Chapeleira maluca(?)

“Meu Deus! Meu Deus! Como tudo é esquisito hoje. E ontem era tudo exatamente como de costume! Será que fui eu que mudei à noite? Deixe-me pensar: eu era a mesma quando eu levantei hoje de manhã? Eu estou quase achando que posso me lembrar de me sentir um pouco diferente. Mas se eu não sou a mesma, a próxima pergunta é: Quem é que eu sou? Ah, essa é a grande charada.”
(
Lewis Carroll, em: Alice no País das Maravilhas)

Nenhum motivo para alardes e alarmes: “Tudo como dantes no quartel d’Abrantes”. Ontem acordei como sempre, porém, mais velha. E não escondo a idade: 41( mesmo porque, o tempo nos persegue e às vezes, ultrapassa-nos).
Ando correndo contra ele, o tempo, e até literalmente, mas nos últimos dias, confesso que estou como o Rubinho: quebrando, parando, chegando atrasada. Relevem, contemporizem, perdoem-me…

Há vários dias com a barriga afastada do fogão por conta da correria, prometi ao pequeno que, ao menos ontem, faria algo que ele gostava muito: mais pelo ânimo dele que o meu, resolvi fazer uns bolinhos de chocolate e brigadeiro. A proposta foi recebida com euforia e cobranças: “Mas, quando? Que horas, mesmo?”

Tinha me comprometido também, não com uma criança mas quase uma, a Lu Gastal, estrear o presente que havia me mandado, lá do RS: prometi-lhe retribuir a gentileza, registrando o momento petit chef, aqui no ES.

Perdão então pela exposição, mas o post de hoje será bem pessoal, mostrando o que de especial aconteceu por aqui, no dia de ontem.

De chapeuzinho e avental fofo, até me animei a ir para a cozinha, depois de um dia de trabalho:
A caráter
O mimo gaúcho veio etiquetado, com nome e sobrenome:

“Cupcakes da Laurinha”(Gastal), filha da Lu.
A janta precisou de reforço para ser concluída, e acabou saindo a 4 mãos e dois gorrinhos. Essa matemática rendeu uma gostosa parceria com o filho do meio que, entrando no clima, aceitou usar o outro chapeuzinho rosa, de poá verde e barrinha de cupcakes:
Mãozinha extra
Não é um fofo?

O pequeno chegou, bem na hora de “limpar” latas e panelas: tarefa intransferível, executada com prazer de formiguinha!
O provador!

Assei bolinhos de chocolate em forminhas de papel, acondicionadas em formas de alumínio próprias para muffins (para que não abrissem). Usei uma receita que faço sempre, mostrada neste post aqui.
Depois de frios, cortei a tampinha dos bolinhos, escavei o centro com uma colher pequena e recheei com brigadeiro mole.
Cobri novamente o bolinho e espalhei ganache de chocolate meio-amargo, por cima.
A finalização ficou por conta do meu ajudante de chef:

Confeiteiro
Alguns amigos chegaram para um jantar simples, mas animado.
Como não me esqueci de vocês, ofereço-lhes alguns cupcakes, bem acompanhados:
Cupcakes de chocolate
Muitos cumprimentos, mensagens, telefonemas, abraços reais, virtuais depois, terminei o dia cansativo com o carinho de um chá quentinho, de abacaxi e hortelã:
Boa companhia...
É real, a amizade virtual. Rosana até pagou mico e me deu bolo, com direito à chama acesa, improvisada numa velinha de castanha. Homenagem carinhosa que recebi nesse dia, e também, daqueles que atenciosamente deixaram comentários, no post anterior.
Como retribuir? Deixo aqui, meu agradecimento real e um bolinho, ainda que virtual…
Cupcake de chocolate
Quanto a mim, depois de 41 anos ainda estou aprendendo a me conhecer e adaptar-me às estranhezas dessa vida…“Eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (…) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas mas não posso explicar a mim mesma…”
(Trecho de “Alice no País das Maravilhas”)

You may also like

36 Comentários

  1. Vim aqui te dar os parabéns atrasada, mas com carinho, ando meio afastada da net, será uma mudança também? acho que mudar sempre á bom, é natural já que os dias nunca são os mesmos, nós mesmo envelhecemos todos os dias, portanto estamos sempre em mutação e a energia tem que circular mesmo, bem deixo aqui meus sinceros parabéns e muitas alegria nos dias que virão, beijão.

  2. Você estava linda, mas o seu filho…ah, que fofo!! Super bacana a familia toda por a mão na massa e participar!!
    Adorei os bolinhos. Principalmente porque são recheados, e eu gosto é recheio..rss
    Querida, muitas felicidades, saúde,criatividade, sucesso e sorte!!
    Beijocas

  3. Parabéns amiga.
    Que Deus te abençoe e te mantenha sempre com saúde e paz.

    O Cupcake está com uma cara ótima. Deve tá (ou melhor ter sido) uma delícia.

    Beijos

  4. que avental mais fofoooooo!!!e que chocolate delicia heim!Sabado tem festa na cidade né?vo pra ai, espero que nao chova!!rs
    bj

  5. Olá, Láely:
    Atrasados, mas de coração: Parabéns!
    E não se avexe, não: este ano completo os 71 e as elucubrações continuam, continuam … É bom isso: a gente está viva!
    Um abraço carinhoso da Cecilia (a mãe).

  6. Parabéns amiga e curta muito essa idade deliciosa de se ter…falo de carteirinha e na outra semana já a deixo para trás e pego a próxima 42.rsrsrsrs
    Beijo carinhoso:)

  7. Ai Lá, que delicia de bolinho !
    Que privilégio ter ajudantes como esses seus, hein ?! Já pensou na benção que é ter filhos e poder conviver assim, como nesse dia ?
    Eles estão lindos !

    Beijo
    Patricia Tedeschi

  8. Lindo post, lindo cup cake, lindos gorros, e filhos lindos tambem!
    Parabens pelo aniversario e desejos de felicidades mil!
    Saber quem e? Isso vai levar mais uns 40 anos! beijos

  9. Hum, que dia fantástico! Aniversariar é fazer balanços, e você arrasou citando Alice. Acho que somos serezinhos inquietos, que nunca se cabem em suas vidas.

    Ganhei de presente de uma amiga virtual querida e compartilho, com meus desejos de toda a felicidade que suportar:

    "Viver é ser outro. Nem sentir é possível, se hoje se sente como ontem se sentiu: sentir hoje o mesmo que ontem não é sentir – é lembrar hoje o que se sentiu ontem." Fernando Pessoa

  10. Hum, os cupcakes ficaram maravilhosos, fiquei com vontade. E o Aecius tá ficando sua cara hein? Os mimos culinários da Lu gastal são muito lindos! Que delícia de niver assim com a família toda por perto, raspando panela, precisa de mais alguma coisa? (fora sapato novo claro rs) beijo querida

  11. ha, ha, ha, Cynthia! Acho que viveria sufocada em desejos, se apenas ganhasse sapatos novos no aniversário! rsrs
    Pra variar, então: não ganhei sapatos, ontem!
    Beijo, querida!

    Juju, Fernando é poeticamente profundo e você, filosoficamente poética.
    Obrigada e um abraço apertado!

    Simony, estou apenas no início do aprendizado, então. Não tenho pressa, não. rsrs

    Patrícia, já lhe mandei e-mail, agradecendo o carinho. Reitero.

    Janice, somos quarentonas enxutas. rsrs

    Cecília, minha admiração por você é real e grande. Quando crescer quero ser como você! rs

    Nádia e Jucielen, se pudesse, fugiria da cidade nesse dia: muita muvuca! Mas há quem goste.
    Sejam bem vindas!

    Ana Paula, que fofa que você é! Obrigada e abraço!

    Elaine, fiz receita dobrada e, mesmo assim, sobraram só uns 4 bolinhos.

    Juju, faltou meu filho mais velho, que estuda em Vitória, mas desejei fazer algo, também por causa dos que estão aqui comigo. São presentes, muito especiais.

    Mara, obrigada pelo carinho e prestígio de sempre!
    Abraço!

  12. amiga , tenho passado aqui freqüentemente , não tenho comentado pq a preguiça tem me pego de uma tal maneira , passei pra dar um alô e dize que estou sempre por aqui e parabens atrasado bjs

  13. Quem conseguir decifrar o código e se explicar, me avisa e passa a senha de acesso a mentes rsss, logo eu, tão mutante rssss, amei seus cupcakes viu, ficaram com uma cara maravilhosa e com a ajuda dos pequenos!! Aí ficam irresistíveis rs, beijos

  14. Ei, Chapeleira Maluca, um viva às maluquices que nos vacinam de uma existência enfadonha. Um viva a essa dupla de chefs em sagrada sintonia! Um viva à vida, em coro com a Cecília! Beijo doce

  15. Olá querida!
    Que delícia heim? Olha sempre passo por aqui adoro esse blog, mas vc ainda não me visitou sniffff…tenho vc adicionada.

    beijos

    Simone.

  16. Que delícia de post! Esses bolinhos de chocalate humm, são de lamber os beiços!
    Parabéns atrasada! Que Deus te abençoe sempre!
    gd beijo

  17. Oi Lá…
    Que legal todo mundo participando!
    Família que come unida, engorda unida, rsrsrs…
    Desculpe eu reparar, mas aquela sua pratileirinha branca com flores, é igualzinha á minha que eu trouxe de Pedreira. É fofa!
    Bjs.

  18. Fiquei com vergonha de dar os parabéns atrasados mas vi que mais gente está te dando os parabéns valorizados a D-1 (linguagem de bancária, não repare). Tudo de bom pra você, muitos sonhos realizados e outros tantos a serem elaborados.
    beijo
    Berê

  19. uhmmmm! que delícia estes bolinhos! De dar água na boca. E um abraço carinhosão, atrasado, pelo aniversário. Parabéns! Parabéns! Super novo ano, cheio de alegrias. Jane, aqui do Sul

  20. Muita saúde sempre. Comemorar aniversário ao lado de quem amamos é sempre muito bom. E você está ótima, uma gata. Parabéns! 😉

  21. Bom dia florzinha!
    Nossa vocês ficaram lindos mesmo com estes acessórios maravilhosos, muito fofos mesmo!!!
    Amei e fiquei morreeeeeeeendo de vontade de comer um bolinho destes!, mas como estamos longe acho que vou ter que me arriscar e fazer uns rsrs!
    mil beijokas

  22. Olá Laély, vc fez 41 e eu chegando aos 45 ainda tenho dúvidas de mim mesma, como uma adolescente fico pensando o que sou? a que vim? o que farei? O que passa na minha cabeça não combina com o físico (bastante mudado srsrsrs)!!!! Acho que morremos sem nos conhecer totalmente, cada dia penso uma coisa e no outro mudo tudo e fica tudo uma bagunça e ai canso e deixo a vida me levar, mas com muita responsabilidade! Você é mesmo mulher de muitas qualidades e habilidades! Sossegue e seja feliz! Beijos

  23. Laély, Parabéns atrasados, mas de coração. que o ETERNO te abençoe ricamente.
    Também me sinto assim… e hoje assim que acordei lembrei de alice… de algumas questões particulares dela…que depois descobri que não são tão particulares de alice… e resolvi mudar o meu perfil…. depois comecei a passear pelos blog amigos… quando vejo o seu post….sobre as mesmas questões… só que você se expressa muito bem…. e eu,coitada de mim… consegui apenas copiar um texto do livro… pesquisando no nosso amigo google(rsrsrsr)…. mas está tudo bem… acho que vamos sempre ter interrogações em nossas vidas né não????
    um beijão
    Telma Linhares

  24. OI Laély, que delicia de aniversario! A sua familia é linda e cozinhar com ela acho que é um presente maravilhoso! Feliz aniversario atrasado, conserve essa sua energia sempre, pois, menina, não parece que vc fez 41 não! Sempre te admirei pela sua profissão e por ter tempo de escrever um blog tão cativante! Um beijo enorme hoje e sempre! Dani e Helena

  25. Simone, como é que eu vou lembrar de lhe visitar, se você não participa sempre?! ( sniff!)
    Calma, moça!…

    Dani, yumi, yumi! Neném já chegou?! Nem me dei conta!
    Obrigada, querida!

    Obrigada a todos os comentários e felicitações.
    Hoje lembrei de uma frase do meu caçula, que amaciou muito o meu ego:
    "Mãe, você nem parece que está fazendo 41! Parece que tem 10 anos a menos", ele me disse, na maior sinceridade!
    Pode ainda ser muito pequeno para avaliar algo tão complexo quanto isso, mas foi espontâneo e bem vindo, como os elogios lidos aqui.
    Beijos!

  26. Parabéns pelo seu aniversário pelos filhos lindos, e por esta cozinha que ganhou o premio colirio no meu blog. BOAS VIBRAÇÔES PARA VC…

  27. Estas maravilhosa, 41? que nada, és uma menina!
    Amei ver teus filhos juntos a ti, ainda por cima envergando um gorrinho de chef e rosinha ainda por cima…Isso nada mais mostra como os educou muito bem, filho, mesmo ja moço junto de mãe é tudo de bom!
    Que o Patrão Celestial Te faça sempre costado e Te conceda com sua Benevolência muitas e muitas camperiadas na Invernada da Existencia.
    Um baita quebra costelas!
    Lindamar

  28. Laely
    Os cumprimentos vão atrasados mas os votos de muitas felicidades são de hoje mesmo tá? PARABÉNS.
    Agora, que fofo seu filho te ajudando. E raspar panela, hum….acho que vou até fazer alguma coisa pra ter panela pra raspar.
    Vou guardar essa receita, porque adoro doces recheados e esses parecem deliciosos.
    beijos

  29. he, he! "Teteia" é um adjetivo tão vintage, Ivanete! Mas é fofo! Como você!
    Obrigada!

    Chegando meio atrasada para os cumprimentos, mas é que o dia foi trash, hoje.
    Obrigada pela visita e carinho de todas!
    Abraços!

  30. uhu! somente hoje li o post, mas fiquei EXTREMAMENTE FELIZ em ver os presentes na "cozinha da La"!!!!parabéns ao filho que ajudou a aniversariante, geralmente os meninos não querer usar o chapéu, prá não pagar mico! beijo, bom fim-de-semana!

  31. Amiga sei que ando mais que sumida,mas esse foi o mês de muito trabalho por aqui, graças a Deus pois precisamos de dinheiro pra fazer o micro escritório e reformar nossa casinha.
    Meu not deu defeito e por isso ando afastada do mundo blogosférico,mas saiba que não esqueço de você jamais e lembrei do seu niver,pois tenho anotado na minha agenda desde o ano passado, pensei em te ligar mas não encontrei o seu telefone, tenho que parar com a mania de anotar tudo em pedaços de papel.
    E vou te falar uma coisa, impressionante como você está cada vez mais bonita, cada vez melhor.
    O tempo é muito bondoso com algumas pessoas e sinceramente você virou uma escritora talentosíssima, isso aqui está cada dia melhor.
    Vou trazer seu presente lá de Salvador e te mando depois que eu chegar, vou procurar algo bem Lala,rsrs
    Te amo de verdade verdadeira.
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *