Temperos e cores

Na correria do dia-a-dia, muitas vezes não paramos para perceber o que se passa à nossa volta.

Minha semana não teve pausa; engatou, uma na outra e ontem, depois de terminar de limpar a cozinha só às 4:00h da tarde, pude respirar aliviada: “agora, vou cuidar das minhas coisas”… até menino pedir socorro para um trabalho de escola. Então, na única horinha de folga que teria no domingo, “diverti-me” folheando revistas, junto com o caçula, para recortar figurinhas. (Francamente! Não consigo entender o que poderia acrescentar a um menino de 10 anos, uma atividade “educativa” como essa! E olha, que ele já está na quinta série!)

Mas, no tempinho que tive na última semana dei uma volta pelo quintal, para fazer um levantamento do que a horta anda produzindo.

Há sempre alguma supresa, como esta orquídea, no tronco de um ipê: Ou esta outra, também num ipê: Se não me engano é um “pingo de ouro”: Pelos canteiros, algumas flores miúdas despretensiosas: Como estas outras, ao pé de uma árvore: É “boca de leão”? Quem souber pode falar… A plantação de quiabo do filho mais velho tá meio fraca, mas já mostrou potencial:Touceiras de capim cidreira, porque o frio tá chegando e não dispenso um chazinho: Tem hortelã e orégano, também: O tomatinho cereja está no começo da produção: A alface, plantada por mim, já está quase no fim. Hora de enfiar a mão na terra, novamente… Alfavaca: A rúcula também precisa ser replantada: Salsinha está começando a produzir agora, junto com cebolinha: Fiquei contente, pois o manjericão e tomilho( no detalhe, atrás) saíram bem, depois de várias tentativas frustradas:Algumas laranjas… E as poucas jabuticabas que flagrei no pé, antes que o passarinho as visse: “Perdão, passarinho, mas isso não é pro seu bico!”…

You may also like

35 Comentários

  1. Tou aqui me mordendo de inveja hehehe que gostoso ter tudo isso juntinho dagente.
    Eu adoro um chá de capim cidreira. Bom demais!

    beijo e uma ótima semana

  2. Que linda a horta,pontinha de inveja de uma cosmopolita com coração de "jeca".Tudo o que eu quero é um monte de rúcula e salsa assim,com cara de vida!!!!
    Bjs e boa semana

  3. Que coisa boa este quintal, Lá! É até mágico! Você disse que teve dificuldade com o manjericão? O meu estava tão lindo e derrepente morreu, sem nem descobrir porquê…
    as orquídeas são um show à parte! Lindo mesmo!! Bjo e boa semana!

  4. Que quintal gostoso!! Olha o HORTA NA JANELA, por Vivianne Pontes… vem bem a calhar com seu post! Que coincidencia boa pra começar a semana!! rs… Um dia eu te mando as fotos da horta lá de casa, mas vai demorar um pouco pq ela ainda precisa de muitos cuidados…rs… Orquideas lindas tbem. Acho q a amarelinha é pingo de ouro mesmo. Vou te mandar duas fotos das que floriram lá em casa! Bjs e boa semana!

  5. Que horta maravilhosa, suas orquídeas estão lindas, se não me engano a amarelinha é chuva de ouro e a florzinha pequena é boca de leão sim.
    beijo e boa semana!

  6. Quanta belezura, seu quintal está lindo. A orquídea amarela é um Oncidium também chamada de "pingo de ouro"…e para aumentar a produtividade da jabuticabeira água todos os dias, as plantas da família Myrtaceae precisa de bastante água para frutificar. Mamãe tinha um pé em sua antiga casa que vivia carregado. Beijocas!

  7. Que coisa linda seu quintal! Vc ta de parabens.
    Aqui tenho algumas coisas plantadas tb… o bom que com o calor vindo da pra plantar mais coisas.

    Parabens pela sua horta e flores. Deve trazer uma excelente energia pra casa, um prazer de ver maravilhoso.

    boa semana

  8. Laély, também não entendendo essas atividades escolares que me parecem planos de aula de algumas décadas atrás. Um perigo pra nossas crianças hiper-antenadas perderem a motivação.
    Mas que linda a flor do quiabo, não conhecia. Também não sabia que orquídeas florescem no outono (vou fazer um post em favor dessa estação injustiçada). Olha, quintal que tem jabuticabeira é sinal que a casa tem um estoque de pó de pirlimpimpim, pensamento fruto do mestre Monteiro Lobato que segue me provocando encantamentos… Uma semana mais "zen", bem colorida e temperada! Beijo

  9. Ah, Rosana! Precisa de muito pirlimpimpim pra conseguir produzir nesse morro seco, de terra, cheia de pedras.
    Água, como bem lembrou a Taia, traz vida para um lugar que seria meio estéril.
    Marido só pensa como coletar mais água de chuva, pra usar com abundância e quem sabe, melhorar nossa produção de jabuticaba. Mas a árvore tá novinha, ainda. Um crédito pra ela que, com muito esforço, já nos deu o ar da graça com algumas frutinhas.
    Eu não trato injustamente o outono, não. Gosto dessa época.
    Quanto às atividades do menino, aborrece, pois a gente sabe que ele domina o assunto, mas precisa cumprir uma tarefa que julguei inútil. Paciência!

    Myrian, ainda não vi o post da Vivi. Vou lá, conferir.

    Obrigada pela participação e um bom dia a todos!

  10. Amada! Essa sua horta é produtiva hein? acho que vou fazer feira aí, posso? Menino deve ter adorado o tempinho de dedicação exclusiva com as revistas. Não importa a idade né? eles precisam desse tempinho com a gente. Passa lá no meu sorteio se quiser a versão prateada da sua matriosquinha. beijos da sua maninha

  11. Lá, sei que és atenta à natureza, e justa com o outono (rsrs). Falo do estigma de estação de folhas mortas e árvores despidas, quando tantas se vestem de flores e frutos e atraem passarinhos e borboletas até mais do que a primavera (ao menos aqui no meu quintal). Abraço!

  12. Laély,
    que delícia deve ser morar em uma casa como a sua.
    Eu moro em casa mas, todo o espaço que tenho é de cerâmica e as muitas plantas ficam em vasos.
    Beijo:)

  13. Ô Laély, me fez lembrar a casa dos meus pais lá nas Minas Gerais, tem de tudo um pouco e muito de tudo, é uma delícia se perder por esses matos onde sempre damos umas mordidas pelo caminho…
    Beijos da Dani…

  14. Ai, tenho imensa admiração por quem tem mão boa para plantar, eu sou um horror. Já começa que tenho pena de colher o que plantei, aí, acaba morrendo… óbvio… Mas um dia chego lá!
    Amei seu quintal encantado. Deve ser maravilhoso um tempinho mexendo nele. Avise a professora do caçula que ele não pode fazer a tarefa enfadonha por que está muito ocupado mexendo na horta. hahaha
    Beijos.

  15. Aqui em casa só a cidreira sobreviveu à chuvarada…. e um pé de tomate que está fazendo aniversário e não produz um único frutinho, nem uma florzinha para nos dar esperança….
    bj

  16. Menina que lindo o teu quintal.

    eu queria muito ter um quintal assim tambem , mas morre num apt:
    entao nao da ne , fico so na vontade, na casa da minha avo tem tambem um quintal assim enorme e de tudo que voce enmaginar tem de plantas flores hortalisas etc.
    eu amo ficar lar.

  17. Aline, a Vivianne, de(cour)ação, fez um post hoje com dicas para quem deseja fazer uma horta em casa, mas não tem espaço.
    Acho que pelo menos uma horta de temperos, qualquer um pode ter.

    Janice, eu sou péssima para tratar de plantas em vasos. Morre tudo! rsrs

    Tati, o negócio é o seguinte: a gente precisa ser observador e notar o que cada planta prefere. Mas eu não sou muito boa nisso, não.
    O menino tem um pedaço de terra pra plantar, mas quase que está sendo invadida pelo MST: só tem umas cenourinhs mirradas. Ele semeia, mas esquece de cuidar com frequência. rsrs

  18. Lá,

    Uma palavra pra definir esse quintal: delícia!! Quando morava em casa, também tinha de um tudo!! Mas amo principalmente o capim cidreira (tem coisa melhor pra acompanhar um bolinho, no meio da tarde ou no fim da noite???).

    Bjs,

    Lu

  19. Uhm, Luciana…eu gosto de misturar cidreira, limão, gengibre e hortelã, num chá energético e calorífero.
    Fica ótimo também, para acompanhar peixes, fazer um refogado com o talo da cidreira( só a parte branca).

  20. Alo,Laely!
    Puxa vida! Hoje eu estou correndo com as coisas,mas quando dei uma fugidinha pro PC e dei uma olhada no teu post…Vi logo aquele lindo hibisco pela frente! Que coisa mais linda ! E as orquideas ? Sao princesinhas da natureza…Simplesmente magnificas!E tao gostoso comecar a semana falando de flores,frutos e quintais!
    Eu fico pensando em quantas pessoas passam pela vida e nem sequer tem um tempinho pra ver a beleza especial da natureza ao seu redor!
    E concordo com voce sobre esses chatinhos trabalhos escolares…Eu tambem nao vejo muito sentido neles…E falo isso de experiencia propria,como mae e professora…Tem tantas coisas que precisam ser reformuladas…
    Mas sabe de uma coisa?Se ensinassemos a criancada a observar mais a natureza e gastar um tempinho aprendendo a arte da comtemplacao,com certeza teriamos futuros adultos com mais inteligencia emocional e seres humanos muito mais felizes!
    Lindo post…E o seu quintal encantado…Coisas de fada,ne? (Rs…Rs…)
    Meu abraco carinhoso e cheio de flores pra ti!
    Teresa

  21. Oi Laely,que delicia de quintal! Maravilhoso! Morar em casa tem seu valor.Adorei a decoração da parede da sala.Lindos quadros!Tenho certeza que seu pão é tudo de bom,com seu toque especial.Tem um selinho para voce no meu blog.Beijos

  22. Laély! Você tem um quintal MARAVILHOSO!Espero que o meu (lá na chácara) um dia fique assim, quanta coisa linda! Quanto ao nome da orquídea amarela, conheço por aqui como "chuva de ouro". Parabéns pelo quintal!
    Bjs
    Silvia

  23. fiquei encantada com a orquidea a nascer no tronco de uma árvore….é mesmo maravilhoso, aqui em Portugal "vejo-me grega" para conseguir que se aguentem….maravilhoso, paraíso, mesmo.
    aproveite essa maravilha e muito obrigada por compratilhar.
    kiss kiss

  24. Oi, Laély.
    Que saudades de voltar a ter uma horta e um pomar… Adorei as suas fotos, em especial a da flor que eu considero uma das mais bela: a flor de quiabo. Adoro o amarelo delicado das pétalas contrastando com o fundo roxo, bem vivo. Por mais estranho que isso possa parecer, um dos meus sonhos sempre foi receber um buquê ou arranjo com essas flores. (rs) Pena que o cabo seja tão curtinho…
    Um beijo,
    Andréa.

  25. Laély! Caramba!
    Que horta MARAVILHOSA! Parabéns por tudo isso.
    Coincidentemente, estou aqui verde de raiva (tá, não é tanto assim, vai!) da professora do filho. Olha só: ele acordou cedo, como sempre, foi sozinho fazer a reelaboração do texto. Caprichou até. Disse que queria receber elogios da professora. Letra mais bonita do que a da professora, nada de erros….mas,….MAS…..ele estava tão empolgado que não colocou o nome da bendita escola na primeira linha da folha.
    Percebendo a situação, não falei nada com ele e enviei um bilhete explicando a situação (não sou de puxar sardinha pro lado do filho, mas dessa vez dizia respeito às emoções dele e a incentivá-lo ao capricho).
    Resultado: ao invés do elogio, ela o fez refazer a cópia do texto!!!
    Lá, ele chegou em casa e disse assim: "mãe, foi um fracasso! Não adiantou nada caprichar!"
    Nem acreditei! Tô querendo pegá-la pelo pescoço, rs, por causa desta atividade tão educativa!
    Ufa!

    Bjocas,
    Ale

  26. Cinária, vou dar uma olhadinha, sim. Obrigada!

    Sílvia, orquídea é bom ter de vários tipos, assim, sempre tem uma ou outra que estarão florindo.

    Priscila, eu fico honrada com a participação de algumas portuguesas, por aqui.

    Andrea, o meu arranjo de cabelo e buquê de noiva foram feitos com orquídeas.

    Alessandra, a gente entende que o professor tem de ensinar o certo, mas nessas horas fica se questionando o que seria mais certo ensinar, não é?
    Eu também teria ficado chateada.

  27. Olá,

    Como sempre, só encontro tempo de madrugada para passear e descobrir novos "cantos que me encantam", o seu foi um deles!
    Sua horta me fez lembrar do tempo em que morava com meus pais, no sítio, e tinha tempo e espaço para fazer meus canteirinhos… (saudades). Hoje, tenho de ficar inventando tempo e espaço… Amei cada pedacinho daqui!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *