Começando com o pé direito

O velhinho foi-se tranquilamente no sábado, sem fazer estardalhaço, pelo menos aqui em casa.
DSC08475
A cerimônia de despedida foi bem simples: depois do culto familiar fiz passar um castiçal com uma vela acesa, quase se consumindo, pela mão de cada presente, enquanto um agradecimento por 2011 e um pedido para 2012 era feito. Ao final da contagem regressiva, a vela foi apagada: assim nos despedimos do velho ano.
Depois, à mesa de comida:
DSC08476
Lembram-se da caixinha para impressão, que postei aqui?
Fiz biscoitinhos de cacau, embalei-os em saquinho de celofane e recheei-as. Aproveitando a ideia dos “biscoitos da sorte” pedi ao meu menino do meio que escrevesse recadinhos, tipo previsões ou ideias para o ano novo. As mensagens foram bem criativas, bem ao estilo dele.
DSC08480
A mesa das crianças:
DSC08479
O cardápio foi simples: salada de lentilhas, chester, farofa, arroz branco.
Mesa de apoio
A mesa de doces, uma tentação!
Mesa de tentações
Enfieei o pé na jaca, ou melhor: a boca nas rabanadas, feitas pela minha mãe!
Mesa de doces
Também fiz torta africana( cacau, côco e abacaxi), minha mãe, pavê de maracujá com brigadeiro mole e, na cesta de coração: manga seca, trazida pela sogra.
A salada de lentilhas com bacalhau foi uma ideia da revista Estilo deste mês, muito simples e saborosa:
Salada de lentinhas e bacalhau
Cozinhei 500g de lentilhas, dessalguei e desfiei mais ou menos a mesma quantidade de bacalhau. Depois, passei-o no azeite e alho. Antes de tirar do fogo acrescentei azeitonas pretas, salsinha e cebolinha picadas. Misturei à lentilha, cozida e escorrida, mais 2 cs de tomilho, 1 pimentão pelado e picado. Acertei o sal e azeite. O toque final ficou por conta das rodelas de cebola douradas, dispostas por cima da salada. Pode servi-la morna, ou fria.

Só mais um recadinho, para começar o ano:
No fim de semana fiz um breve retiro virtual.
Nesse meio tudo parece lindo, maravilhoso, perfeito! Encarregamos-nos de criar o perfil de uma vida ideal. Acontece que, não sou um personagem de mim mesma: sinto tristeza, raiva, desânimo, medo de que as coisas piorem, que as pessoas piorem, incluindo, eu…
Mudar um móvel de lugar, transformar a casa, fazer um “extreme make over” doméstico é bem mais fácil e simples que mudar a nós mesmos. Mas a esperança nas pessoas não deve ser a “última a morrer”, como diz o ditado. Não pode morrer, nunca!
O desconhecido torna-nos frágeis. Mudanças amedrontam. Porém, devemos crer que vem para melhorar. Podem até não ser grandes, drásticas; pequenas, sutis já fazem uma grande diferença.
Nosso destino não está escrito nas estrelas, muito menos num “biscoito da sorte”. Nós mesmos tratamos de o escrever e reescrever, todos os dias. Como diz aquela música conhecida:
“Depende de nós…”
Um 2012 abençoado, para todos!

You may also like

24 Comentários

  1. Laély, aproveito pra desejar a vc e sua família, um ano novo com caminhos de luz, de amor, de fé e de felicidade..também saúde…prosperidade. Adorei a sua mesa de natal…vc como sempre, uma querida e carinhosa quem vai ao seu templo…(seu lar)….beijos.

  2. Um Feliz Ano Novo prá você e toda sua família (incluindo aí os humanos, canino e felinos). Meu 2012 também vai ser muito diferente dos anos anteriores, mas com fé em Deus, acho que vai ser um ano de aprendizado e que muitas lições boas virão por aí. É como um novo ciclo que começa e com ele vem junto um vento de esperança. Acho que todos nós sairemos mais fortes deste ano que se inicia. Paz, saúde, prosperidade, harmonia e muito amor para todos vocês.
    Beijos

  3. Como sempre,linda sua ceia. A salada de lentilhas me deu água na boca.Adorei a ideia das caixinhas,delicadeza vale muito.Também reuni poucos amigos aqui em casa para a virada e vimos os fogos daqui mesmo.Fizemos uma pequena ceia e decorei com velas,luzinhas e flores brancas. Vamos marcar nosso encontro agora em janeiro?Estou de férias nesta primeira quinzena.
    Um abração

  4. Eu amo rabanadas ! Quanta coisa boa tinha aí !
    Achei muito legal a ideia da vela, para refletir …
    Mesa farta, familia, amor – isso tudo e um 2012 abençoado pra você e seu menino que vai “voar” por novos rumos!
    Beijo

  5. Eu também acho que, se perdermos a fé nas mudanças, num futuro melhor e nas pessoas, a vida empobrece muito… Desespero é falta de fé e essa é minha companheira inseparável!
    Mudando de assunto; achei outra ‘maníaca das paredes’ como eu. paredes são trlas a serpreenchidas com nossa história. As minhas tem mil e duas coisas penduradas… Feliz ano novo!

  6. Querida Lá!
    Mais um novo ano se inicia e com ele tantos sonhos e esperanças… Mas sabe de uma coisa,minha amiga? O melhor de tudo é que estamos por aqui, e sempre podemos ter a chance de a cada dia sermos melhores para nós mesmos e para os outros… Parece pouquinho,mas isso é tão bom!!!! Por isso é que a gente sempre deve se alegrar e fazer da nossa jornada por 2012 a melhor possível… E nunca perder a chance de sorrir e de ser feliz!
    Então, querida Lá, desejo pra ti um novo ano de boas caminhadas, muitas conquistas e repleto da mais pura alegria de viver!
    Beijos pra ti e pra tua família linda !!!
    Teresa

  7. Laély, adorei suas palavras, todos nós nos sentimos assim algumas vezes.Temos nossos altos e baixos e o que nos move mesmo é isso o amor e a esperança.Falando nisso, desejo para seu filho uma ótima viagem e pra vc força , pois sou mãe tbm e imagino como está seu coração.abços e vamos em frente, afinal esse é nosso único caminho.

  8. Olá Laély!

    Que linda sua ceia de ano novo, deu até uma serenidade ao ler esse post…Que 2012 seja um ano abençoado pra vc e sua família! E continue com o blog pq é muito bom ter coisas lindas p/ ver e ler todos os dias!
    bjos…

  9. Oi Laély! Amei seu blog, achei tudo tão bonito e simples prático, adorei vc tão fofa com sua casa e família e bichinhos, muita saúde e paz em 2012 pra vc e toda sua família, eu tenho 4 gatos de pedigree com alma de vira lata!rsrsr bjos

  10. Laély, já te falei o quanto admiro a maneira como tu conduz a tua família. Essa mesa linda pra receber o novo ano, em cada detalhe a gente percebe o teu amor, dedicação e gratidão pela família e pelo ano que se encerrou.

    Amei tuas palavras acerca da esperança. O novo ano iniciou e não sinto-me renovada. Não é deseperança. Mas não consegui fazer uma lista de resoluções para 2012.
    Sei que quero um mundo melhor e vou continuar fazendo o possível para contribuir neste sentido.

    Reverencio 2011, pela dádiva de estar viva.

    Laély, obrigada pelas postagens inspiradoras ao longo do ano! Que tua vida seja sempre de paz, saúde e prosperidade!

    bjs

    Vou continuamente tentar fazer

    1. Adriana, logo no início do blog fiz umas postagens sobre a parede de pratos. Agora, depois dessa mudança no blog, até eu ando meio perdida com as postagens.
      Vou ver se faço outras fotos, ok?
      Obrigada e abraço!

  11. Nossa! Me emocionei com esse post, a beleza e simplicidade de tudo isso me fez chorar. Isso porque me dou conta do quanto deixei de fazer por medo de errar, por acreditar que não tinha o melhor para oferecer ao outro. Quanta ignorância! Parabéns pela linda família e obrigado por nos brindar com tanta beleza. Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *