Natal Land

Este ano, meu natal foi atípico: não comprei presente pra todo mundo( fora alguns, que mandei para amigas, antes de viajar), não arrumei a casa com antecedência, viajei de férias, cheguei às vésperas e dei plantão no dia 24, portanto, depois de muito tempo, um natal longe de casa e da família. Nossa comemoração foi atrasada em um dia.
Também atrasada, foi minha decoração natalina. Deixei tudo pra última hora, literalmente!
Acabou, sendo melhor: na sexta, eu já havia me recuperado do resfriado, o clima estava ameno, ao contrário do dia anterior, e tive um dia a mais para preparar tudo.
Não sou muito de festa, mas faço questão de pelo menos no natal, comemorar conforme a tradição. Em casa, com a família e amigos mais íntimos, fazemos um culto e depois, nos reunimos em volta de uma boa mesa. Ah! E tem a parte do abrir os presentes e a conversa, sem hora marcada para acabar!
Não poderia deixar de dividir um pouco desse clima de festa com vocês, a começar pela arrumação da casa.
Assumo a inspiração lúdica e a cada ano, um ou outro detalhe é acrescentado.
Este ano, não usei todos os enfeites, nem montei a árvore( tudo, por falta de tempo!).
Na porta da sala, a guirlanda já adianta o clima infantil: Esta, recortada em madeira, tratei de personalizar, acrescentando bonequinhos de tecido.
O ursinho em xadrex vermelho, foi encomendado à Mara Porto.
No espelho, logo à entrada, pendurei uma guirlanda de flores secas, presente da amiga Rosana Sperotto:
Este panô natalino fofo, foi obra da Sandra, que faz outras coisas lindas em patchwork:
Recepicionando as visitas, um papai noel e alguns de seus ajudantes: Acrescentei um vaso de flores secas, regador e material de jardinagem, para um Noel que gosta trabalhar na terra( como nós, aqui em casa): Detalhe da bolsa da ursinha: gatinho à tiracolo e pazinhas… (Os gatinhos e o ursinho vermelho, também são da Mara Porto)
Pulando para a sala…
Detalhes da noite de natal: Como não pude montar a árvore de natal, improvisei esta, atendendo a um pedido do meu pequeno: na verdade, um pinheiro de madeira que é um brinquedo. Ao pé da árvore, Papai Noel em família: Cobri luzinhas LED com fuxicos e enfeitei o espelho, sobre a lareira: A lareira ganhou uma utilidade, nesta época de calor. Abrigou o estábulo e a manjedoura com o menino Jesus: Este presépio foi montado ha vários anos, a partir de um tecido americano.
Acrescentei mais bichinhos: ovelhas, gatinho, galo, galinha, pintinhos até, angolas! (Clica na imagem para ver melhor)
As estrelinhas são de papel, dobradas com técnica de origami. Presente da Karen Lommez.
O marido providenciou uma lâmpada de luz negra, escondida atrás do estábulo.
Colei algumas estrelas fluorescentes no fundo da lareira e uma amiga, ajudou a enfiar uma linha em cada estrelinha de papel, também fluorescente.
O resultado: quando se acende a lâmpada, as estrelas brilham.
Um detalhe, que esqueci de providenciar: linha invisível, ou nylon fininho, para que não aparecesse na luz negra. Mesmo assim, ficou bonito.
Os anjinhos da anunciação:Um duende, no seu cavalinho: Ao lado da lareira, mandei fazer uma placa com o nome da família: Uma certa irreverência… Além dos detalhes infantis, muitos passarinhos: Ainda na sala, sob a janela:A bonequinha ganhou um amiguinho: E o boneco de neve, tomou conta da bicicleta:Admito que minha paixão por Papai Noel, beira a patologia!
Ao abrir a caixa de enfeites, não paravam de sair: um, atrás do outro. Pensei que serei redundante, espalhar tantos pela casa.
Optei por agrupá-los num aparador, à entrada, como numa exposição de colecionadora apaixonada: Quem disse que ele mora no Pólo Norte?!…E não é só por aí, que estão…
À porta da cozinha, mais representantes:Este padeiro chegou este ano e, muito adequadamente, ficou como o sentinela da cozinha:Detalhe da roupinha de cozinheiro: avental, chapéu e balde, com bisnagas de pão.
E os ajudantes: bonecos de biscoito de gengibre e o gnomo porta-biscoito, com biscoitos de verdade.

Únicos detalhes, acrescentados à minha cozinha: urso polar…
…Boneco de neve e pinguim, na tigela da sorvete:
A ceia de natal foi perfeita!
Há tempos, não conseguia acertar em tudo: o peru ficou bem temperado e suculento, o bolo de chocolate e o pudim, maravilhosos e a quiche ( ou, o quiche?…) de bacalhau, estava um espetáculo! Sem falsa modéstia: foi a melhor que já fiz!
Querem experimentar fazer no ano novo?
É o seguinte, bem resumidamente:
Para a massa, uso 125g de manteiga gelada, cortada em cubinhos.
Acrescento aos poucos, 2 xícaras de trigo, esfarelando com as pontas do dedos, até formar uma farofa úmida. Se preferirem, podem usar o processador( é bem mais rápido!).
Acrescento 1 colher de sopa de água gelada, apenas para dar liga( se não for suficiente, acrescentem mais 1/2 colher de água).
Esta massa é “podre”( quebradiça) portanto, não deve ser sovada.
Deixar descansar numa vasilha coberta por 30′, ou enquanto preparam o recheio.
Pré aquecer o forno, em temperatura média.
Forrar o fundo de uma forma de 25 cm de fundo removível e levar para pre assar por 20′, ou até que o fundo da torta fique mais claro. Retirar do forno e reservar.
Dessalguei e desfiei o bacalhau e refoguei no azeite. Acrescentei salsinha picada.
Forrei o fundo da torta com o bacalhau, já frio.
Mais uma camada de requeijão Catupiry( só para ficar “pior”…).
A cobertura:
Bati 3 claras em neve e reservei.
Bati 4 gemas, até ficarem claras e espumosas.
Acrescentei 4 cs de maionese, 4 cs de amido de milho( mais conhecido como Maizena) às gemas. Por último, acrescentei 1 colherzinha de café com fermento químico.
Misturar delicadamente a gemada às claras em neve.
Espalhar sobre a quiche, salpicar queijo ralado por cima e levar para assar, por aproximadamente 30′-40′, em forno médio, ou até corar.
Se quiserem dar uma olhadinha neste post, o da torta de limão, dei o PAP da crosta, com fotos.
Ainda em clima de festa, voltarei com mais notícias, aqui mesmo: neste mesmo bat lugar.
Vamos combinar…

You may also like

24 Comentários

  1. amiga imagina se tivesses tido tempode decorar heim?é o que eu digo e repito
    você é puro luxo
    vai ter bom gosto assim lá em casa,rsrs
    meu maior presente neste ano, foi ter te conhecido, ter tido a oportunidade de te dar um forte abraço.
    obrigada pelo carinho
    e mana vou te falar, aí gosta de Papai noel, adorei o padeiro, tudo haver comigo né?
    beijos
    beijos

  2. Laély, se estou nessa festa, ficaria a noite todinha olhando pra esse presépio e a coleção de Noéis! Sem desprezar a ceia da chef, é claro, que me água a boca. Por aqui, só mudam as dimensões: minha coleção de Noéis é em miniatura, e também adoro quando abro a caixa e eles começam a "saltar" para seus lugares. Antigamente decorava-se o pinheiro na antevéspera de Natal, e ainda que não consiga esperar tanto tempo, gosto de arrumá-lo mais perto do dia 24 para não "cansar o olho" e acostumar com sua presença, tirando um pouco da graça. Imagino que a tua decoração "relâmpago" deu esse efeito meio mágico. Que coisa boa ver a guirlanda aí, na companhia do passarinho! Te conto a história dela por e-mail, tá? Beijo, querida!

  3. É, Sheila…talvez a falta de tempo me imponha limites, para que não transforme a casa num parque de diversão…rsrs

    Dricca, como dou plantão na quinta, a história se repetirá na passagem de ano.

    Rosana, vou ver se coloco uma foto mais decente do presépio: é um cantinho que gosto muito!

  4. Lá, ficou tudo lindo, lindo…. mais a família do papel noel, sentadinhos ao pé da árvore… e o presépio na lareira… é o máximo….. menina você é maravilhosa mesmo…. sem tempo e arrasa na arrumação de natal…. quero ser igual a você…. ando sem tempo e cansada…. mas …
    adorei sua casa linda.
    Felia Ano Novo, cheio de supresas de Deus diariamente.
    Um grande beijo.
    Telma Linhares

  5. Tudo muito bonito e de bom gosto. O presépio está divino na lareira. Amei!!! Por isso adoro visitar seu blog.
    Tudo de bom prá vc e sua família em 2010.
    Bjs,

  6. Ei menina, tudo mimoso e familiar. Ficou ótima sua decoração. Esse ano foi atípico para mim. Montei uma árvore em casa (Brasil) e montei o presépio em casa (Congo)…ops, essa história está ficando confusa…hehehe. As crianças foram para o MT e dia 05 irão para a BA de férias, eu vim para o Congo passar com o marido. Ou seja, não tive a oportunidade de preparar uma ceia para a família, nosso Natal foi ao lado de muitos gringos amigos e (des)-conhecidos. Mas…daqui pra frente, tudo vai ser diferente…hehehe. 2010 será na praia, na casinha nova que compramos ao lado dos filhotes, pais e quem mais for. Se Deus quiser e ele há de querer. Que 2010 seja um ano próspero, com muita saúde e paz para você e sua família. Beijocas!

  7. Amém, Taia!
    É meio complicado, essa vida de cigano…rsrs

    Ivana e Telma, obrigada e feliz 2010 pra vocês. Que continuemos a nos encontrar por aqui.

    Oi, Márcia!
    E eu, adoro receber visitas!
    Obrigada e que Deus abençoe a sua família, também!

  8. Laély,sem tempo voce ainda fez tudo isso!!
    Sua parede de quadros ta um arraso!
    Os cantinhos natalinos ficaram muitos charmosos,voce se esmera sempre né menina?
    bj

  9. Laely, sua decoração ficou pra lá de linda! e com tantos enfeites lindos que vc compôs cada cantinho, a árvore se tornou desnecessária, na minha opinião. Ficou tudo muito lindo de se ver! Parabéns!!!!bjs

  10. Laély, vc é do tipo que vara a madrugada para dar conta de fazer tudo do seu jeito? Acho que assim é possível cozinhar, decorar, postar, responder… Eu faço isso. Herdei da minha mãe. São mais de 23h, ela saiu daqui da casa do meu irmão agora e ainda vai cozinhar um doce do leite no sítio… para a sobremesa de amanhã. Bj, querida e um ótimo ano novo para todos.

  11. Oi, Nanci!
    Obrigada pelo carinho.

    Ana, eu sou meio de lua: às vezes, entro pelo madrugada e em outras, protelo meses, até terminar. Depende da vontade.
    Abraço e feliz 2010!

  12. Oi, Lá!
    Primeiro quero agradecer sua visita e comentário no Blog'Arte!!!

    Noossaaa!! Sua casa já é linda de babar e com esta decoração maravilhosa ela ficou encantada!!!!
    Amei o presépio em tecido – super criativo!!!

    Aproveito pra desejar uma boa virada de ano e que 2010 venha cheio de alegrias e realisações para você e sua família!!!
    Beijins!!!

  13. La, vc bem sabe que Natal não é muito a minha praia. Mas o bom de tudo isso é estar com quem a gente ama. Seja lá no meio da bagunça que for!
    bj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *