegria que você nos transmite, você está no caminho certo, acredite. Deve ser por isso que você parece mais jovem!

    10. Débora R. disse:

      Hummm….quilos a mais que valem a pena.Abraços.

    11. Joelma disse:

      Laély
      Fiquei tão empolgada quando vc disse que nunca tinha provado uma receita tão fácil e saborosa que tive que me aventurar e fazer. Só fiz como mousse, mas preciso compartilhar isso no meu blog tb. Tirei fotos lindas e vou postar esta semana (com seu crédito é claro) e do GNT. Obrigado por me ajudar a viajar na criatividade!!!!! bjs

      • Laély disse:

        O que é bom é pra ser compartilhado, Joelma!
        Fiz a última receita dela, o pão piadina, e também achei uma dica maravilhosa: farei sempre!

    12. Tânia Regina disse:

      Laély, também amo a maneira delicada com a qual você escreve, fazendo tudo parecer tão suave. E gosto muito de tuas receitas e dicas. Até fui a São Paulo, na Saraiva, comprar o livro Chocolate…da Parragon. Ameeiii. Não tenho blog. Então, de vez en quando apareçerei por aqui. Abraço. Tânia – De Pato Pra Ganso

    13. Tânia Regina disse:

      o c com cedilha apareceu por do computador

    14. Joelma disse:

      Fiz esta delícia…. obrigado… vai lá ver!
      http://brasilmodamais.blogspot.com.br/

    15. liliana disse:

      Que maldade!!!

    Comente!

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome (obrigatório)
    Email (obrigatório)
    Site
    Seu comentário