"Dia da toalha"

Não entendeu nada?…
“Não entre em pânico!” Eu também, não.
Meu menino do meio veio com essa conversa, no fim de semana: em tom de manchete de Jornal Nacional, anunciou que em 25 de maio é comemorado o “dia internacional da toalha”.
Duvidando da seriedade da informação e achando que havia entendido mal, pedi-lhe que me repetisse, pelo menos umas 3 vezes! Explicou-me que se tratava de uma homenagem a Douglas Adams, escritor da saga O Guia do Mochileiro das Galáxias, que inclusive rendeu um filme homônimo.
Como Sílvio Santos costuma falar: “eu não li o livro, mas o filho leu e disse que é muito bom! Eu não vi o filme, mas o filho viu e disse que era bom!”
Se ainda acha que isso é história minha, ou do filho, pode confirmar a informação na Wikipédia, que não nos deixa mentir.
Como nerd assumido e fã da série “mochileiro”, o adolescente foi para a aula hoje com uma toalha pendurada no pescoço, sem se importar muito com a “micagem”, diante da turma.
Joguei a toalha e o deixei à vontade: que prestasse sua inocente e bem- humorada homenagem.

Pegando carona nessa viagem, resolvi fazer um post especial sobre banheiros, “reconhecendo, indiretamente, a importância desse instrumento, tão pouco valorizado na sociedade consumista dos nossos dias: a toalha, nossa amiga, das horas certas e incertas! Anotem, aí: meu nome é La-ééé-ly!”

Exageros à parte, mostro alguns exemplos, exageradamente simpáticos:

Poderia ser apenas um banheiro, com sérias limitações de tamanho, mas a falta de espaço foi compensada com classe e glamour, de sobra:
Apartment Therapy

Lembrando nosso dia especial, dois projetinhos da “tia” Martha:

Martha Stewart

Tem gente que tem o mau hábito de rabiscar porta de banheiro. Coisa feia!…Mas aqui, isto é permitido:
Apartment Therapy
Um espelho valoriza qualquer ambiente, principalmente, ambientes pequenos como o banheiro:
made by girl

Pastilhas coloridas e arzinho vintage:
desire to inspire

“Ops! Cadê minha toalha?”

Amei o colorido deste aqui:
stevens accidents, no Flickr

…E
a simplicidade deste: Decor8

Talvez nosso mais memorável “representante da toalha” tenha sido o homenzinho azul, da propaganda dos cotonetes Johnsons, na década de 80. Mas deixo o irresistível banho do ratinho do Castelo Ra-tim-bum, como homenagem à nossa memória afetiva:

O dia já acabou mas a noite, não!
Ainda há tempo de sair por aí, enrolado na sua toalha. Só não me culpem, se o julgarem excêntrico: É culpa de Douglas Adams e suas viagens…

You may also like

27 Comentários

  1. hehehe
    Adorei!
    Seu filho deve ser uma figurinha!
    Ops! Nem me fale em figurinhas….
    Lá adoro seus textos e as imagens que você seleciona são sempre perfeitas!
    Sem contar que aqui nos seus textos a gente volta a atenção para lembranças deliciosas….

    Bjocas e…Feliz dia das toalhas!
    Ale

  2. Mas que corajoso esse menino! Fiquei orgulhosa feito tia coruja. É isso aí: a graça da vida é feita também de coragem de exibirmos nossas paixões. A mãe não ficou pra trás, arrasou na postagem na carona do filho. Beijos, "dupla dinâmica"!

  3. Laély,
    Muito engraçado esse negócio de dia da tolha,já pensou se pega? Achei muito fofo esse banheiro rosa com lustre e adorei rever o banho do ratinho do Castelo Ratibum. Adoro quando você desenterra esses vídeos,como aqueles dos shampoos Colorama.Acho que to ficando viciadinha nesse blog.
    Beijo

    Ivanete

  4. Também amei o banheiro colorido, Lá! E adorei saber que existe o "dia da toalha", que coisa exótica!!!!! Adorei você ter aproveitado o "gancho" pra nos mostrar esses banheiros inspiradores! Bjs!

  5. Ah! Em tempo: feliz dia da toalha pra vocês, também! rsrs

    Ivanete, acho que estou numa idade "vintage": minhas lembranças são da década de 80 para trás. Como não estou mais assistindo TV, daqui a algum tempo, não vão me restar muitas novas recordações…rsrs
    Em vez de vício, digamos que seja um bom hábito, esse que adquiriu. rsrs

    Rosana, o Vinícius é desencanado com certas coisas. Já com outras, é preocupado, além da conta!

    Alessandra, se as lembranças lhe são familiares, sinal de que você também tem idade vintage. rsrs

  6. Alo,Laely!
    Eu tambem entrei nessa estoria do "Dia da Toalha"…Ontem a noite, o meu filho mais velho tambem me deixou meio doida com a chegada desta data…Ele adoooraaa o livro "O Guia do Mochileiro das Galaxias"…Pra voce ter uma ideia,ele carrega o famoso livro dentro da mochila da escola todos os dias! Ele me garantiu que o objeto literario e remedio certo nas horas de "tedio extremo"!
    Ja passamos horas conversando sobre a saga escrita por Douglas Adams…Com direito a explicacao sobre a utilidade das toalhas para todos os corajosos que se habilitem a tentar atravessar as frias luas de Beta de Jagla e outras situacoes cosmicas! Nem da para escrever sobre as varias utilidades das toalhas…Segundo o meu acessor de assuntos galacticos,ou seja, o meu filho Daniel,alguns dos usos mais espetaculares para as tolhas e de enrola-la em torno da cabeca para proteger-se de emanacoes toxicas e para evitar o olhar da terrivel besta voraz de Traal!
    Como voces podem ver,as discussoes aqui em casa estao muito alem das estrelas…(Rs…Rs…) Desse jeito, qualquer dia desses, ja estaremos discutindo sobre Fisica Quantica! (Rs…Rs…)
    Mas a nova onda por aqui e sobre a mitologia grega…Inspirada no livro "O Ladrao de Raios"…Ai,ai…Haja imaginacao pra embarcar em todas essas viagens…
    E quanto a toalha de hoje…Acordamos muito cedo e com tanto sono…Ninguem se lembrou da tal toalha!
    Adorei a lembranca do ratinho que gosta de banho…Chamei o meu pequeno David pra assistir…Ele ainda adora o ratinho…Pois e, com apenas 6 anos,ele ainda nem toma conhecimento dessas estorias de tolhas e mochileiros das Galaxias!(Rs…Rs…)
    Nosso grande abraco, cheio de estrelas, pra voces!
    E viva o Dia das Toalhas! ( Rs…Rs…)
    Teresa

  7. Eiii Laély…PARABÉNS pelo "novo" blog, ficou show!!!Ia parabenizá-la antes, mas não consegui entrar usando o meu computador…me perdoa?(rs)…Laély, entrando um pouco em outro assunto,gostaria de saber se você conhece alguém que faz cupcakes personalizados, para lembrança de maternidade, em Santa Teresa ou Vitória?!tentei procurar mas não vi nada interessante…help me!!!!Ah…o pingo também merece os parabéns…ele é muito fotogênico,muito fofo!!!Beijos

  8. he, he, he! Assim, não vale, Melynha! Você tocou na minha ferida, que é admitir: Pingo é bem mais fotogênico que eu! rsrs
    Olha, eu vou pesquisar, mas me lembre, por favor.
    Há algum tempo, saiu uma reportagem na Gazeta sobre umas meninas que estavam fazendo cupcakes em Vitória. Vou tentar localizar.
    Qualquer coisa, a gente anuncia por aqui também, né?
    Graças, que já temos uma certa "audiência" entre alguns capixabas.

    Teresa, "tédio extremo" é bem coisa de menino, mesmo! Tô familiarizada com esses linguajar nerd. rsrs
    O meu menino estava explicando as importantes utilidades da toalha.
    Isso me faz lembrar de um certo político no nordeste: dizem que apanhava da mulher, com uma toalha molhada. Pelo visto, ela aprendeu a usá-la como arma e deve ter lido isso no "Guia"…rsrsrs

    Kátia, eu procuro não perder a oportunidade de contar uma história e mostrar uma boa imagem. Se sou boa nisso, "você decide"!…rsrs

  9. Eu adoro o banho do ratinho…minha menina que fará 22 anos em junho até hoje canta enlouquecidamente a musiquinha no banheiro. Eu amo! Só ela aprendeu. Ontem também foi dia da África…mas não fiz post sobre o tema. Na verdade ando divagando sobre coisas mais fúteis, como por exemplo meu guarda roupa ou ausência dele para nossa viagem no mês que vem. Beijocas e feliz dia da toalha atrasado…hehehehe.

  10. Lá, adoro ficar espiando seus comments e seus comentários sobre os comments, diversão dobrada! E achei o máximo o seu menino ser fã dos mochileiros e externar isso na boa, em tempos de tédio, melhor diversão não há!! Bjos!!

  11. Lá, vc já falou desse ratinho em outro post ou foi impressão minha ? Desde quando minha filha era bem pequena, adorava esse ratinho e a musiquinha, que gruda na gente e fica cantalorando junto !!! Adoro tb ! Agora é meu filho que quando vê o ratinho na tv, me chama pra ver junto !
    Adorei os banheiros. Gosto dos mais simples, com personalidade e toques pessoais, sem aquela coisa que parece show-room…

    Beijo
    Patricia Tedeschi

  12. Oi Laély. Pois é, a minha filhota que gosta de ler, ainda não foi apresentada a este livro que parece mesmo ser muito bom, hoje mesmo eu o vi num catálogo que o Edno trouxe… mas pode deixar que logo vou falar pra ela desse livro… e do dia da toalha… por falar em toalha, vou trocar a toalho do lavabo, é que o Théo está aprendendo ir ao banheiro sozinho e a cada vez eu tenho que ir depois dele pra ver como ficou o chão, o vaso a parede, e a toalha, hehehehe não que ele erre tanto assim a mira, mas ele lava as mãozinhas até o cotovelo e se molha a pia, seca tudo com a dita cuja… e lá vou eu trocar a toalha novamente… esse moleque é fogo. Beijinho Laély e inté.

  13. Que barato! Gostei desse seu garoto! Adoro essas homenagens non sense rs! E qto ao vídeo, tem tb aquele dos porquinhos tomando banho no rá tim bum, lembra? "Sujeira dá coceira cheio ruim muito chulé" rs Adorava
    beijo, não sem beijo porque to com dor de garganta rs…

  14. Fiquei sabendo ontem que era o dia da toalha e achei engraçado. Mas é melhor do que o dia de muita coisa, porque a toalha é boa demais, né? Macia, felpuda e cheirosa, depois daquele banho, aconchega os nossos problemas. Adorei o banheiro com duas pias!

  15. Luísa, essa ideia das duas pias é bacana para o caso de famílias que necessitam compartilhar o banheiro, como é meu caso e o caso da Josi, do comentário acima.
    O banquinho auxiliar pode ser usado pelo baixinho para alcançar a pia; facilita bastante e diminui a bagunça de molhadeza no chão.
    Agora, tem uns dias que inventam de comemorar, que são pra rir, mais do que o "dia da toalha"!

    Pois, é, Josi. O pior é que eu tenho de dar bronca no menor, de vez em quando: sabe aquela coisa de usar o banheiro com pressa e errar o alvo? Pra ele, é perda de tempo ser mais cuidadoso.
    Mas um alerta é suficiente para colocá-lo nos eixos, novamente.

    Cynthia, eu não lembro dos porquinhos. Acho que sou de um tempo mais remoto…rsrs

    Patrícia, eu devo ter citado o ratinho num outro post, sobre música para crianças.
    Hélio Ziskind era o responsável por essas pérolas infantis, que grudavam no ouvido e ainda: Ensinavam.

    Cris, O menino é bem resolvido, mesmo. Não tem tempo ruim, pra ele.

    Marina, como diz o ditado: "recordar é viver"!

    Bia, a gente precisa mostrar coisa séria, mas se puder ser de um jeito divertido, melhor, não é?

    Taia, sua vida é tão cheia de limitações, mas também, de emoções.

  16. Ei…nem me pergunte como vim parar aqui…mas só sei que estou encantada com seu espaço. Seu jeito de escrever é encantador…já sou seguidora…parabéns pela dedicação no blog.
    Bitocas ♥

  17. Laély, obrigada pela visita, pelo comentário em um dos meus cantos e pela dica do email no blog. Sobre o post, são pontos de vista diferentes que só existem porque estamos em uma democracia construída há duras penas.Mas concordo que o País precisa de uma política externa que esteja acima de uma única figura e espero que ele esteja dando passos sem passar pelo Vaticano (rs).
    Sobre o banheiro, acho que é uma saída para os casais muito elegante e para os muitos filhos (que ainda não tenho) também. E me esqueci de dizer que adoro esta musiquinha, que fez trilha para o meu filhote durante muito tempo.

    Bjos!

  18. Laely e por falar em toalhas eu seeempre me pergunto onde as famílias de classe (rss) guardam as suas depois do banho.Sério! Veja bem:
    a área de serviço é longe do banheiro e do quarto; no próprio banheiro elas ficam úmidas demais; penduradas na porta do guarda roupas não deve ser; muito menos na cabeceira da cama, né? Então ooonde devo colocar as benditas toalhas após o banho? Seja uma querida e me ajude.
    Bjs e tô te seguindo viu ,-)
    heliane carvalho

  19. Heliane, você tocou num ponto que ninguém para e "medita":
    Para onde vão as toalhas molhadas, nas casas de classe?!
    Nas casas de Caras, provavelmente elas vão para o "buraco negro das toalhas usadas" e logo, são substituídas por novas e limpas…rsrsr
    Na minha casa, que não é lá de muita classe, elas ficam penduradas no box, ou então, como tenho janelas nos banheiros, estendo-as ao Sol, pelo menos uma vez por dia. A classe fica de lado, em prol da higiene e praticidade. rsrs
    Mas em outros casos, não há como fugir do trabalhinho a mais de estendê-las no varal, mesmo.
    Já vi vários exemplos de banheiros, onde é usada uma escadinha de bambu para estender as toalhas em seus degraus, como se fosse num flat de secar: fica estiloso e não ocupa muito espaço.
    Mas, em último caso, o que se pode fazer é instalar mais ganchos para elas.
    Agora, escolha: se quer ter uma casa de classe, ou não. rsrs
    Abraço e obrigada!

    Alyne, chegue-se aos "bons", então, e sinta-se à vontade.

    Luísa, falou certo: pelo menos, a gente pode reclamar, mas eu me assusto muito com esse clima todo de "oba-oba", em torno do nosso presidente, como se ele realmente estivesse, acima do bem e do mal. Não dá pra perder o senso crítico, só porque o homem é simpático e carismático, né?

  20. Divagando sobre "onde deixar a toalha"… aqui vai minha confissão: durante a noite, deixo a toalha estendida do box (meu marido adoooooora dar de cara com ela de manhã cedo)… para o banho durante o dia estendo no varal mesmo.

  21. Ai, que delícia de texto. Esses filhos são 'impagáveis', né?
    Por acaso você recebeu o e-mail convidando pra uma campanha justamente relacionada ao banho?
    Beijos

  22. Laély! Amei o post. tudoooooo!
    o texto, o filho, o dia da toalha e o video, ah as imagens que não sei dá onde vc cavoca(desculpe a maneira)..mas adorei a corujinha de pepino nos olhos e toalha. kkkk
    Beijos

    bj especial no mimoso que homenageou e curtiu o dia da toalha
    um grande corajoso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *