Caracóis de limão

The Animal Blog

Há sempre algum cheiro, música ou sabor que nos remete à pessoas, lugares ou situações especiais. São sensações, que refrescam nossa memória.

Quando estava grávida do primeiro filho, enjoei do cheiro do detergente de coco. Deixei de usá-lo, até hoje. O desconforto acaba sendo uma viagem no tempo.

Desde que cheguei de SP, tentei reproduzir a torta de banana que comi na casa da Cynthia. Três tentativas frustradas depois e não consegui chegar àquele ponto, o ideal!
Contando à Ana Sinhana, outro dia, ela me disse que faltava a companhia dos amigos, pra ficar igual.
Ahn! Entendi, então! A tal da: pitadinha de “pó de pirlimpimpim” traria, aquilo e aqueles, “tudibom”, novamente!

Também resultado da minha experiência olfato-gustativa na casa da Ana, venho fazendo testes com uma receita de pão caseiro, tentando reproduzir o que lá comi.
Admito que também não ficou igual . Ainda não vendem o “pirlimpimpim” no supermercado.

Ficou diferente, mas muito bom!
Querem se jogar nessa aventura perfumada?

Antes, peço-lhes que deem uma olhadinha no PAP do pão de leite(quem ainda não conhece), pois a receita é uma variação desta. O modo de fazer, muito semelhante:

Pão doce de limão
Ingredientes:
-3 x de leite morno;
-1 x de óleo de canola;
-5 cs de açúcar;
-1/2 cc( colher de chá) rasa de sal;
-2 cs rasas de fermento biológico granulado, instantâneo;
-700 g, mais ou menos, de trigo;

Para o recheio: raspinhas de limão, manteiga ou margarina, açúcar refinado.

Já viram lá, no PAP do outro pão, que eu junto os ingredientes líquidos primeiro e, aos poucos, o trigo, batendo a massa numa bacia de plástico, até soltar das laterais. Deito-a na mesa para dar uma sovadinha e volto à vasilha para crescer, coberta, por 50′( Se o tempo estiver frio, pode ser deixada dentro do forno, morno).

Misturar uma quantidadade generosa de raspas de limão com a manteiga( ou margarina) e o açúcar. (Cuidado para não ralar a parte branca do limão, o que pode dar gosto amargo!)
Se quiser deixar seu pão ainda mais bonito, misturar as raspas de limão comum com o siciliano, o que rende uma patriótica cor verde-amarela! Como estava sem o segundo, usei de laranja:Depois de crescida, abaixar a massa, dividi-la em 3 pedaços iguais e abrir com um rolo, formando um retângulo.
Espalhar o creme de manteiga e limão, uniformemente:
Fechar, enrolando como um rocambole:Cortar pedaços, de mais ou menos 2 dedos de largura, achatar e levá-los a crescer, novamente, acomodados numa assadeira untada com óleo, por aproximadamente 30′:Colocar para assar no forno pré-aquecido, em temperatura alta, por aproximadamente 20′.
A surpresa, que antecipo:
O perfume exalado dos pães assando, tomará conta da casa.
Assim que retirá-los do forno, ainda quentes, o último “golpe de misericórdia”:
Um banho refrescante de suco de laranja, muito açúcar e, nada de pena, pincelados por cima dos pães!“Se a vida lhes der um limão, façam dele um pão de limão!”
(Por coincidência, acabou de sair do forno da Ana um perfumado pão de maçã…)
Um fim de semana mais feliz e de muitos cheiros…bons!
Xero!

You may also like

20 Comentários

  1. Menina, o que é isso? Sou louca por limão e sou louca por pão, então essa mistura só pode ser das boas. Se der, vou fazer no final de semana!

    Beijis

  2. Que sintonia, Láely!
    Também fiz, hoje de tarde, caracóis! Os meus recheei com creme pasteleiro e sultanas e outros com pepitas de chocolate, para as crianças.
    Comi 3 de seguida, kkkkk…O meu marido não sabe quantos comeu!

    Para a próxima experimento os seus, de limão 😉

    Bjos

  3. Fernanda, pode usar qualquer óleo: milho, girassol ou até soja. Uso o de canola por achar melhor, mas não sei daria o mesmo ponto certo, com a manteiga.

  4. Alo,Laely!
    Fiquei so imaginando o aroma dos seus paezinhos enchendo a casa…Isso e tudo de bom e mais um pouco! Eu sempre falo aqui em casa que adoro fazer bolos e paes so para sentir o perfume gostoso deles pelo ar…E o melhor de tudo e o clima de aconchego e carinho que se instala na cozinha e se espalha por toda a casa…E aquela velha estoria de lar doce lar!
    Quando der um tempinho vou tentar fazer essa receita tambem…A minha sogra adora fazer paes…Ela sempre me conta estorias de quando ela vivia no interior do Parana e de Goias,e como nao havia padaria por perto,ela mesma fazia os paes em casa pra toda a familia…Ela tambem sempre fala do aroma dos paes fresquinhos,saindo do forno…Ela disse que era uma experiencia inesquecivel…Aquilo que chamamos de memoria olfativa…
    Ah,minha querida fada das salas encantadas…Nao podia deixar de dizer que achei muito legal a nova arrumacao da sua sala…Achei que ficou ainda mais aconchegante e charmosa…Adorei a decoracao nova…E eu me lembrei de uma coisa…Sabe que eu tambem sou da familia Fonseca? Sera que a gente e parente e nem sabe?(Rs…Rs…)
    Eu so vi o post de ontem hoje…Ontem foi o aniversario do meu filho menor,que completou os seus seis anos …E fizemos um lanche na escola dele,que acabou se estendendo ate aqui em casa…A minha sala ficou pra la de animada ! (Rs…Rs…)
    Um abraco doce pra voce!
    Teresa

  5. Ai, Laély, depois da experiência do pretzel, não sei se me animo tão cedo a pôr a mão em massa com fermento biológico… Mas hoje não é dia de desânimos, muito pelo contrário: viste a novidade lá da Itália?! Pois é, a Anna caiu no meu colo!!, e tô tão boba com o presente da Susi que não podes imaginar (sei que podes sim…rsrs) Beijo e um lindo sábado pra vocês

  6. Laély, que delícia! Nunca fiz de limão. Costumava fazer com coco. Preciso urgente comprar um forno elétrico. Reformei minha cozinha e coloquei um cooktop e acabei ficando sem forno. Faz uma falta danada, ainda mais porque o maridão é pizzaiolo de mão cheia! Beijoca

  7. Oi Moça, saudades! Estou sumida, mas é por causa da correria, trabalho e estudos. Ai já viu né? srsrsr
    Mas sepre passo aqui para dar aquela espiadinha.

    Menina é verdade!!! Eu li a sua crônica na bicho femea é o máximo!!!

    Ah me passa seu endereço por e-mil pelase, Tenho uma coisinha que eu quero te enviar…

    Beijcoas

  8. Oi linda

    Mas que delicia.Infelizmente não sou boa em fazer pães,nunca ficam gostosos como este deve ter ficado.Posso até sentir o cheirinho…hummmmmmm,com café ou chá..hummmmm.
    Beijim
    Deusa
    vasinhos coloridos

  9. Olá Laély,

    Vim agradecer a visitinha lá na minha casinha e a dica sobre os quadros…a hora que vi seu post quase cai de costas, hihihi, até comentei com o maridoco que a minha ídala do mundo blogosférico tinha dado uma passidinha no meu blog!
    E que pães hein, fiquei com água na boca!.
    Beijão,
    Carol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *