O meu canteiro

Meus dois últimos posts foram musicais. É bom acostumar, pois a vida da gente é assim mesmo: segue uma trilha sonora que pode variar ao longo de um mesmo dia, de um samba canção dramático, passando para um rock mais pesado e terminar numa balada, doce e romântica.
Então, para completar a trilogia musical do início desta semana, Titãs em versão acústica, com a participação de Marisa Monte. Um cd que, de tanto eu ouvir, quase “furou”:

Toda esse firula, para mostrar “as flores que estão no canteiro”( no meu): Hortênsia e quaresmeira anã, abaixo:
A primeira quaresmeira a florir, no quintal:Sou apaixonada por hibiscos. Tenho algumas poucas espécies, entre tantas, perto de casa. São flores vistosas, apesar de fugazes. Acho porque, têm uma “generosidade” singular: a de se fecharem e saírem de cena, para que outras ocupem o centro das atenções… Esta aqui, captou um raiozinho de Sol, parecendo arder em fogo: Lembram-se das 2 árvores que, durante uma ventania no ano novo, caíram no meu quintal?
Colocando em prática uma lei de Lavoisier, “na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma”, a quaresmeira tombada que danificou uma parte da horta, acabou servindo na reconstrução desta:
Marido e filhos se encarregaram de cortar os galhos maiores e picar os menores, juntamente com as folhas. Tudo isso foi enterrado e serviu de adubo orgânico para a “nova horta”:Ontem, enfrentando calor, mosquitos e cansaço, plantei sementes de alface e tomilho( não nasci pra ser agricultora, eu concluí).
Mas os primeiros resultados já foram colhidos:Pra quem não sabe o que são esses folhões, apresento-lhes a taioba.
O menino do meio plantou tomate e rúcula, no pedaço da horta que ele cuida:
O almoço de uns 2 domingos atrás, foi este:Tomates grelhados e taioba da horta, salada de palmito cru e talo de taioba, quiabo, salada de feijão e risoto.
Prato cheio? Mas o risoto, é história pra outro post…
Um bom dia!

You may also like

31 Comentários

  1. Ai Laély, que lugar maravilhoso é o seu,ficou linda a foto de sua casa,esse papo de horta eu curto muito e que visao maravilhosa a do prato feito,amo quiabo e palmito mas taioba nunca ouvi falar.., tava observando a foto de seu menino e como ele é parecido contigo.
    bj

  2. Mais vc é um luxo mesmo!!!agora entendo pq tem um blog tão bom e escreve tão bem…com flores lindas como essas pra te inspirar,e tudo fresquinho da horta prafazer junto com seus amores…ahh tem mesmo q se inspirar!!!!rs Parabéns!!!adorei!!! bjs ótima semana!

  3. OI La
    Sou apaixonada pelos hibiscos e hortênsias!!!
    Teus canteiros estão belíssimos.
    Que maravilha poder plantar e comer alimentos tão naturais!
    Que tenhas uma linda segunda-feira.
    Beijos querida

  4. Oi Laély!
    que linda a casa, as flores e a força tarefa pra lidar com a árvore caída! hehehehe… ter uma horta é gratificante, não é? aqui temos um pé de tomates no jardi da frente, todo desengonçado no meio das flores, mas com certeza todo orgolhoso de nos proporcinar as saladas de cada dia!
    um beijinho
    e até mais… Ah, hoje estou especialmente feliz… hoje quitamos a nossa casa!

  5. Oi, Lá!
    A Olívia tá 50,00 + o frete que não deve sair caro, não! Envei 2 quadros de 50×60 pra SP, via Sedex e deu 20 e poucos pelo rais. Como o quadro da olívia é pequeno e leve…
    Se quizer me escreva:
    andreaguim3@yahoo.com.br
    Ahhhh!!! Que lugar paradisíaco esse!!!
    Beijins!!!

  6. Que post lindo, Lá. Trilha sonora perfeita, fotos encantadoras. Também gosto mto de hibiscos. Coincidentemente, plantei 3 mudas há duas semanas no quintal, pena q parece q duas delas n estão suportando esse calor e estão murchando, apesar de lhes dar água duas vezes ao dia.
    bjos

  7. Adoro as hortências…consegui finalmente que as minhas fossem para frente…
    Fiquei com água na boca de olhar o prato do almoços de domingos passados…adoro tudo que estava nele e aguardo anciosa para o modis operandis do risoto…
    hummmm
    linda semana

  8. Oi Lá, que linda visão do seu lar, considere-se abençoada pelo lugar, que delícia de horta!!
    Seu filho é muito parecido com você, Lá!

    Fiquei toda, toda com sua visitinha no blog e o bloguito aí do lado, obrigada pelo carinho de sempre, viu?

    Bjo e boa semana!!

  9. Laely, eu amo flores, mas sabe que não gosto delas em vasos/bouquet, acredita ? Eu gosto delas na terra, ao natural. Tenho um jardinzinho lá em casa e adorei a hortencia do post. Vc sabe se ela dá bem em canteiro que bate sol a manhã toda ?

    Beijo
    Patricia Tedeschi

  10. Lindas flores, linda casa, lindo lugar, linda família e comidinha saudável com uma cara muito apetitosa. Por estas coisinhas simples é que não dá prá deixar de visitar seu blog, ou melhor seu lar, diariamente. Amei tudo, inclusive a trilha sonora, mas tb colocaria prá tocar Vilarejo com a própria Marisa Monte.
    Tenha uma ótima semana. Bjs,

  11. Ô, Marília, Vilarejo já foi trilha em um outro post, aqui mesmo. É muito linda, mesmo! Boa lembrança.

    Seguinte: podem vir plantar, molhar, colher e cozinhar, pra depois então, saborear. Tão pensando que aqui, é igual na história da "galinha ruiva"?…rsrs

  12. Ei Lá…
    Que delícia!!!
    Paraíso!!!!
    Penso que nesse calor do hell que anda fazendo…somente vcs aí de Sta Tereza é que são felizes!!!rs*
    Também falei das flores no meu post recente…
    Girassóis!!!
    Venha me visitar…
    agora que acabei a faxina…já dá para lhe servir um delicioso café!!!rs*
    Bjkas da amiga Jô

  13. He, he, he! Vou pedir ao senhor prefeito, um carguinho público por divulgar bem Santa Teresa. rsrs
    Mas o importante, é que faço de coração, porque realmente amo morar nesta cidade!

    Ro, faz-me rir, sempre!

    Edilene, honra recebê-la em minha casa virtual.

    Abraço!

  14. Gata, sua casa é linda, já falei qtas vezes isso, umas mil?
    As flores maravilhosas também e seu filho um anjo de deus que topa ser seu modelo sem fazer careta. que fofo!

    Eu pensei que taioba fosse um nome ficticio inventado pelo meu pai, gerado no coração caipira dele. Tadinho, todo esse tempo levantei falso testemunho contra o velho!

    Bjo

  15. rsrsrs!
    Jane, meu menino não topa virar modelo, não. Deve ter rolado suborno…rsrs

    Dricca, não dá pra ser auto-sustentável em tudo, mas é importante ensinar os meninos a dar valor ao que tem valor.

  16. Oi moça,
    eu adoooro horta. É muito legal ter um canteiro de ervas finas,outros de legumes e verduras, é tudo de bom. è uma deliiiiicia.

    Você vai ficar louca com hibisco branco e amarelo (na minha casa em MG tinha). eu sou apaixonada por primavera.

    Ah! Taioba é uma delicia, conheci aqui no Rio de Janeiro, que por sinal tem um restaurante com esse nome no Flamengo que serve comidas típicas de Belém. Uhmmmmm

    Beijcoas

  17. Querida, as taiobas estão lindas, aqui em casa com esse calor pior do o do deserto do Saara (vc viu na tv!) sumiram e as quaresmas não deram flor. Aqui está assim o que não seca derrete. Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *