PAP(o) de agenda

-Uma, duas, três…são dez, as contas a pagar final do mês. Aniversário de menino e reunião na escola, dia 15. Divertir-se(?!):”não tenho tempo para passeio. Sou um sujeito sério”. Talvez no próximo ano, mas por favor, não me interrompam se não quiserem atrasar meus planos!”Não tenho tempo para divagações”.

Sabem que sou uma pessoa, tão “séria” e ocupada quanto o homem de negócios da história do Pequeno Príncipe. Não possuo estrelas para contar; como o tal homem, “não tenho tempo para divagações” mas sim, “contas a contar”. E, nem sempre a cabeça dá conta, de tanta conta. O negócio é fazer listas e mais listas.

Começo de ano é sempre assim: eu bem que me esforço para seguir o roteiro de uma agenda mas, falando sério, alguém ainda usa papel e caneta? Seria mais um artigo em extinção, assim como: vitrolas, LPs, máquinas de escrever e fitas cassetes?!
( Se você não sabe o que é isso, parabéns! Deve ter menos de 15 anos.)

Vou dar alguns bons motivos para usá-las:
-Você, assim como eu, tem “milhões” de coisas a fazer todos os dias; poupe neurônios, aborrecimentos e juros a pagar, em caso de esquecimento.

-Agendas são artigos baratos, fáceis de transportar e não precisam de manutenção.
-Com o passo-a-passo que darei a seguir, é possível ter uma, exclusivíssima! E ainda, causar admiração, afirmando: “Eu que fiz.”

Vamos ao material:
-Uma agenda simples de capa dura;

-Tesoura comum, tesoura de picotar, régua, fita dupla face;
-Tecido de algodão( uso 2 tipos diferentes, mas que se combinam);
-Papel termocolante*
( poderá encontrar, num bom armarinho);
-Caneta para tecido;
-Termolina leitosa.
*(Caso tenha dificuldade para encontrar o termocolante, poderá usar cola de rótulo azul. Faz mais bagunça, mas também funciona.)1°-Meça e corte o termocolante, só o suficiente para cobrir a agenda; o tecido, deve ter margem de sobra:
2°-Coloque a face colante do papel( a mais rugosa) junto ao avesso do tecido: 3°-Passe com o ferro bem quente, para que o papel fique aderido ao tecido: 4°-Retire a proteção de papel, expondo a face colante do tecido: 5°-Aplique-o na agenda usando uma régua, para não deixar vincos ou bolhas na superfície. As margens de sobra, devem ficar livres do termocolante: 6°-Aplique a fita dupla face em toda a margem da agenda. Faça um pequeno corte no tecido, no ângulo interno: 7°-Dobre os cantinhos para dentro. A cola da fita, se encarregará de manter o tecido no lugar: 8°-Para dar uma boa fixação, aplique um pouco de cola universal Círculo( acho mais fácil de usar, que a cola quente): 9°-Acerte os cantinhos passando uma régua, antes da cola secar completamente, para não deixar excessos, nem “barrigas”: 10°-A “língua” de tecido, será embutida na lateral da agenda… …Com a ajuda da ponta de uma tesoura. Finalize, com uma gota da cola Círculo:11°-Faça o acabamento na parte interna. Outro pedaço de tecido com termocolante é aplicado, deixando apenas uma pequena margem: 12°-Escolha um tecido clarinho, aplique termocolante, grude na capa e escreva o nome do(a) sortudo(a) com a canetinha especial:
13°-Agora é a hora de proteger a capinha, aplicando a termolina leitosa. Pode usar um pincel, mas eu espalhei com o dedão, mesmo:

14°-Deixe secar e se necessário, aplique nova demão de termolina:
Está pronta, a mimosa.
A mesma técnica poderá ser usada, para aplicar tecido em caderninhos de capa dura e lateral de arame. Eu costumo desmontar, aplico tecido, termolina e, depois de seco e mais firme, reabro os furinhos laterais com a ponta de uma tesourinha e recoloco o arame. Caso tenha dificuldade, é só levar a uma loja de encadernação, que eles colocam outro espiral. É bem baratinho.
Dúvidas, dívidas, dádivas?…Nos comentários.

You may also like

39 Comentários

  1. Uau, papel termocolante. EU nem sabia que existe isso. Nesse fim de mundo que moro tenho que dar graças a Deus de achar a tinta da cor que quero pra comprar no armarinho (isso quando acho…)
    FIcou linda! Essas matrioskas são muito fofas mesmo. E não tem jeito, por mais que o mundo evolua a boa e velha agenda de papel é indispensável.
    Eu to me vendo louca porque ainda não to usando uma. To resistindo a tentação…
    Outra opção pra proteger a capa é a goma laca, tenho usado com freqencia em forrações, não fica ruim não.
    Bjs

  2. Maravilha!!Precisei tanto de um PAP desses para fazer umas lembracinhas…O termo colante eu achei o "pulo do gato".
    Sou fissurada em agendas, tenho sempre 2 ou 3…Obrigada por compartilhar…sempre digo que quem divide, soma…Bjs.

  3. Adoooooooooooooro e preeeeeeeeeeeeeciso de Agenda. Mas daí a ser tão artista quando você não dá. Não tô podendo…hehehe. A minha é do Paulo Coelho Inspirações 2010 com ilustrações da Catalina Estrada é fofa, muito fofa. Escrevo tudo, absolutamente tudo nela. De compromissos a pagamentos passando pelas mais malucas idéias que tenho no decorrer do dia. Estou te esperando na promoção lá do blog. Beijocas!

  4. Oi Lááá! td bemm?Ah as agendas eu AMO! anotoo td nelas, inclusive as dicas que as amigas blogueiras passam! Claro que no dia de hoje, vou anotar seu pap! Adoreii! Não sabia que existia esse papel termocolante! vou procurar pra comprar! 😀 Beijosss

  5. Menina, que ideia boa! Na hora de comprar minha agenda 2010 fiquei com pena de pagar caro e acabei comprando uma bem simples com uma capa cor de burro quando foge. Amanhã cedo vou fazer uma capinha dessas e vou ter uma agenda nova. Obrigada por dividir conosco.
    beijo e ótimo final de semana
    Berê

  6. Comprei um tecidinho "igualinho" esse de matrioscas, agora já sei onde usar, tb tenho mania por agendas e cadernos, só nesse começo de nao já estou com 1 agenda e dois cadernos, afff, muita informação.E esse seu pap está moooito bom.

  7. Esse tecido é um luxo! A agenda ficou linda, toda personalizada, gostei mesmo! Só que colocar no espiral deve dar o maior trampo, pelo resultado vale tentar.

    Beijão!

  8. Sabe que com essa correria eu lembrei que comprei agenda e caderno de anotações bem simples para forrar e tinha esquecido…Minha cabeça anda meio "avuada", achei o tecido e vou me aventurar, depois te mostro. Bjs e OBRIGADÍSSIMO por me colocar nos companheiros na lateral…toda toda!!!!!

  9. Realmente agenda pra mim é tudo, eu vivo de bloquinhos para todo lado, bloco para o blog, bloco para as contas, bloco para isso e para aquilo e lembro o que tem cada um deles. É mole? Mas falando francamente, tem que ter muita mão pra fazer uma belezura dessas!

  10. Manuela, há uma coisa que eu não posso esquecer de anotar na agenda: "conferir a agenda, todos os dias!" rsrs

    Milu, eu sempre confiei nessa Matemática. Pensei na possibilidade de alguém ganhar um dinheirinho com isso.
    Cada um pode personalizar a sua, acrescentar um botão diferenciado, enfim: agregar valor; mas acho que ter bom gosto para combinar tecidos diferentes é o que dá o "tchan" do caderninho.

    Sandra, quem sabe um dia, eu troco de área…

    Berê, ninguém merece "cor de burro quando foge", né? Transforma logo isso aí, menina!

    Pepa, eu esqueci de agradecer no post: o tecido, foi um presente da amiga Helena, do "Quilts são Eternos". Ela sabia que eu gostava.

    Andressa, já fiz com cadernihos espiralados e dá certo, sim. É só esperar a cola secar para ficar firme, então fica mais fácil abrir os furinhos no tecido com a ponta de uma tesoura fininha.
    Caso tenha dificuldade para recolocar sem entortar, é só trocar o espiral, que é no máximo R$2,00 na loja de encadernação( onde se costuma tirar fotocópia).

    Olá Priscila, seja bem vinda à minha sala!

    Marília, eu dou umas rabecadas num violino que tenho, desde a adolescência e posso lhe garantir: mão, é uma coisa que se pode treinar.

  11. Já to usando a minha, confesso que faz tempo que eu não tinha uma, tô me achando… E agenda tem uma coisa saudosista, eu me apego! Personalizada então? Adorei a minha!
    Quero tentar fazer uma um dia, não si se fia caprichada que nem a tua. beijos e agradecemos o PAP.
    Cynthia

  12. Nossa mais esse seu blog ´´e o maximo mesmo!!!além do exto que adorei,essa aulinha da agenda foi um espetáculo!!!!Obrigada!!!Tenha um ótimo final de semana!bj Dri.

  13. Nossa!!!!
    Laély, ficou ótima a agenda. E o PAP ficou muito caprichado!
    Obrigada por este post. Adoro caderninhos e agendas.
    Pena que acabei de comprar uma. Exatamente assim, como a que você fez, encapada com tecido. Eu não sabia que dava pra fazer em casa!
    Agora vou fazer caderninhos…hahaha

    Bjocas,
    Ale

  14. Laély
    Sou nova na "boboesfera", e muitas vezes quando encontro posts como este, fico pensando que a falta de palvras às vezes é uma merda.

    Eu todo ano faço minha agenda de papel; tenho uma que comprei na big aplle (bons tempos de disposição), que, embora fosse totalmente industrializada muito me inspirou…
    Fiz várias, usando várias técnicas e nunca me ocorreu que pudesse render um bom papo como este – não fotografei nenhuma vc acredita???)

    Este ano resolvi continuar a mesma agenda…ela tá funcionando super bem é só ir atualizando – Um dia escrevo a minha receita em parceria com este post.

    Resumindo: Dia desses minha irmã me pediu socorro (ela perdeu uma agenda inteira de telefones que estavam armazenados no maldito celular "conhecido também como rastreador")…blá, blá blá…
    Advinha quem salvou parte da agenda dela?? Acertou! Minha boa e velha agenda de papel!
    Ao ler este post na mesma hora pensei; – Puxa, poderia ter escrito este, porque nao pensei nisso antes! Nao falei que a falta de palavras eh uma merda?!.

    Saio daqui totalmente inspirada.
    Obrigada por compartilhar
    PARABÉNS!

  15. he, he, he!
    Que bom, que ajudou e inspirou vocês.
    Há anos, faço essas agendinhas. Cada ano, invento uma maneira nova de fazer. Podem adaptar, também.
    Já fiz com forro de acrilon, como as agendinhas da primeira promoção, lembram? Mas, cada um encontra o seu jeito de incrementar. É por isso que se chama "personalizar".
    Espero que aproveitem a ideia, também pra ganhar um dinheirinho, quem sabe?…
    Abraço a todas!

  16. Laély!

    Que falta de tempo é essa "muulher", como assim? que prendada! que tudo essa agenda não?! Meu sonho era ter uma papelaria, mas como não sou lá muito organizada imagina como seria minha gestão de estoque da lojinha? Terrível né… Mas eu amo essas coisinha, um dia quando os filhos crescerem , quando estiver aposentada, morando no interior com a cuca fresca eu quero aprender a fazer isso, até lá vou admirando que o faz, parabéns viu! que talendo.
    Aproveite mesmo esse dom que Deus te deu!

    Quer uma dica? Faz um sorteio viu! cara de pau eu né? mas menina é lindo!

    bjkas

    Flávia

  17. Laély, o pap ficou tão bem explicadinho, me deu vontade tentar fazer uma p/ mim. Esse ano vou precisar muito mais de uma agenda, larguei o emprego em uma das escolas e agora pretendo visitar salões de beleza, para vender móveis e outros produtos.
    Onde você encontrou esse tecido? Me lembro que comentou tempos atrás, que estava com dificuldade para encontrar, eu cheguei até a procurar aqui pelo centro, pensando em te informar depois. Não encontrei em nenhuma loja, a maioria das vendedoras nem sabiam da existência dessa boneca russa.
    Bjs!

  18. Flávia é muito rápido, fazer uma dessas. O negócio, é pegar o jeitinho.

    Nárriman, eu realmente procurei na Celga e a menina ficou com aquela cara de assustada:"matrioscaoquê?"
    Ganhei um pedaço desse lindo tecido da minha amiga Helena, do Quilts são Eternos.

    Ih, Andrea…eu sou uma incorrigível bagunceira!

  19. Oi, Laély, sou Carol, Deisgner de Ambientes em B.H.! Dei uma viajada no seu blog e adorei esta postagem sobre agenda! Vou tentar fazer! Depois te mando notícias do resultado! Seu blog é muito bacana, está de parabéns! Tbm tenho um, onde coloco várias novidades, curiosidades, entreveistas e meus trabalhos de decoração! Se quiser me visitar é:www.blogcarolcarneiro.blogspot.com
    bjs:Carol

  20. Amei seu trabalho. Comprei uma agenda e um caderninho pra forrar e estava com duvida se tirava ou não o espiral, agora ja sei vou tirar. Parabens ficou linda!

  21. Oi, Laély, sou Érika Maciel,Gosto de encapar cadernos, agendas e outros. Dei uma viajada no seu blog e adorei esta postagem sobre agenda! Essa sua ideia de tirar o espiral é muito BOA. Seu blog é muito bacana, está de parabéns!Gostei muito da sua ideia de colocar esse papel termocolante, não conhecia, Muito bom !!! Gostaria de trocar ideias com você.Não tenho blog, mas podemos nos falar por e-mail. Parabéns !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *