"Comida para quem precisa…"

No domingo, tenho me permitido ficar na cama até mais tarde. Uma opção, que implica em “perdas”: perda de tempo, a principal delas.

Acordar no meio da manhã é luxo para poucos porque, se num momento posso sentir-me como uma diva, lagarteando na cama enquanto o Sol lá fora já está alto, logo depois, a “fichinha cai” e descubro que estou mais para gata borralheira: casa e cozinha, por minha exclusiva conta e risco!
Aí, fica aquela dúvida: o que fazer, que seja algo rápido e gostoso?
CaDerno CooLinário

Iludindo-me com a ideia de que nesse domingo não precisaria fazer almoço, já que havíamos tomado café no meio da manhã, fui pra cozinha sem pressa, tentar repetir um docinho que foi um sucesso, na nossa noite de talentos: adaptei uma receita antiga, retirada da embalagem de amido de milho, para fazer uma queijadinha diferente, com abacaxi.

Queijadinha cremosa de abacaxi


Para o doce de abacaxi com coco:

Na primeira etapa desta receita, bati 1 abacaxi no liquidificador, junto com 2 copos( requeijão) de açúcar.
Depois, juntei 1 coco fresco ralado e levei tudo ao fogo, mexendo de vez em quando, até reduzir e aparecer o fundo da panela:

Para a queijadinha:
Separar 3 copos( requeijão) do doce de abacaxi, já pronto, acrescentar 1 lata de leite condensado, 2 cs de manteiga sem sal, 1/2 cc(chá) de fermento químico e 1 cs de amido de milho.
Voltar com a panela ao fogo e proceder, como se estivesse fazendo um brigadeiro: mexendo sempre, até aparecer o fundo da panela.

Esperar esfriar, acrescentar 4 gemas, passadas pela peneira, 1/2 x de creme de leite, 4 cs de queijo ralado( usei o pecorino, mas pode ser o parmesão), 4 cs de amido de milho e misturar tudo.
Acomodar fôrminhas de papel em fôrmas de alumínio, próprias para muffins(ou, de empadas).
Distribuir a massa, preenchendo até um pouco mais da metade das fôrminhas:
Não tinha muitas fôrminhas de papel e acabei enchendo mais que o necessário, mas essa receita pode render até 30 queijadinhas.
Levar ao forno médio, pré-aquecido, por aproximadamente 30′, ou, até corar por cima e, enfiando um palito, que saia limpo.

E as queijadinhas douradas ficaram assim:
Queijadinha cremosa de abacaxi
Um close, na cremosidade do doce:
Queijadinha cremosa de abacaxi
E, enquanto assava o doce e arrumava a cozinha, aproveitei pra fazer pães:
Lanche da tarde
Pão de fubá e integral para receber o filho, que iria chegar de Vitória.
Lanche da tarde
Casa habitada por homens, a cozinha costuma ser invadida somente em 2 casos “emergenciais”: quando, guiados pelo cheiro de algo apetitoso ou, quando a barriga costuma roncar.
E foi o segundo caso que fez o caçula aparecer na cozinha, passando das 14:00h, cobrando o almoço.

Ops! Esqueci do almoço?!
O jeito foi recorrer ao tradicional “macarrão salva-mãe”: fiz um molho branco e mergulhei uns pedacinhos de requeijão, queijo brie e pecorino, até derreterem. Reaproveitei um resto de brócoli, do dia anterior e, tchan-ram!:

Macarrão do domingão
Menino encheu os olhos e o prato, 2 vezes!
Como costuma dizer minha sogra: “barriga cheia, coração contente!”
Atenção:
Domingo também é dia de esquecer das calorias…

You may also like

26 Comentários

  1. Concordo totalmente quanto às calorias e também enchi os olhos já que o prato fiquei na vontade…hihihi! Agora quase caí da cadeira por esta queijadinha…o povo de casa incluindo esta tua amiga tem uma quedona por queijadinha, imagina esta com abacaxi, parece divina…mmmmm!! Bjinho!!

  2. Ai,La,fiquei com água na boca!Essa queijadinha deve ter ficado deliciosa!!!
    Ainda bem que estava desanimada,imagine se estivesse"cheia de gás".
    Bj

  3. Essa conversa de domingo é pura verdade, eu até penso em ficar na cama mas aí bate um remorçozinho, tem que fazer comida, tem que dar uma ajeitadinha na casa. Oh, céus!!! Essa queijadinha tá com uma cara ótima.
    Bj

  4. Laély, me deu fome :) ficou com uma "cara" ótima!
    Agora me fala, tem coisa mais prazerosa do que ver o nosso filho repetindo prato?
    Acho que não!
    Bjs

  5. Provocativas estas fotos, de tão deliciosas, olha o close do doce…quer deixar todo mundo com água na boca né!!
    Dica de almoço relâmpago para o domingo:
    Claro que tem que preparar na semana, mas o domingo fica livre.
    Faz um molho bechamel, outro molho de tomates, tomate mesmo, monta lá uma lazanha linda cheia de coisa gostosa que todo mundo adora, congela e põe pra assar no domingo, quarenta minutos tá pronta…
    Beijos, tenha uma semana colorida!
    Lenita

  6. Lá, quanta delicia ! Eu acho macarrão com molho branco, mas aqui em casa todo mundo prefere o molho a bolonhesa mesmo, então acabo fazendo raramente.
    Essa queijadinha tá com uma cara boa … !!!!
    Beijo
    Patricia Tedeschi

  7. Comprei umas queijadinhas na festa aqui da cidade e fiquei pensando por que nunca me lembro de fazer, se gosto tanto dessa mistura de sabores. Elas já acabaram, pra minha tristeza, e aí a senhora faz essa "crueldade"…(rs) A combinação com abacaxi deve ficar divina. Não passa dessa semana pra experimentar. O bule me trouxe saudade do Cacau. Beijo, diva quituteira

  8. É o que se poderia chamar de "doce vintage", carregado de tantas recordações de infância, além de muitas calorias( nem tudo é perfeito! rs)!

    Vivi, o verbo "aguar" era conjugado mais comumente, nos tempos das vovós que faziam esses docinhos. (rs)

    Rosana, comprei umas coisas tão fofas! Depois, mostro melhor.

    A queijadinha ficou macia, cremosa e, nada enjoativa! Um perigo!
    Tratei de distribuir várias delas, para não "pecar" sozinha. (rs)

    Lenita, sabe que faz tanto tempo que não faço lasanha! Vou tentar.

  9. Amo queijadinhas, e sou capaz de comer uma fornada inteira se eu nao me cuidar e me lembrar que posso ficar (mais) gorda!!!
    Geralmente faco as queijadinhas qdo. faco a torta de limao. Esta so usa claras e aquela so as gemas. Entao sempre aparecem simultaneamente na minha cozinha! Ai que vontade que deu…

  10. Alo,Laely!
    Ah…O tempo! Esse artigo tao em extincao nessa era da modernidade… E quando a gente tem vontade de usar o tempo em beneficio proprio ( como em tentar ficar mais um tempinho na cama num domingo preguicoso…Que delicia!)la vem o sentimento de culpa…Ah,como nos seres humanos somos complicados,ne? Passamos a maior parte da nossa existencia presos a tantos afazeres e compromissos, que quando tentamos simplesmente deixar o tempo fluir naturalmente… A gente nao consegue faze-lo de forma plena e sem culpa! Hoje mesmo, o meu marido ficou me falando que ele nao tem tido tempo pra ele ( tadinho…Eu sei que ele anda meio cansado,ne? )Mas quem na realidade e dono do seu tempo? ( Rs…Rs…)
    Eu mesma fico correndo contra o tempo, tentando descobrir a formula exata de conviver melhor com o relogio…Bom, ate hoje ainda nao tive muito sucesso neste assunto, tao absurdo nas sociedades atuais!
    Ah…As vezes da vontade de esquecer as horas e ser "fiscal da natureza"! ( Rs…Rs…)
    E menina…Que delicia de queijadinhas, hein? Nao da vontade de ficar saborendo-as suavemente e ficar quietinho em um cantinho gostoso, so vendo o tempo ( esse nosso tirano ) simplesmente passar? ( Rs…Rs… )
    Beijos pra voce!
    Teresa

  11. La concordo, domingo é dia de esquecer das calorias e poderia pedir para o maridão assumir a cozinha por um dia, um dia vc e outro dia ele hehehe
    bjsss

  12. La,

    Cheguei em ótima hora, encontrando a mesa cheia de delícias! rsrs. Adorei as queijadinhas e o macarrão de "emergências" (ao qual eu também costumo apelar, rsrs). A sua sogra está certíssima:
    "Barriga cheia, coração contente".

    Beijão.
    (ah, tem 'sorteinho' no meu blog)

  13. Oi, La,
    Obrigada pela participação no sorteio lá do bloguito. Vou ficar de olho na sua, para divulgar lá também.
    Ah, na pressa, esqueci de incluir no meu comentário anterior, que tinha também gostado dos pães e das canequinhas fofas, rsrs.

    Beijão

  14. nhum, nhum!! Mas que aspecto mais delicioso, têm essas queijadinhas… até fiquei com água na boca!! :=) Eu adoro cozinhar e inventar novos pratos e especialmente de Inverno, costumo aproveitar os Domingos para colocar as mãos na massa e a imaginação a trabalhar. O meu marido até costuma dizer que parece que temos uma empresa que faz comida para fora… tipo catering!!

    Temos que trocar umas receitas!!! rsrsrs

    bjs

  15. Ola, Boa Tarde. Estava procurando por receita de queijadinha e encontrei o seu site, sendo que gostaria de confirmar com vc. A receita diz para usar doce de abacaxi? É isso mesmo. Usar na queijadinha doce de abacaxi? Grata Vera

    1. Vera, você precisa pelo menos cozinhar o abacaxi com um pouco de açúcar, antes de acrescentar os outros ingredientes. O abacaxi, se usado cru, solta muita água e vai desandar sua receita.
      Pode usar um abacaxi em calda, picado bem miudinho.
      Prova o açúcar, pra não ficar ficar doce demais, ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *