"Passaredo"

Esta imagem, do Havtorn Design, consegue transmitir serenidade numa composição muito simples porém, harmônica:
Cor suave na parede, casinhas de madeira e adesivos de passarinho.
Então lembrei de Chico, e da música que fez em parceira com Francis Hime-Passaredo(1975-76). Wagner Homem conta uma história curiosa a respeito, no livro História de Canções-Chico Buarque. Peço licença para transcrevê-la, aqui:
Quando recebeu a música de Francis, Chico achou que ali havia um clima para passarinho. Partiu do refrão “o homem vem aí” e, valendo-se de enciclopédias, dicionários, ornitólogos e amigos, desfilou uma verdadeira coleção de aves brasileiras.
Para surpresa de muitos que passaram a ver o compositor como um militante ecológico, Chico revelou durante um programa de televisão que não só não entendia de bichos como os detestava. E admitiu até um sacrilégio: deliciou-se com uma capivara assada ao som de sua composição. A vingança viria logo depois, quando, no terraço de sua casa, ouvindo “Passaredo”, um representante dos ofendidos fez cocô na sua cabeça.

Depois dessa, vou dormir assobiando…

You may also like

6 Comentários

  1. Oi Laéli,

    Talvez eu vá cometer um sacrilégio aqui mas nunca gostei das músicas do Chico Buarque e agora sabendo que ele não morre de amor pelos bichanos, fiquei mais conformada pela minha total falta de empatia com o trabalho dele, tá mais que justificado.
    Um abraço e um ótimo fim de semana.

  2. Ah, Yanne…não vamos misturar as paixões!
    Nâo vejo motivos para desmerecer todas as outras qualidades do Chico, só por causa disso!
    Também não gosto de tudo que ele faz, mas certamente já escreveu seu nome, em vida, na história política e musical do Brasil.
    Vinícius&Tom, com certeza, devem ter "aprontado" muito mais que ele, mesmo assim, continuam sendo bons…rs
    Isto sem mencionar a maioria dos grandes astros da música envolvidos com "sexo, drogas e rock and roll".
    Mas, o que seria do vermelho se todos gostassem apenas do branco, não é mesmo?…

    Abraço, meninas!

  3. Adoro PASSAREDO, mas dessa do CHICO eu não sabia… nem todo mundo é perfeito, né?…
    Quero comentar seu post anterior. Tenho paixão por gatos; já tive uns tantos!!! São especialmente encantadores, charmosos, inusitados… vc vai se divertir qdo os filhotes da Nina começarem a brincar… serão momentos inesquecíveis; vale a pena ficar olhando…

    bjs

  4. lÁ, EU ADORO O CHICO!!!!! As letras dele refletem uma sensibilidade ímpar… Também fiquei decepcionada porque ele não gosta de bichos, afinal, eu amo cães e gatos e acho que são seres especialíssimos! Mas ao mesmo tempo, crianças não me despertam a atenção. Quer dizer, amo meu sobrinho de paixão, mas não ligo pra outras crianças… Então quem sou eu pra julgar o Chico, né? Continuo admirando suas outras inúmeras qualidades!!!!! Estava com saudades de vc! Viajei e tirei mais duas semanas de férias! Agora estou de volta, mas meio devagar porque tenho vários trabalhos pra entregar até o final do ano… Enfim, gostaria de te sugerir dois posts que achei a sua cara: um é sobre minhas aventuras gastronômicas no Chile e fotografei lugares bem interessantes, pitorescos e com decoração retrô: http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2010/12/aventuras-gastronomicas-em-santiago-do.html

    E o outro é sobre comprinhas, achei que algumas eram a sua cara: http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/2010/12/comprinhas-em-san-pedro-de-atacama.html

    E antes disso, fiz um post sobre a viagem ao Deserto do Atacama em si, um dos lugares mais lindos por onde passei. Lá, estou feliz por estar de volta e poder me inteirar das suas novidades!!!!! Mil beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *