Visão de Rx

Lembram-se, que uma de minhas proposições para 2010 era voltar a correr? Pois, é: completei meu primeiro mês de disciplinadas caminhadas, já ensaiando os primeiros trotes. Por enquanto, essa rotina dura ainda não rendeu os resultados esperados: folga nas roupas. Mas, eu sou brasileira e…não desisto nunca!

Propus-me a, pelo menos 1 vez por semana, descer a serra do Canaã. Até certo ponto, é uma aventura arriscada, pois a estrada em declive acentuado e sinuoso não dispõe de acostamento. Apesar disso é o meu percurso favorito, pois tenho a vista da serra pela frente pra me distrair.

Alguns cuidados são importantes para quem deseja caminhar com regularidade, além de saber escolher uma boa hora do dia para fugir ao calor intenso.

Vamos ao check list:

-Boné-ok;

-Óculos escuros-ok;


-Legging e camiseta de algodão-ok;

Um bom tênis com amortecimento e meias, para não formar calos-ok e ok;


Protetor solar-ok;

Cachorro, coleira, guia-ok, ok e ok!

Máquina fotográfica…

Os dois últimos ítens são “opcionais”.

Levei a máquina na caminhada de ontem, pois queria registrar alguns detalhes do percurso.

Estava pesquisando qual animal teria melhor visão . Descobri que humanos não fariam parte do top 10, daqueles que melhor enxergam, perdendo para aves de rapina, o abutre, falcão, águia, coelho e até, felinos! Estes, enxergam melhor no escuro; pelo menos, bem mais que nós!
( Flagra no Pingo, na ponta de uma árvore caída no morro, à noitinha)

Infelizmente, nenhum de nós tem visão de Pingo, nem de super-homem. Mas, façamos de conta que, por alguns intantes, pudéssemos emprestar os superpoderes do homem de aço e junto, a sua visão de rx…

FreakShowBusines

Certos detalhes muitas vezes nos passam desapercebidos porque, nesse corre-corre, deixamos de parar e olhar.

Então, fui clicando algumas dessas miudezas pelo caminho que fiz ontem e ampli0-as aqui, para que também possam notá-las. Florzinhas “pequenininhas, do tamanho de um botão”, ganharam status de estrelas…(para ampliar mais ainda, cliquem na imagem)Esta, é bem apreciada pelo beija-flor:

A sibipiruna é uma árvore imponente. Na época da floração, penachos de um amarelo vivo brotam nas pontas dos galhos, chamando a atenção, de tão belos. Mas, é preciso aprender a olhar para o alto…
Esta, de tão miúda, cabe na ponta de um dedinho:
A serra:
Meu guarda-costas Hulk, fuçando um tapete de beijos:
Um dos nomes populares desta florzinha, comum na região de serra e morros sombreados, é maria-sem-vergonha. Imaginam por quê?…
As quaresmeiras, já “começaram a dar as caras”, ou, as flores…
Esta foto quase me rendeu um escorregão pelas pedras, mas felizmente, ninguém filmou… Na volta, pausa para um refresco na bica de água que vem da montanha:Um bom dia e, de olhos bem abertos…


You may also like

29 Comentários

  1. q mulher de sorte é vc!!! Morar num lugar lindo desses e ainda ter a sensibilidade de saber apreciar e dividir com outros [q nem todo mundo tem, sabemos, né?]!!! bjks Andréa

  2. Lá!
    Uma caminhada num lugar lindo assim rende bons momentos e boas fotos… eu fiz uma fotinhos também, mas estava de carro e meu percurso não poderia ser feito a pé (uma pena) pois a serra é linda também, eu estava voltando de Jundiaí… uma longa história, que tá lá no blog…
    um beijinho
    Josi

  3. Que gostoso heim!! Nada como uma caminhada num lugar desses!! Eu decidi que começaria uma atividade física esse ano também e fui pra piscina! Natação! Parabéns pelo olhar, muitas vezes de formiguinha, e fotos lindas! Que caminho lindo!
    Bjs

  4. Lá vc mora no paraiso,que lugar lindo,fico imaginando o clima super agradavel!!olha continue na sua empreitada,eu ando tentando começar a caminahr também,não pra perder peso,mas para manter a saúde.Força garota vc chega lá!!xero

  5. Oi La, que charmoso e inspirador é este lugar…Que disciplina hein? Hoje eu começo os meus treinos, se a chuva permitir…as aulas começaram e a rotina também…La vamos correr 5 km na São Silvetre deste ano?? Bjo!

  6. Oie La! que maravilha que paisagem!!! Morro de saudades das montanhas aqui no planalto…
    Menina, estou tão atolada no meio das caixas de mudança que esse post me deu um ânimo a mais viu?
    Volte a correr sim, eu estou de férias "forçadas", mas não vejo a hora de voltar :)
    Quanto ao check list concordo que é mega importante mesmo, da sua lista eu só troco o legging por um short de corrida, acho mais fresquinho 😉
    Ah, quanto a promoção da corujinha, pode deixar que se você não ganhar (tomara que ganhe!!!) te passo as informações para encomenda tá?
    bjo bjo

  7. Olá, meninas!
    Realmente, Santa Teresa é um bom lugar pra viver: bom clima, cidade tranquila e convívio com a natureza.

    Cris, não me provoque, porque isso é um sonho antigo. Como sou brasileira, eu ainda não desisti: até fim do ano, se não falhar com os treinos, dá pra correr até mais que 5Km. Trato feito, hein?…

    Ruby, você é uma atleta, quase. Ainda mais, que dá conta de tanta coisa! É preciso fôlego!

  8. Laély , você tá com tudo.
    Tudo lindo , lindo lugar , lindas fotos , lindo segurança.
    E que beleza de disposição , dou o maior apoio. Mas de longe , que correr só dos cobradores…kkkk
    Mil beijos.

  9. Lá, caminhar era um dos meus objectivos de 2009 ( sim, escrevi bem, rssss…), atrasado porque não tinha isto ou aquilo da tal lista, mas já comecei a resgatar esse projecto desde Janeiro. 5 kms de caminhada por noite! Não é um passeio bonito como esse, aqui é um percurso na beira da estrada, mas tem-me proporcionado muita satisfação. E tenho dormido tãaaaaao Bem!

    Beijinhos

  10. Lindo o lugar e que belas flores. Também tenho que voltar a caminhar, mas ainda não me animei com por conta do calor que está fazendo aqui no Rio.
    Adorei o post do sorteio. Não ganhei nada, mas me diverti bastante.
    Bjs,

  11. Oi Lá,
    Também estou correndo! Voltei em outubro do ano passado (depois de 4 anos de letargia), estou super animada!
    Se vc quiser posso te mandar uma planilha pra vc acompanhar!
    Bjs

  12. Essa sua caminhada faz bem para seu corpo e sua mente, né? Que lugar maravilhoso!!!
    Gosto também de parar para observar a natureza, os pequenos detalhes geralmente despercebidos.

    *Tenho uma postagem parecida com essa ( Depende de Nós), onde exibi imagens de flores que encontrei pelo caminho, até minha escola.
    Bjs!

  13. Oi!
    Adorei seu blog!
    Nossa, seu gato é muito lindo e fofo. Os laranjinhas como ele são os mais preguiçosos. Sempre tive gatos de muitas cores, mas é a primeira vez que tenho gatos laranjas (são filhotes ainda), e também são mega preguiçosos, a ponto de pegá-los no colo e eles nem acordarem. Estou numa luta para doá-los pois nasceram cinco e não posso ficar com todos.
    Enfim, um grande beijo e adorei passar por aqui e conhecer.

  14. Adorei as flores lá! Essa azul clarinha é uma convovulácea (uma das poucas coisas que me lembro do meu passado de estágio em botânica, eu era outra temtado ser bicho grilo pra me enturmar.rs…)
    Lugar lindo esse hein? E essa foto de camiseta do super man? Vc já viu as fotos da festa, do traje do marido? Queria ter te mandado antes, mas a casa tava lotada, não deu… beijos
    Cynthia

  15. Fernanda, é incrível como eu já havia esquecido como a disposição da gente melhora, depois que se volta a praticar exercícios com regularidade. Espero aumentar o ritmo aos poucos.
    A dificuldade maior, é que aqui geralmente os caminhos têm muitos aclives, declives, irregularides de piso e isso dificulta mais, que correr em terreno plano.

    Cris, quem sabe a gente até fim do ano, não fomenta um encontro de blogueiras corredoras, hein?

    Larissa, "topamos qualquer negócia"! Eu já participei de algumas corridas de 10 Km aqui e no Rio, e até da tradicional Garoto, de 16 Km, mas precisei parar, por um inflamação na perna por excesso de treino. Pode me passar a sua experiência.

    Nárriman, lembrei muito de você hoje. Vim para Vitória e gostaria de ter marcado um encontrinho, mas é que não tinha seu telefone. Fica pra depois mais…

    Márcia, já que não é possível presentear todo mundo com brinde, ao menos, preciso brindá-los com diversão, não é mesmo?
    Mesmo em Santa Teresa, estamos sofrendo com o calor, mas não é nada que se compare a um Rio. Pra terem uma ideia, saí pra caminhar hoje cedo de agasalho, pois fazia 18°C. Mas, geralamente tenho escolhido o fim de tarde, que também é mais fresco.

    Jaque, que bom que gostou e espero que faça boas viagens por aqui!
    O Pingo é um gatinho de rua que apareceu em casa e seduziu a todos. Somos simplesmente a-pai-xo-na-dos por ele! Não imaginamos nossa família sem ele.

    Estou em Vitória hoje e aqui tá fervendo!
    Abraço a todas, mas de longe, pra não esquentar mais!

  16. Alo,Laely!
    Que delicia de post,menina!
    Tive um dia meio atribulado (alias, o fim de semana inteiro) e posso dizer que certos programas cansam mais que uma boa corrida!
    De qualquer forma,fico contente em saber que voce esta animada com as suas caminhadas,e o melhor ainda,que nestes momentos especiais voce encontre um modo novo de olhar a vida!
    Sao momentos magicos em que passamos a ver os tesouros que a natureza coloca ao longo do nosso caminhar…Pequenas florzinhas,arvores majestosas,arbustos coloridos…Delicadezas vindas da mesma natureza que levanta montanhas e faz a terra tremer…E Isto tudo e tao maravilhoso!
    Sabe,Laely,aqui perto de casa tem um pequeno bosque(uma reserva natural)onde as pessoas vao para caminhar ou correr.As vezes a gente vai la para se exercitar,mas o meu marido e o meu filho mais velho sempre reclamam quando vao comigo! O fato e que eu me distraio com a paisagem do caminho(ate com uma bela aranha ) e eles dizem que eu fico parando e atrapalho tudo!Tenho essa mania de ficar espiando a natureza e pra mim fica dificil me concentrar no exercicio…Preciso de disciplina,eu sei,mas quando a gente descobre certos tesouros escondidos na natureza…Como nao ficar maravilhado?
    Ah, vai ver que tenho uns parafusos a menos ou a mais…Sei la…So sei que amo muito tudo isso!
    Que bom Laely,que voce realmente ve flores no seu caminho!
    Um abraco grande pra todos e uma linda e florida semana!
    Teresa

  17. Alo,Laely!
    Que delicia de post,menina!
    Tive um dia meio atribulado (alias, o fim de semana inteiro) e posso dizer que certos programas cansam mais que uma boa corrida!
    De qualquer forma,fico contente em saber que voce esta animada com as suas caminhadas,e o melhor ainda,que nestes momentos especiais voce encontre um modo novo de olhar a vida!
    Sao momentos magicos em que passamos a ver os tesouros que a natureza coloca ao longo do nosso caminhar…Pequenas florzinhas,arvores majestosas,arbustos coloridos…Delicadezas vindas da mesma natureza que levanta montanhas e faz a terra tremer…E Isto tudo e tao maravilhoso!
    Sabe,Laely,aqui perto de casa tem um pequeno bosque(uma reserva natural)onde as pessoas vao para caminhar ou correr.As vezes a gente vai la para se exercitar,mas o meu marido e o meu filho mais velho sempre reclamam quando vao comigo! O fato e que eu me distraio com a paisagem do caminho(ate com uma bela aranha ) e eles dizem que eu fico parando e atrapalho tudo!Tenho essa mania de ficar espiando a natureza e pra mim fica dificil me concentrar no exercicio…Preciso de disciplina,eu sei,mas quando a gente descobre certos tesouros escondidos na natureza…Como nao ficar maravilhado?
    Ah, vai ver que tenho uns parafusos a menos ou a mais…Sei la…So sei que amo muito tudo isso!
    Que bom Laely,que voce realmente ve flores no seu caminho!
    Um abraco grande pra todos e uma linda e florida semana!
    Teresa

  18. Lá!!
    Adorei!! Realmente a gente vive na correria e esquece de olhar pequenos detalhes! Estes com certeza ajudariam a melhorar nossos ânimos!
    Lindas imagens!
    obrigada por compartilhá-las conosco!
    Bjuuu
    Pri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *