O que é Páscoa?

Postado por Laély, no dia 01-04-2010 - Categoria: arranjos,crianças,Páscoa,textos,vintage

Do hebraico Pessach, passagem através…
A Room of One’s Own

Fiquei aqui pensando em rituais e símbolos. Nas passagens da vida:
Da infância à adolescência.
Do ensino médio à universidade.
Da vida de estudante à categoria de profissional.
Da solteirice à vida de casado.
De mulher à mãe.
Da morte para a vida( calma, que eu não me equivoquei na ordem!)…
Para cada passagem, o seu rito.
Alguns até defendem as selvagerias dos trotes aos calouros nas universidades, como uma “forma de passagem”…Mas, o que há de importante nesses rituais todos? Mesmo que simples, ou simplórios, só haverá sentido em cumpri-los, se os alimentarmos de: “sentidos”. Do contrário, reproduziremos cerimônias com o mesmo entendimento de um papagaio, a repetir o que escuta.
Comprar ou não ovos de páscoa, comer ou não chocolates, fazer ou não coelhinhos…nada disso é importante!

Fiquei na dúvida quanto a escrever, ou não. O blog não tem finalidade proselitista, mas é pessoal, portanto, reflete minhas convicções. Peço-lhes então esta licença…

Os judeus sacrificavam cordeirinhos inocentes, num ritual que apontava para o futuro: quando um único e verdadeiro sacrifício, de um perfeito Cordeiro, aboliria aquilo tudo.

Jesus gostava dos ritos. E de cumpri-los. Criticava duramente aqueles que se importavam, antes com os ritos do que com o porquê deles.
Iniciou o seu ministério numa festa de casamento, foi acusado de “comilão e beberrão” pelos seus inimigos, aclamado rei ao entrar em Jerusalém, em cima de um burrinho e, numa cerimônia íntima com os amigos, ao redor de uma mesa de refeição, deu suas últimas instruções e um exemplo de humildade. Mesmo os mais próximos, até então, não faziam ideia do real sentido daquilo. Ele, sim.
Mas naquela noite, depois da ceia, o Filho em angústia, humildemente pediu ao Pai que, “se fosse possível”, não precisasse beber daquele “cálice”. Antecipava um gosto amargo na boca…
Saiu dali e, como resposta, o silêncio. Mais, e pior que isso! Sucessivos acontecimentos negativos poderiam convencê-lo de que fora, sim, abandonado: os amigos tiram um cochilo enquanto Ele sente sua pior dor, o traidor se aproxima para O entregar, enquanto todos os outros fogem; foi preso, julgado injustamente e o resto da história, todos já conhecem.
Como seria possível manter a serenidade de uma “ovelha, levada ao matadouro”, mesmo diante de tantas decepções?
Ele enxergava o real “sentido”, amava o que fazia e por quem fazia! Não foi obrigado a nada, mas escolheu servir, como Sua missão.

Os acontecimentos daquele fim de semana continuam a repercutir até os dias de hoje. Houve um “antes” e “depois”. A passagem que Ele fez abriu caminho para que nós a fizéssemos, também, na esperança do renascimento. Diz o ditado que “a ocasião faz o ladrão”. No caso, o “ovo não faz a ocasião”: nem a presença, nem a falta dele. O relevante, é a forma como comemoramos essa data e o sentido que damos a ela.
Crianças precisam de significados e referências. Imaginem-se, chegando à maturidade sem as lembranças visuais, olfativas, auditivas e táteis da infância…Com certeza, seríamos mais pobres.
Portanto, comemoremos, mas que o façamos pelos motivos certos, do jeito certo!
Por que não, celebrar a alegria da vida e ressurreição?
Então vão aqui, algumas inspirações para uma páscoa mais feliz:
Thompson Family-Life Martha Stewart Blog Coisas da Doris

Também da Martha Stewart, as próximas duas: E, direto da “fábrica de alegriazinhas pascoalinas da Rosana:Uma feliz páscoa a todos!

    40 comentários

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


    

    40 Comentários to “O que é Páscoa?”

    1. Débora Fouraux disse:

      Oi Lá! amei seu post! perfeito! Feliz Pascoa pra vc e sua familia! E passa lá no blog, está rolando promoçãoo! beijosss

    2. Bia Bueno disse:

      Eu de fato não me estresso com ovos e coelhos. DESDE QUE isso não se torne MAIS IMPORATANTE do que aquilo que REALMENTE é importante: O SACRIFÍCIO DO CORDEIRO DEFINITIVO PARA A NOSSA SALVAÇÃO E LIBERTAÇÃ0 (= passagem / transformação).

    3. Maricota by Marianne disse:

      Lá, suas mensagens são sempre inspiradoras e nos leva a olhar para dentro, buscando o melhor e isso também é uma forma de passagem,
      passar da mesmice para algo que possa fazer a diferença!
      Obrigada por nos ajudar!
      Bjks.
      Marianne

    4. Myrian Rovida disse:

      Linda mensagem Laely! Concordo contigo que precisamos encontrar o sentido das coisas na nossa vida! Bjs e Feliz Páscoa!
      Myrian

    5. Sika disse:

      Laély me apaixonei pelo texto que foi escrito com perfeição. Parabéns! Seus textos são sempre bons, nos cativam, mas neste você se superou.
      Bjs.

    6. Fernanda disse:

      Gostei muito desse texto, Lá. Nunca é demais relembrar o verdadeiro significado da Páscoa, porque como o Natal, a gastronomia, as ofertas ( ovos e coelhos de chocolate), estão a ganhar terreno.

      Feliz Páscoa!
      Beijos

    7. Fernanda disse:

      Lá, vou colar o meu comentário, que deixei no Bicha fêmea:

      " Adorei, Laély!
      Parabéns pelo texto, ainda bem que me deixaste a indicação no meu blogue.
      Foi exactamente isso que eu falei na entrevista, entre outras coisas, que a dona-de-casa é a gestora de uma micro-empresa, ela é ecónoma, contabilista, e executa todas as tarefas, muitas vezes com orçamentos familiares exíguos, sem levar a "empresa" à falência e ainda acham que é fácil?!

      Concordo com tudo, aliás, foi para abanar essa ideia estereotipada sobre a dona-de-casa que aceitei ir à televisão; defender um conceito moderno sobre a mulher que está em casa, como sendo alguém inteligente, instruída, ligada ao Mundo e activa!

      Bravo, mais uma vez, Lá!
      Adorei, realmente.

      Beijos"

    8. Elaine Canha disse:

      Oi Lá

      Lindo o post. Infelizmente as pessoas esquecem do verdadeiro sentido da páscoa, que é nossa renovação interior à luz do Ressuscitado.

      Boa Páscoa para você!

      Beijos

    9. Roberta M. disse:

      Láely, eu adorei esse post, eu fiz um bem diferente, mas com o mesmo propósito, comemorar da forma certa, sem os exageros comerciais que se tornaram essas datas!! Adorei! Beijos

    10. Catarina disse:

      Olá!
      Adoro suas mensagens!Parabéns!
      Sabe que fico até emocionada…
      Feliz Páscoa!!!
      Um beijo com carinho
      Catarina/Petrópolis

    11. c r i s disse:

      Falou e disse, querida! Lindo post! Feliz Páscoa prá você e prá sua linda família, pelos motivos certos com certeza! Bjo grande!

    12. Patricia disse:

      Que mensagem linda vc passou com esse post ! Penso q o real significado deve ser sempre lembrado na familia, pq marca pela vida toda. Amanhã, aqui em casa, iremos almoçar juntos e espero que muitas familias tb possam o fazer.

      Lá, uma FELIZ PASCOA pra vc e sua familia.
      Estou entrando de férias, mas não deixarei de passar por aqui.
      Beijo
      Patricia Tedeschi

    13. Laély disse:

      Fico sempre me perguntando se não estaria querendo ditar regras, ao defender alguma ideia aqui no blog. Mas tudo na vida é assim, não é? Como diria o próprio Jesus: "quem comigo não ajunta, espalha"…
      Não sou radical, nem contra as tradições, mas às vezes nos atropelamos, tentando seguir rituais que acabam perdendo o sentido para nós. Acabam sendo um peso. O puxão de orelha é para mim, em primeiro lugar!
      Achei que todo mundo já estaria com um pé na estrada, nessa véspera de feriado, mas é bom saber que já houve uma boa repercussão.

      Marianne, que lindo o que escreveu!
      Esse limite entre a futilidade e sensiblidade é muito tênue. Uma linha, às vezes mal interpretada e pré-julgada.
      Fazer a diferença com soluções simples e pequenas ações é o que todos procuramos, não é?
      Abraço!

      Sika, muito obrigada! O mais importante é o que isso pode nos levar a refletir.

      Fernanda, quando escrevi no Bicha Fêmea, lembrei do que trocamos anteriormente.
      A mensagem foi pensando em você, na minha amiga Cynthia e em todas as mulheres mal-entendidas. Alguém precisa defendê-las; você também está fazendo a sua parte e dando um bom exemplo.

      Obrigada a todas e feliz páscoa!

    14. Laély disse:

      Cris, um abraço!

      Patrícia, a verdadeira páscoa é pra ser passada assim: entre família, pois foi dessa forma que foi comemorada a primeira vez, ainda com o povo hebreu escravo, no Egito.
      Boas férias!

    15. Tati Pastorello disse:

      OI La, este post veio a calhar. Estava inda agorinha recortando coelhos que vou colar nos saquinho de ovos para a sobrinhada e pensando: Em que momento o símbolo do coelho tornou-se tão importante? Como podem o coelho da páscoa e o Papai Noel dominarem a cena? E a deturpação da história é tal que "os coelhos produzem e escondem os ovos, que muitas vezes nem são ovos, são bolas ou mesmo barras de chocolate… E a ressurreição? E a história por trás da data? Vai se perdendo… se perdendo… Amei seu texto. Obrigada! Um beijo e ótima páscoa, que você ressurja, renovada em suas ideias, convicções, fé…

    16. Caren disse:

      Lá,
      me emocionei com a tua mensagem. O importante é o sentido da data, a renovação, a união. Tudo bem que os ovos simbolizam a vida, mas a que preço! As datas hoje são somente comemoradas pelo comércio. As crianças exigem, nós não conseguimos não dar. Talvez reduzir um pouco, trocar um ovo caríssimo por outro mais em conta…Mas pouco lembramos de Jesus, do que Ele deu por nós, de Seu sacrifício. Faço também eu um 'mea culpa' e vou pelo menos ir à missa no domingo.
      Bjs

    17. Juju Balangandan disse:

      Lá, sempre linda, sempre inspiradora. Lembra minha mãe, uma dona de casa aplicada, doutora em celebrar o mais importante em qualquer data: a vida, o amor, a alegria de estarmos juntos sob chuva ou sol. Com seu jeito mandão e mania de perfeição, só depois de adulta percebi e valorizei todos os detalhes que ela sempre se esmerou em garantir. E hoje curto muito, mesmo porque não herdei seus poderes e caprichos naturais de dona de casa. Obrigada por nos lembrar disso!!! Tô sempre de olho em você.
      Juliana
      terapiademocinha.blogspot.com

    18. Cinária Mendes disse:

      Laély,feliz páscoa!Jesus te abençoe!Beijos

    19. Lu Pietra disse:

      Laély, eu acredito que é muito importante que possamos levar mensagens enriquecedoras para as pessoas…e voce faz isso brilhantemente…escrever um texto como esse é uma arte…parabens…eu la no meu blog tb…coloco minhas opiniões, minhas visões de mundo e de vida…acredito que assim tb contribuimos para um mundo melhor…para que outras pessoas se nutram …pensem e evoluam …acho importante contribuirmos para o crescimento dos outros…

      Feliz Pascoa…para voce…mil beijos…que os anjos iluminem seu caminho…

    20. Laély disse:

      Tati: Amém!
      Mas volta para as suas lembrancinhas. As crianças ficarão contentes.
      Obrigada pelo carinho!

      Este ano não comprei nenhum ovo de chocolate. Espero ter tempo para fazer uns cookies, um bolo de chocolate e um almoço gostoso pra família. Tudo simples, mas é o essencial.

      Caren, sem culpas ou cobranças, mas a gente precisa parar e refletir, de vez em quando.

      Juju, tô me sentindo meio triste, pois a minha mãe vai embora e nem lhe dei muita atenção, esse mês que ficou comigo. Vou lhe fazer um almoço de despedida, ao menos.

      Cinária, obrigada! O mesmo desejo pra você.

    21. Laély disse:

      Se a gente fosse capaz de só deixar um rastro de luz por onde passasse…
      Um abraço, Lu! Obrigada.

    22. msgteresa disse:

      Alo,Laely!
      Passagem…Rituais humanos de transicao…Acompanham a humanidade desde tempos remotos…Quem nao passa por eles?
      Lembrei do meu pai…Ele adorava a Pascoa…A celebracao com a familia,na igreja dele…A brincadeira com os netos em meio aos ovinhos coloridos…
      Meu pai era um homem antenado com o seu tempo…Trabalhava com tecnologia eletronica e gostava de navegar na internet…Mas tambem era uma pessoa ligada a religiosidade,era catolico ativo na sua igreja,e foi lider do grupo dos Vicentinos da paroquia local…Esse grupo atuava junto as comunidades carentes,levando recursos materiais e espirituais…Ele sempre queria saber mais…Entao,resolveu estudar Teologia…Depois,foi adiante,e se dedicou ao estudo da lingua hebraica … Frequentou algumas sinagogas,para conhecer os costumes do povo judaico…Sempre nos contava sobre as comidas e festas de la…Mas continuava cristao e cheio de vontade de evangelizar…Um dia,ficou muito doente e teve que partir…Fez a sua passagem e nos deixou com as saudades do seu caminho…Ele me disse que iria apenas trocar de endereco…
      Este seu post,Laely,me fez recordar muito dele…Meu pai nos ensinou o sentido da Pascoa e o valor das suas tradicoes…Participava da quaresma e do domingo de ramos,com disciplina e alegria no coracao!Gostava de celebrar a vida!
      Hoje,sei que a Pascoa e momento de reflexao e comunhao,mas tambem e tempo de sorrir com as criancas em meio a ovinhos,chocolates e coelhinhos…Tempo de celebrar a vida e o nosso renascimento espiritual!
      Desculpe,Laely,por me estender muito…Mas adorei o seu post de hoje e posso dizer que ele tocou a minha emocao! Parabens pela sua sensibilidade em falar deste assunto,que com certeza,traz muitas recordacoes pra todos…
      Uma Pascoa com muita paz e alegria pra voce e sua familia!
      Meu abraco emocionado…
      Teresa

    23. Fala Mãe! disse:

      Feliz Páscoa Lala! Muitas bençãos para a família! Aamnhã tem bacalhau na casa e mamis hum…
      beijo

    24. Laély disse:

      Teresa, o seu pai já partiu, mas não é tão bom, poder ter essas referências e lembranças dele? Isso não se esquece, porque o exemplo que deixou foi coerente com tudo o que você presenciou, desde criança.
      A dor passa, a saudade fica. Fica também o consolo de que foi alguém que viveu bem, dividiu coisas boas e decansou em paz.
      Uma páscoa feliz e alegre pra você e toda a sua família!

      Cynthia, não me faz inveja, pois também vou comer bacalhau, e com a mamis… rsrs
      Abraço!

    25. rosana sperotto disse:

      Laély, queria que me visses lendo o post: reflexiva, ponderando as tuas colocações, e, de repente, quando pensei que assinaria embaixo, não é que uma foto surpresa faz explodir uma alegriazona na "fábrica pascoalina"! (rsrs) Ô dona moça, me senti assinando mesmo o post por tabela, e a Páscoa ganhou mais sabor, doce como são as boas parcerias. Abraço!

    26. Débora Fouraux disse:

      Oi La! fiquei muito feliz com a sua participação! Obrigada pelo carinho! beijoss

    27. Laély disse:

      Ah, sim, Rosana! Eu gostaria de ter visto isso! Imagino, com os olhos da alma de parceira.

      Débora, foi de coração meu depoimento e um prazer, participar!

    28. Grasiela disse:

      Laely,

      Feliz Páscoa…

      com muita saúde, paz, amor e renovação…

      bjo

      Grasi

    29. Laély disse:

      Grasi, muito obrigada!
      Feliz páscoa, pra você também!

    30. Ana Rezende disse:

      Grasii, nunca tinha visto um texto sobre a pascoa assim,lindo.
      Feliz Pascoa para voce, aproveita bem o feriadão e aproveita tbm para conhecer o novo blog parceiro do Arterapia Artesanatos, o que vc acha?

      http://www.modapara-usar.blogspot.com/

      Espero vc lá, beijinhoos.

    31. Laély disse:

      Ana, obrigada pela visita, mas eu ainda prefiro que me chamem de Laély…(rs)

    32. Taia Assunção disse:

      Rsrsrsrsrs. Então Grasi, quer dizer Laély…rs. Feliz e abençoada Páscoa para você e sua família. Que Deus os abençoe sempre, proporcionando uma vida bem docinha. Beijocas!

    33. Laély disse:

      Arranjou um tempinho pra mim, madame?!
      Também, não da pra competir com o seu marido…rsrs
      Boa páscoa!

    34. Taia Assunção disse:

      Larga de ser chorona, estive muito ocupada nos últimos dias com o marid…ops, com a família. Fiz até um comentário sobre o nosso futuro/suposto encontro http://zambiameularbrasilmeujardim.blogspot.com/2010/03/3-x-70-210-anos.html Beijocas!

    35. Simony disse:

      Adorei essse post tambem!(Viu, botei uns ss a mais p/ compensar o ultimo comentario que fiz faltando um S!)
      Lindo o que voce escreveu. Obrigada por compartilhar. Beijao e boa Pascoa.

    36. Laély disse:

      Taia, "quem não chora não mama"…rsrs

      Oi, Simony!
      Ih, eu não percebi nada!
      Abraço e boa páscoa!

    37. Taia Assunção disse:

      Dada…ops, quer dizer: Danada…hehehe. Beijocas!

    38. Alessandra disse:

      Querida Laély!
      Estou em uma internet emprestada, vim rapidinho ver meus e-mails e ver o seu post de Páscoa!
      É sério! O primeiro post que li aqui no seu blog, foi o de Natal. Sempre me lembro dele e estava pensando: "não posso perder o post de Páscoa da Lá".
      Pedi licença para o dono da casa e vim até aqui.
      Parabéns mais uma vez! Você fala o essencial, com muito jeito e sensibilidade.

      Muitas beijocas e Feliz Ressurreição para você e sua família!
      Ale

    39. Alessandra disse:

      Ah! Primeira e última imagens estão lindas!

      Bjs
      Ale

    40. Laély disse:

      Ô, Alessandra…que legal, isso que escreveu!
      O post do Natal foi um tanto longo e teve pouca repercussão, mas eu queria dar aquele recado, e o fiz.
      Pensar que você ainda se lembra, de algo que escrevi há alguns meses, faz-me achar que fez um pouco de diferença pra alguém. Atingi o meu objetivo.
      Obrigada pelo esforço para me prestigiar por aqui e por dividir essa impressão comigo. Isso me enriquece.
      Abraço!

    Comente!

    Por favor, preencha os seus dados e comente abaixo.
    Nome (obrigatório)
    Email (obrigatório)
    Site
    Seu comentário