Pão do Popeye

Eu nunca “fui com a cara” do Popeye; nem com a voz, nem com a namorada chatinha, nem com o rival truculento, nem com a maneira dele resolver as coisas. Um estilo, meio assim…”maçaranduba de ser”. A antipatia é antiga. O marido sempre sai em defesa: “mas ele ensinou às criancinhas a comer espinafre”, pra crescer, ficar forte, igual ao Popeye! E assim foi que, o personagem se transformou em personal nutri
tionist,
aliado das mamães-desesperate housewives, na tarefa de fazer com que os seus pestin…( ops! Nada disso! Corrigindo:) seus anjinhos comessem menos porcarias.
Tá bom. Tirando o fator “educativo alimentar“( tipo, assim: você tem de comer, pra ficar forte como o Popeye e poder “dar muita…pôrraada!”), eu não conseguia ver que graça tinha em comer espinafre, porque lááá de onde eu vim( no Amazonas), nem sabia o que eram essas folhas na latinha!

Mas aprendi com a minha mãe, que: mingau de banana da terra( lá, eles chamam de pacovã) com castanha do Pará e o açaí, são comidas que dão “sustança”; traduzindo, do “Maternês”: sustentam, fazem crescer( às vezes para os lados) e ficar fortes.
O açaí poderia ser “tombado” como patrimônio gastronômico do Norte, principalmente em Belém. Lá, movimenta uma indústria, meio informal ainda, fazendo parte do cotidiano dos paraenses, assim como o chimarrão no Sul.

É gostoso ser lembrado por coisas nada-a-ver e ao mesmo tempo, tudo-a-ver: semana passada uma amiga veio me mostrar um pão de açaí, numa revistinha de receitas bem popular. Disse-me: “vi esta receita e me lembrei de você”.
Então levei a revista pra casa com a promessa de que, se desse certo, traria uma amostra do pão, como forma de agradecimento.

Dito e feito: na segunda-feira fui para o meu “laboratório”, no caso, a cozinha. Como não tinha o fermento fresco recomendado, resolvi adaptar a quantidade, usando o seco, mesmo. A massa me pareceu muito boa, leve e macia, mas não estava disposta a crescer, parecia. Voltei a sovar, com mais um pouco de fermento dissolvido e, botei pra quebrar: ficou ótimo!
Como aprendi que em pesquisa, uma experiência não é levada a sério se não puder ser reproduzida em laboratório, voltei a ele, com os ingredientes certos. Resultado:
Um pretinho saboroso, macio e cheiroso! ( Será que estaria sendo politicamente incorreta?)
A outra pretinha espalhada por cima, é uma geleia de mirtilo que, apesar de cara, valeu cada centavo a mais que paguei por ela!
Se descobrisse a fonte da juventude, a fórmula de emagrecimento sem esforço, o segredo do enriquecimento rápido e, não dividisse com os meus amigos, eles teriam motivo de sobra pra ficar chateados comigo, não acham? O que é bom, é pra ser compartilhado. Por isso é que peço: reproduzam esta “experiência” em casa! Depois me contem, se não foi uma excelente dica que lhes dei!

Então, chega de bla, bla, bla e, vamos à receita deste verdadeiro maná:

Pão de açaí e banana*
*( O pão que Popeye comeria pra ficar forte. Com a vantagem de não ser enlatado, como o espinafre que ele usa)

Fermentação:
-30 g de fermento biológico fresco( aquele, de tablete)
;
-1/2 x de água morna;
-2 cs (colher de sopa) de açúcar;
-4 cs de trigo.

Massa:
-200 g de polpa de açaí congelada*;
-2 ovos;
-1/2 cc( chá) de sal;
-200 g de margarina à temperatura ambiente;
-1/2 x de açúcar;
-1 x de aveia grossa;
-2 bananas nanicas picadas;
-6 x de farinhade trigo, mais ou menos( eu acrescento aos poucos, sem medir, até dar ponto de sovar);
-1/2 x de castanhas picadas(opcional).

Como fazer:
1-Fermentação-misture o fermento às 2 cs de açúcar. Perceberá que o fermento se dissolverá na reação. Acrescente as 4 cs de trigo e a água morna, cubra a vasilha e aguarde uns 10-15′, até crescer. Olhem a esponjinha, como ficou:
2-Massa- descongele a polpa de açaí e misture-a à margarina, ovo, açúcar, sal, banana, aveia e castanhas.
Acrescente a esponja de fermento e misture muito bem;
Acrescente o trigo aos poucos, mexendo e incorporando-o à massa, como se fosse um bolo. Bata, acrescentando o trigo, até começar a desprender do fundo da vasilha.
Quando ficar muito pesada para bater à mão( se tiver batedeira de pão, menos trabalho), coloque-a na mesa para sovar, apenas para dar uma “enxugada” na massa.
Divida-a em 3 partes iguais( rende 3 pães de 600g, aproximadamente), molde os pães e os acomode em formas de bolo inglês, untadas com óleo:
Deixe crescer por aproximadamente 40′.
Preaqueça o forno em temperatura média e leve-os a assar por 30′.
Quando perceberem um delicioso aroma de pão no ar, retire-os do forno e esperem esfriar, antes de cortar
( será que dá pra esperar?…):*Eu usei a melhor polpa de açaí do mundo: aquela produzida em Belém. Já é comum encontrar a polpa em bons supermercados, mas é bom pesquisar uma que não tenha água demais na mistura, do contrário, poderá comprometer o ponto certo da massa.

Já ia me esquecendo de dar os justos créditos: essa maravilha foi tirada da revista Receita Minuto, ano 5/n°59, daquele apresentador tagarela: o Daniel.

Ah! A promessa à amiga que me deu a dica, foi cumprida à risca. E vocês, o que poderiam me dar como agradecimento?( Aceito doações na minha conta bancária…)

O único senão deste pão é que, assim como no seriado House não dá pra resistir e assistir só um episódio, não dá pra comer só uma fatia: precisa de um segundo episódio, terceiro, quarto…

E agora, o momento “puro gramúr” do dia, em homenagem à minha amiga virtual Jane, que ama esmalte nas unhas! Depois de Rosa Chiclete, Rosa Antigo, da Colorama:Colocando tantas vezes a “mão na massa” durante a semana, esse glamour dura pouco…
Falando em glamour e amigas, a minha outra vizinha e amiga de blog, Cynthia Fala Mãe!, está com uma promoção bem mulherzinha. Passa lá pra conferrir
.
Agora, vamos à aula prática: quero um relatório detalhado da experiência, em cima da minha mesa até amanhã, sem falta! Já pra cozinha!

You may also like

26 Comentários

  1. Buááááááááá
    Eu quero esse bolooooooooooooooooo
    Deu água na boca, bolo de água na boca…. acho que posso até fugir da minha dieta um pouquiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinho com esse bolo… ta bom, vou fazer um so p mim e outro p povo de casa….
    Esse esmate é td ne… eu uso ele com frequencia, é quase como camiseta branca no armario, combina c td…
    to indo la conferir a promoção, tenho que q aproveitar a minha maré de sorte
    Bjs e coma muitas fatias desse bolo pensando na sua amiga celiaca aqui

  2. Que cozinha, eu te pergunto, de qualquer forma a receita está anotada, pra no caso de eu vir a ter uma…

    Qto ao video, tentei, mas o tamanho menor dele é esse, vou ter que me acostumar com ele assim , ou postar muito pra ele sumir(hahahahaha)
    Beijos brigadão

  3. Que delicia de receita!!
    anotada a receita sigo agora em busca de uma polpa de açaí pra testar essa iguaria.vc arrasou na unha rosa,minha cor predileta.adoro.xero!!

  4. Meldéus! que delicia é essa na vida? Imagina esse bolo com um chazinho ou café com leite (mais pra preto, sou anti leite, não sou bezerra, sou vaca véia, mas nem vaca toma leite, então … HAHAHHA). Deglí.

    Gata, sua unha ta muito linda, e eu me sentindo a homenageada mais indigna do planeta, porq ontem tive que cancelar minha unha por conta do aguaceiro que caiu sobre sampa-city. E isso me faz sofrer de verdade, sou viciada em unha feita!

    Bjo

  5. Ai dona la, a senhora tá me saindo uma fazvontade que eu vou te contar, pior que sempre me pega em plena hora de expediente e na maior fome!!
    Toca eu ficar sonhando com este pãozinho que deve cheirar que é uma beleza! Ô pão cheirooosooo!!
    Bjooo!!

  6. Laély, que pãozinho gostoso…
    Voce é muito habilidosa mesmo e ainda de unhas impecáveis?
    Voce existe?
    Ou será a mulher-maravilha?
    Quem quer que seja voce, um beijo no coração…
    Dani…

  7. MININAAAA! Que até agora eu procuro o bolo????
    *rsss
    Mas o pão eu vi e fiquei com água na boca. Difícil vai ser achar açaí na minha terra tão longínqua (UI)!
    Vou anotar assim mesmo, quem sabe um dia eu caio de boca nessa delícia (eu disse isso????)
    Bjos!

  8. Mulher….
    Tu é malvada!! Esta fotinho de pão está uma loucura ainda mais a esta hora da tarde.. heheheh
    E a unha?! Adorei o esmalte! Vou hj mesmo comprar pq estava com outro tom de rosa que já enjoei hehehe
    Bjuu
    Pri

  9. Adorei o rosa atigo, acho que até mais que o chiclete. E esse pão, fiqeui curiosa pois amo açaí e amo banana, será que eu tento… Obrigada por divulgar o sorteio, nem é que tá bombando menina…
    beijos

  10. Amiga pensei que tivesses falando de mim:
    pretinha, macia e cheirosa,kkkkkkkkkkkkk
    Menina passa a chapinha, que fiquei descabelada com a textura desse bolo, Jesus do céu!!!
    Ficou lindo e parece ser saboroso, já anotei a receita e quando voltar da viagem com certeza meterei a mão na massa, josé vai adorar isso, aind amais nós que amamos açaí.
    como como uma legítima paraense, que come açaí acompanhado de algo salgado, será que posso passar um requeijão?
    ai fiquei babando ando ando ando…
    vou ter que entrar pro CCP comedores compulsivos de pão,kkkkk
    parabéns pelo talento
    amei.
    beijos

  11. ele fica doce ou salgado? rs… achei a receita fácil!!! Nunca fiz pão e amo pão feito na hora!!!
    Sobre esmaltes experimente o PINK da Impala, é lindo…
    Bjs!

  12. Olha você é tremenda! Ai que coisa boa. Vou correr atrás e fazer amanhã. Se der certo e ficar gostoso mando fotitas.

    Adorei as unhas. Não disse que quando vc experimenta "cololido" é difiiiiicil largar.

    Beijnhos

  13. Tá, vamo combiná que eu adoro espinafre(uma invenção de pão de espinafre até caía bem,rs)!
    Mas pão de açaí com banana deve ser tudo!!!
    Pq o tal Popey pode até ter ensinado o povo a comer espinafre, mas aposto que toda aquela violência gratuita com Brutus não deve ter sido boa herança na cabecinha da criançada!
    Vc acabou com a minha dieta no dia do pão de laranja…agora acabei de queimar minhas torradas, vou ter que tomar café com pão de açaí com banana!!!Mas onde eu vou arrumar isso?

  14. * Laély, pior eu sofri na pele, quando fui apelidada de Olívia palito, na 5ª série, por causa da magreleza!!kkkkkkk Eu odiava o desenho, por causa disso.

    * Quando vai começar a aceitar encomendas de pão????? Fica só judiando da gente…hummm….

    * Hoje usei o esmalte Atrevida com o Coral Chic, amanhã mostro a foto, no post que estou preparando sobre minha "tarde transformação" de hoje( leia-se: driblando os sintomas chatos e irritantes da D. Menô…rsss).

    * Recebeu meu e-mail? O filho quer saber se ainda quer conversar sobre o banner personalizado.
    BJs

  15. Lá, meus sogros são de Manaus e ela adora essas coisas, vive fazendo o tal do pacovã, ou o mingau de banana, coisas com açaí, cupuaçu…eu cresci no Rio, onde não tinha nada dessas coisas, mas comi muito espinafre sob o mesmo pretexto!! kkkk, o pão ficou lindo e deve ter ficado otimo, a unha ficou linda, adoro esses tons, e por fim beijocas!!

  16. Lá, que delícia!!! Acredita que acabei de jantar e já fiquei com fome desta sua receita?rsrsrsrsrs
    Lá, depois passa lá no blog que tem um sorteio muito legal!!!
    Beijosssssssssss e tudo de bom
    Vero

  17. hummmmmmmmmmmmmmmm
    que delícia!!!!
    e se mudar a fruta será que dá pra fazer de qualquer sabor??pq aqui na Bahia não sei se encontro uma boooooooa polpa de açaí.:)

  18. Alo,Laely!
    Mas que paozinho danado de bão,deve ser este!E aquela geleia,hein? Impossivel de resistir…O teu post está melhor do que aquelas propagandas de margarina…Só de olhar já dá água na boca!
    Menina,falando serio,aqui em casa a gente têm mania de bolo…Já teve bolo de beterraba e até de jáca…Mas de açaí ainda não tentamos não!Vou dar ideia pra minha sogra,que já no alto dos seus oitenta anos,tem mania de embarcar nas minhas elocubraçoes…
    O meu marido é goiano,mas também é doidinho por uma tigela de açaí…Se ele souber deste pão vai querer provar também!
    Já é madrugada agora e eu só passei pra dar um alô e dizer que te enviei umas fotos por e-mail…Quando puder ,dá uma olhadinha lá!
    Te mando o meu abraço carioquinha de sempre!
    Teresa

  19. Hehehehe…me diverti com o comentário da Eliene. Valei-me! Mulher, tu é uma menina má muito má. Primeiro que não tenho a mínima habilidade com massas, segundo que não ajeito as unhas desde dezembro porque para a banda de cá não tem desses luxos não…hehehehe. Estou aqui numa ansiedade doida, meu passaporte foi passear em Lubumbashi para fazer o visto de residente e até agora não chegou e eu viajo amanhã de manhã…buááá. Como não tenho pães maravilhosos aqui, vou ali comer um cookie integral de flocos de aveia e passas Made in Portugal. Quando crescer quero ficar igual a você. Beijocas!

  20. Oi Laély, tudo bem?
    Água na boca aqui, vou tentar encontrar a polpa de açaí da boa!!!
    Tão bom parar uns minutos por dia para ler você, adoro.
    Legal a indicação aqui na lateral,obrigada.
    um abraço
    Mariana

  21. Nossa eu amo açai…Vou tentar fazer essa receita em forma de cupcakes…Sera que da certo??
    Obrigada pela visitinha la no blog e pelo comentario delicioso..Volte sempre..bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *