Sarau é aqui!


Quando passamos por Santa Teresa a primeira vez, há mais de 16 anos, não imaginava um dia ter o privilégio de morar na cidade.

Foi uma visita rápida. Estávamos em trânsito, eu e o marido, justamente nos preparando para trabalhar no interior de Minas.
Posteriormente, a oportunidade de emprego surgida aqui foi a realização de um sonho, acariciado, desde a primeira vez em que contornamos a pracinha da cidade e me encantei com o jardim e suas árvores, cuidadosamente podadas.
Aqui adquiri experiência, aprendi a trabalhar em equipe e amadureci, como pessoa e profissional.
Da mesma forma, fico feliz ao ver a cidade que me adotou, desenvolvendo sua maior vocação: o turismo.
Apesar de não ter participado de toda a programação do Festival Cultural e Gastronômico de Santa Teresa( e, foi bem variada!), o que pude conferir, surpreendeu-me pelo bom nível.
A parceria com a Faculdade de Música do ES( FAMES) foi fundamental para o sucesso do evento.
Ontem à noite assistimos à apresentação do Quarteto Vitória de Violões da FAMES, realizado na igreja matriz:
Interior da igreja matriz

Não eram vozes de anjos mas, o som dos instrumentos, parecia ter sido fabricado no céu…

Quarteto FAMES de violões

Ao menos naqueles instantes, senti-me enlevada…

Quarteto FAMES de violões

Não é a mesma coisa que ao vivo mas, hoje em dia, temos o You Tube, até para nos ajudar tocar o céu…

Além de jovens e talentosos, o grupo foi muito simpático ao me receber:

Quarteto FAMES e eu

Repararam o charminho do laço, amarrado ao violão da concertista? Eu, achei muito cute!

Terminado o concerto na igreja, a música tomou conta da rua ao lado.
O clima esfriou mas não, a animação!

Sarau

O trio, formado por pai e filhos, encarregou-se de esquentar a turma:

Sarau

A família musical é uma extensão da minha. “Acredite, se quiser”: conheço esses meninos, desde pequeninos( ou fiquei velha ou, eles cresceram mais que o normal)! Antônio, o pai, é meu irmão “afro-pomerano”, como ele mesmo gosta de se apresentar.

Depois de ansiosa espera, subiu ao palco o grupo instrumental acústico de Fabiano Mayer, composto por músicos de formação clássica, porém, com a proposta de interpretar somente o que lhes toque o coração e o dos ouvintes:

Fabiano Mayer Instrumental Acústico

O grupo não se limita a estilos, na hora de escolher as músicas( o que me fez repensar os preconceitos que nutro em relação a certos cantores e canções): música clássica, samba, rock, heavy-metal, sertanejo, pop e até Pelados em Santos, do Mamonas Assassinas, ganharam versão acústica, explorando a veia clássica do grupo! Foi de “tirar o chapéu”, como diria Raul Gil!

Fabiano Mayer Instrumental Acústico

Provando que, não é só de pagode que o povão gosta e que, não é só de clássico que intelectual vive, a noite musical agradou a todos, arrancando aplausos, assovios e gritos da plateia( e eu, fazendo coro!)!
Para terem uma ideia, eu, que não sou capaz de dançar sozinha, dentro casa, num quarto fechado à chave, com a luz desligada não me contive: deixei a “música me levar”, esqueci a timidez e, parodiando Cauby Peixoto em Bastidores:

Dancei, dancei
Não sei como dançava assim…

Nem frio, nem fome( nem bexiga cheia) fizeram-me arredar o pé da rua, até o show acabar no início da madrugada!
E agora, já posso dizer: “Meninos, eu vi!” uma programação cultural de qualidade na minha cidade!
O Fabiano Mayer tem site e outros videos no You Tube mas, deixo aqui um arranjo que me surpreendeu:

You may also like

18 Comentários

  1. Ei Laély,
    Também adorei o show o friozinho, a comida,a rua cheia e tudo…
    Almocei hoje no Café Haus,comida muito boa mesmo,delícia aquela sobremesa com pequi,pena que não te encontrei lá.O lugar é tudo de fofo,merece mesmo fazer sucesso.
    Abração,
    Ivanete

  2. Oi Laély, é tão gostoso quando a nossa cidade proporciona espetáculos e cultura de qualidade é melhor ainda quando a gente pode participar de coração aberto e se esbaldar! Adorei o último vídeo! Que pintura linda da Igreja! Bjs

  3. Estou com Depressão pós Viagem Fantastica!! T____T Preciso voltar ao Espírito Santo… ><'

    é Tão Maravilhosos e tranquilo e lindo! .-.'

    Na próxima visita quero conhecer você ^^

    Beijos

    Su.

  4. Ivanete, e não é que almoçamos por lá, novamente? Mas, acho que nos desencontramos.

    Cecília eu tenho muito orgulho da minha cidade, apesar de ter lá seus problemas, como todas as outras.

    Ei, Suzan!
    Acho que deve ter aproveitado bem o litoral: o tempo esquentou, no fim de semana.
    O Espírito Santo é um estado de muitas belezas( olha uma delas aqui: eu!…rsrs)

    Carol, há muitas boas opções a se fazer por aqui e, como é um estado pequeno, fica tudo mais fácil.

    Apesar das orelhas de Mickey, a estampa da blusa é bem moderna, Milena. Obrigada!

  5. Que alegria rever o Antônio, mais ainda "brilhando" com seus filhotes. Bateu uma saudade (boa) da cidade, do teu ninho, de ti, com essa carinha feliz de quem se soltou na dança…Beijos

  6. Alo,Laely!
    Menina…Que coisa linda foi esse festival,hein? Adorei poder assistir um pouquinho desses musicos tao especiais! Quem dera pudesse eu ter assistido ai tudinho ao vivo e a cores…Deve ter sido muito bonito mesmo!
    Fiquei lembrando do meu pai…Ele adorava musica…Passei a minha infancia e adolescencia escutando musica classica ( as operas e as sinfonias de Beethoven eram as favoritas do meu pai ) e as cancoes inesqueciveis dos Beatles… Quando o meu pai colocava bem alto a musica no toca-disco, as paredes da sala de nossa casa pareciam tremer…E a dos vizinhos do nosso predio tambem ( Rs…Rs…)!
    Parabens a cidade de Santa Teresa pelo maravilhoso festival…Se tiver outro, quem sabe os cariocas daqui de casa ( incluindo euzinha e claro) se animam e vao ate ai conferir…(Rs…Rs…)
    Abraco grande !
    Teresa

  7. Ai que pena que não pude ir…Chamei o maridinho, mas ele havia combinado com as irmãs de ir para o sítio que alugaram e perdi a festa e a oportunidade de nos conhecermos!
    Por coincidência vi uma pequena demonstração do grupo instrumental do Fabiano Mayer, no noticiário da TV GAZETA, anunciando que eles se apresentariam em Vitória-ES dentro das comemorações do Dia da Cidade, e entre as músicas que eles tocaram um pedacinho estava a do Iron Maiden! Ele é professor e formou o grupo com seus alunos, muito bons, adorei!
    Teria gostado muito do Festival Cultural se estivesse aí, porque pelo que vi no seu post, é no mesmo padrão do Festival de Música de Domingos Martins (que frequento há vários anos) e eu amo e me envolvo assim como você!
    Bjs

  8. Coisa boa e uma programacao assim, cheia de qualidade. Tivemos a oportunidade de usufruir de algo assim em julho em nossa ultima ida ao Brasil…amei os dois videos, mas o segundo esta fantastico…(to usando o laptop do marido e nao sei onde estao os acentos) Beijocas

  9. Bom dia Laély! Só não fiquei com inveja por que a minha cidade promove muitos eventos culturais desse tipo. Inclusive nessa semana de feriado houve muito eventos com musica instrumental e clássica. Acabei me deleitando.
    Amei esse video com "Pump it". Um versão pra lá de genial. Adoro Black Eyed Peas. Engraçado, gosto de todas as músicas deles. Ai, quem vira uma "coisinha de Jesus" sou eu. :)

    Bjs querida e ótimo fim de semana.

  10. Oi Laély, te acompanho a tempos, não que sejamos velhas, longe disso, é que adoro o seu blog e me identifico D + com vc, estou começando de novo o meu blog e serei sempre sua visita, então não estranhe se me ver muito por aqui viu!
    Um beijo, e valve a linda Santa Tereza

  11. Márcia, fala, se até um Coisinha de Jesus não entraria nos eixos( ops!), no ritmo…contagiante desse grupo!…
    O outro conjunto em questão, não faz música pra exercitar a mente: é pra chacoalhar o corpo, mesmo e disso, eles entendem bem! rs
    Abraço!

    Taia, o sul de Minas tem programações culturais muito boas, é certo!

    Raquel, programe-se então, para virem no próximo ano.
    Espero que seja, melhor ainda!

    Teresa, esse seu pai era bem pra frente!…rs
    E acho que sua família iria gostar muito, de um lugar como o ES.

    Ana, o "concerto" lá em casa, geralmente é nos fins de semana. rs

  12. O Festival esteve mesmo ótimo…eu e meu marido adoramos conhecer Santa Teresa! Ficamos simplesmente apaixonados com tudo as pousadas, as pessoas, o comércio, os restaurantes, cafés… Laely suas ficas foram ótimas, obrigada! Em breve pretendemos voltar!
    beijos
    Renata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *