Chuvas, pompons e muffins

As chuvas, que fizeram vítimas e estragos no estado do Rio na última semana, chegaram ao ES na noite do ano novo: uma tempestade rápida, mas violenta.
Ao voltar para casa na manhã da sexta, após um plantão na passagem de ano, pude ter uma ideia da força dos ventos da madrugada anterior:Um dos ciprestes, que margeiam a estradinha que dá acesso à casa, foi arrancado da terra e a copa, de uns 5 m, ficou caída no morro.
Outra quaresmeira enorme, que ficava na subida para a horta, também foi arrancada: Os homens da casa ficaram boa parte da tarde de sexta, podando e limpando as árvores caídas.
Depois, nada mais de chuva: apenas, muito calor na região serrana.
Sol e calor não trazem apenas desvantagens. Olhando em volta da casa, reparei que a cerca viva estava completamente florida: Nosso presente de ano novo.Enquanto os homens trabalhavam lá fora eu fui para a cozinha, preparar nossa janta de ano novo atrasada.
Na noite anterior ao meu plantão, meti-me a fazer um tiramissú, esperando adiantar a sobremesa da sexta. Quebrei a cara: ao misturar o mascarpone às gemas, notei que o creme encheu de grumos. Humpf! Minha sobremesa desandou!
Fiquei pensando o que fazer, de última hora, para substituir o tiramissú, que não virou tiramissú. Precisava ser algo prático e rápido.
Acabei optando por fazer muffins. O que me salvou dessa vez, foi uma receitinha simples, dica da Ana Sinhana, aqui.
Os muffins dela levaram blueberries no recheio ( gente “coisa” é outra “fina”…), mas são frutinhas difíceis de encontrar por aqui, neste calorzão.
Comprei um saquinho de cerejas frescas no supermercado na véspera e os bolinhos, ficaram assim:

Segundo a Ana, esta receita de muffin é : “infalível, a versátil, a melhor de todas”! (Perdão, Ana, mas com tanta manteiga, é difícil não ficar bom! Vamos passar por cima desse detalhe, ok?…)
Eu fiz uma dissecação na “bundinha” de cada cereja, para retirar o caroço: com uma faquinha de ponta fina, fiz um X na base da cereja e cortei em volta do caroço, até conseguir soltá-lo. A massa fica bem densa, mas leve. Enchi metade das forminhas de papel com a massa e afundei uma cereja no centro de cada uma. Deixei o cabinho, só pra dar um charminho:Acompanhou o sorvete, de sobremesa.
Obrigada, Ana! Aliás, tenho mais a agradecer à Ana. Logo mais, no próximo post…

You may also like

14 Comentários

  1. Ola amiga

    Mas que tempestade esta que derrubou a arvore….uma pena e o perigo…….amo arvores sinto muito quando vejo uma ser arrancada ou cair desta forma…..quanto ao ano novo parece que foi bem corrido…..mas pelo menos eu fiquei sabendo da dissecação da bundinha das frutinhas…….to boba…

    Um abraço
    Deusa
    Vasinhos coloridos

  2. Obs:tentei assistir o Dr House ontem mais não dei sorte foi aquele capitulo que ele fez xixi numa caneca…ou coisa assim….mas que raio vc viu nele?vô ter que assisti de novo….

  3. La, amo suas postagens dominicais!
    São sempre leves e adoráveis. E juro que nem é porque vc fez o muffin!
    Aliás, a receitinha é salvadora, né não? Claro que não substituiu o tiramisu mas é gostosinho.
    Sobre as blueberries, eu nunca tinha achado por aqui, a não ser por um monte de $$. Aqueles a Paula (the cookie shop) é que me deu de presente.
    Mas achei ontem, no mercadinho aqui perto, por um preço razoável. Ficou perfeito com o frozen yogurt (contei que compramos uma sorveteira? agora sim que viro uma bola de vez…).
    Beeeijo,
    Ana

  4. Sempre tão triste essas chuvas fortes no começo do ano né. Ainda bem que tudo na vida tem dois lados, ou três….
    Vim desejar um ano abençoado para vc e toda sua família.
    Bjs.

  5. Laély, sabe que agora fiquei antenada? tenho 3 ciprestes com mais de 10mts de altura que, recentemente mandei podar mas devido a altura, não consegui que cortassem a ponteira e meu medo é que caiam sobre minha casa com os ventos daqui.
    FElizmente, foi só o susto para vc! Seus pompons são maravilhosos e muito decorativos mas agora, eu juro, amaria estar sentada ai, tomando um café e saboreando esses muffins deliciosos.
    Desejo a vc um glorioso 2010 cheio de realizações , paz e amor
    bjs Dolly

  6. Oi Laély, tenho acompanhado, pela internet, os estragas que a chuva esta' fazendo no Brasil.

    Amei os muffins, excelente receita.

    Um 2010 maravilhoso pra voce e tua familia.

    Bjos
    Léia

  7. Deusa, ri muito com os seus comentários!
    Vivendo e aprendendo, não é verdade? Já tinha visto uma aula de dissecação como esta?!…rrsrs
    Quanto ao House, ainda não vi esse episódio que falou, mas, como sou fã novata, ainda não tive oportunidade de me desiludir. rsrs
    Abraço e obrigada!

    Ana, frozen iogurte de frutas e praia, têm tudo a ver! Meta a cara e aproveite! Depois, você corre atrás do prejuízo( literalmente!).

    Fátima, já voltou à ativa, flor? Bem vinda e bom ano, querida!

    Dolly, obrigada pelo carinho.
    Não recomendaria a poda da ponta dos ciprestes. Isto foi feito em uma das árvore, no quintal: a ponta única, dividiu-se em 3 galhos, que à medida que crescem, separam-se cada vez mais do eixo central, desequilibrando e enfeiando a árvore.

    Bia, a natureza é de uma força que impõe medo e respeito.
    O melhor da cerca de esponjinhas é que não temos trabalho com ela.

    Driks, a textura ficou ótima!

    Oi, Léia! Uma tragédia, realmente, o que aconteceu em Angra.
    A receita da Ana é infalível, mesmo!
    feliz 2010!

  8. Lá, mas olha só: na véspera do ano-novo lembrei dos muffins da Ana para usar os mirtilos que entraram em promoção por estar com a validade se esgotando. Fui pro blog dela, e quem diz que acho!, devia estar meio ceguinha… Desta vez, vou anotar no surrado e eficiente caderninho. Ficaram de conto de fadas os bolinhos com as cerejas com cabinho. Valeu o procedimento cirúrgico, doutora(rsrs)! Um bom início de ano produtivo por aí! Beijo

  9. Laély, que chuvarada foi aquela??? E essas árvores, que susto, hein??

    Fico maravilhada em ver sua disposição para preparar mimos para os seus, assim como diz, de última hora, por causa de sua ocupação.Parece que você é movida a eletricidade, menina!! E esses muffins, devem ter ficado deliciosos!!
    Assisti aqui em casa ontem, o filme que indicou em seu blog – Julie & Julia – amei!!O marido asistiu junto e gostou também, só achou que a interpretação de Meryl Streep deixou a desejar. Eu gostei de tudinho!!!
    Valeu a indicação!!
    Desejo um 2010 repleto paz, saúde e muito amor, para você e sua família!!
    Bjs!!

  10. He, he, he, Rosana…procedimento cirúrgico delicado. Fiquei lembrando da Julia Child, na sua primeira lição de desossar um frango. Mas o seu bolo de frutas substituiu à altura esses muffins!

    Renata, já vou correr lá, porque amo tiramissú!

    Nárriman, no meio de tantos homens, a gente precisa inventar, mesmo. Mas, há dias em que a preguiça bate e não tenho vontade de fazer nada. No almoço da sexta, por exemplo, menino do meio é que se animou a ir pra cozinha: saiu uma farofa de ovo e este, foi o nosso almoço.
    Quanto ao Julie&Julia, ainda não consegui assistir. Seu marido baixou da internet?
    Abraço!

  11. Lá, tô passando rapidinho para deixar um super abraço e o desejo de que seu ano novo seja carregado de bons acontecimentos e que mesmo os acontecimentos nem tão bons assim, sejam uma boa referência, aprendizado e esteio para sua vida. Beijão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *