"Casa de ferreiro, espeto de pau"

Em contagem regressiva para a viagem e natal, não sei o que dar conta primeiro.
Ando falando, respirando, mostrando ideias para o natal, mas a casa ainda não entrou no mesmo clima. Ano passado, uma época dessas, a casa parecia parque de diversões. É que, ano passado, eu não tinha blog…
Fiz um almoço especial neste domingo para receber alguns amigos. Era aniversário do marido. Detalhe: não pude adiantar nada! ( Culpa do blog?! O blog agora,virou “irmão caçula”: tudo o que acontece de errado, ele é o responsável. Acho que a (ir)responsável, sou eu…)
Apenas com a manhã do aniversário para preparar tudo, concentrei-me em missão, quase impossível! O primeiro passo, foi a escolha do cardápio( a única coisa, feita antecipadamente): nada complicado e opções, que já estava acostumada a fazer.
Queria ser mais chique e servir os pratos, com direito à cardápio individual marcando lugar. Acabei desistindo, por falta de tempo e de espaço à mesa. Como o sábado foi de muita chuva, deixei de lado a ideia de fazer ao ar livre.
Imprimi o cardápio e fiz montagem com uma figura de piquenique vintage, retirada daqui. Colei no espelho, próximo ao aparador, onde ficariam as bandejas de comida:
A figura é de um calendário de 1956, ano anterior ao nascimento do aniversariante:

Acertei na escolha do cardápio simples, pois ficou tudo muito gostoso( é bom, que eu mesma me encarrego de me elogiar…):
Entrada quente
Creme de batata baroa com gengibre
( Apenas, cozinho a batata em caldo de legumes, reservando um pouco do caldo do cozimento para bater com as batatas, juntamente com creme de leite, pedacinhos de gengibre e alho poró refogado. Fica ótimo, também com abóbora!)
Salada de grão de bico e palmito cru.
Fiz um molho para acompanhar, usando a receita de sopa de pepinos , da Luciana Bentenson.
Risoto de tomate seco e mussarela de búfala.
Duas opções de carne:
Medalhão de filé mignon, ao molho de geleia de jabuticaba
( Levei ao fogo: geleia e o caldo de carne. Acrescentei uns raminhos de tomilho, ao final.). Menino mais novo reclamou do sabor adoçicado e ligeiramente ácido na carne, mas eu achei que combinou muito bem!
Filé de salmão grelhado, com alcaparras na manteiga.
A sobremesa, optei por encomendar uma torta de limão e nozes à minha amiga chef Kamila. (Também dela, a ideia do acompanhamento agridoce da carne e o creme de abóbora)
Para acompanhar o bolo, sorvete da Kibon.
Ainda deu tempo de fazer uns bolinhos de chocolate que vi no blog da Léia e encasquetei que precisava muito deles:
A receita original leva recheio de framboesas, mas nesse verão tropical brasileiro, não encontrei nem os morangos nacionais! Mesmo assim, ficaram muito bons! Para chocólatras, uma ótima opção!
Para cobri-los: fiz uma ganache com chocolate meio amargo e creme de leite. Cerejinha, só pra dar um up na produção.
Os bolinhos, rechearam algumas marmitas e ainda sobraram( fiz receita dobrada):A lembrancinha de anivesário que os convidados levaram para casa, foi esta marmitinha de natal:
Queria ter embalado com a técnica de furoshiki mas o tempo, simplesmente não permitiu.
Como costuma dizer minha sogra: “Barriga cheia, coração contente!”
Acabei não comprando presente para o aniversariante. Ainda bem, que o Flamengo colaborou comigo e o hexacampeonato foi um bom prêmio para ele.
Despedidas as visitas, já no final da tarde, fui arrumar algumas das minhas bagunças na sala.
Vi um relógio no prato, no blog Knack: ma-ra-vi-lho-so!
Há outros pratos, mais lindos ainda por lá.
Infelizmente, não dá pra encomendar porque é gringo.
Inconformada, resolvi arriscar:
Separei um prato bonito que havia comprado na Le Lis Blanc, mas que deu uma “lascadinha”, durante o transporte para casa. Levei-o a uma vidraçaria e pedi que fizessem um furo, bem no meio do prato. Eles ficaram temerosos de quebrar a peça, mas eu autorizei a aventura: “manda brasa, que eu garanto!”
Encaixei uma maquininha de relógio, colei com adesivo de silicone e montei os ponteiros. Ficou assim: Hoje pela manhã, pendurei mais pratos na parede da sala de jantar e ficou, assim:
Então: “quem arrisca, não petisca!”Para encerrar, como comecei: com ditado popular.
( Para ampliar as imagens, é só clicar nelas)

You may also like

27 Comentários

  1. Ei menina, parabéns pelo aniversário do maridão. Parabéns pela criatividade e pela competência em presentear família e amigos com tantas gostosuras. Nem sempre comento, mas estou sempre por aqui. A vida está corrida por aqui também e a chuva não tem colaborado…rsrsrs. Beijocas!

  2. Eu fico impressionada com você, minha amiga…. como consegue???? tempo?????????? e ânimo????????
    Parabéns!!!!!!! pelo almoço, o cardápio, as lembranças lindas…. e o relógio????? vOCÊ…… É O MÁXIMO!!!!!
    beijos
    telma

  3. NOssa laély,como consegue fazer tudo isso?
    Adorei o cardápio,vc é chik em!!aquelas marmitas de lenbranças,e demais…show de bola sua parede com os pratos eo relógio ficou lindo.
    bjos

  4. Dedicação, capricho e entusiasmo promovem milagres! Sé esta receita me explica como consegues fazer tanto em tão pouco tempo. Tudo lindo, querida, porque tens cuidado com detalhes cheios de graça. Beijo

  5. Menina, vc é um Espetáculo!!!
    Adorei TUDO!
    Hummm…aquele bolinho de chocolate devia estar delicioso! As marmitinhas achei o maxímo, e com o detalhe do enfeite de natal de madeira. Um charme! Agora fala sério, que relógio LINDO você conseguiu fazer. Amei a composição na parede! aquele pratinho azul de gatinhos, eu tenho igual…rsrs
    Sábado também foi dia de fazer almoço pros amigos. Amanhã vou contar no blog.

    Bjs e vou à cata de mecanismo prá fazer um relogio que nem o seu!

    Lucia

  6. Laaaa, que delícia de almoço, fiquei com água na boca!!! Mas o que amei mesmo foi a sua parede cheia de pratos lindos, e o mais lindo o que vc. transformou em relógio!!!Parabéns pelo bom gosto, e por não ter medo de arriscar!!!
    Beijão e uma linda semana
    Vero

  7. Menina já tava com saudades dos teus post de casa, eu nem com tempo consigo formar um cardápio, ainda estou pensando no que fazer pro natal, cozinhar não é meu forte mesmo, sua aprede tá lindona, bjs.

  8. La, tudo perfeito!! Deu água na boca! Parabén pro maridão!! E esse bolinho…sobrou? hehehe
    Ah…e tem flamenguista aí também é? O Dri é flamenguista!!! Até fiz uma homenagem lá no vale pra ele!!!
    Beijo!!

  9. Tá contratada, quanto eh o buffet? 😀

    Sabe qual o problema da gente? Vemos tudo maravilhoso na internet, tantas ideias, sabores, dicas e queremos fazer tudo, mas nao da, somos humanas, ta certo que algumas mais que humanas mas somos 1 só!Hehe
    Tava tudo perfeito, as marmitinhas, a comida deliciosa, chique q so! Adorei os pratos tbm.

    Ainda to tentando entrar no clima natalino!hehe

    beijocas

  10. Lá, vc foi promovida de mulher tupperware para mulher Panela Le Creseut rs. Estou encantada com tantas ideias boas, com esse almoço pheeno,(como diz dona jane), adorei os pratos pendudados, é um mais lindo que o outro, vc é uma olheira de primeira. E as lembrançinhas, que carinho!! Marido deve ter ficado orgulhoso.
    Sabe que eu tinha meesquecido do jantar e já tava preocupada com seu sumiço rs… Assistio Julie e Julia com marido esse final de semana, adoramos, o problema é que agora ele quer ficar fazendo aquelas receitas difíceis, ele é um francês fajuto metido a cozinheiro. Mas suja 500 utensílhos e não limpa, sofro rs….
    beijos

  11. Olá, sempre delícia ler seus posts.
    E com esse cardápio, deu água na boca.
    Adorei a parede, não vejo a hora de ter a minha casa para furar paredes a vontade,hehe.
    bjo

  12. Olá Laély!
    Sempre que "vejo" cair no meu blog os posts do teu, venho a correr! Gosto da tua espontaneadade, alegria e também das ideias que nos mostras! Hoje não foi excepção! Que dia esse, quanta inspiração!!! Adorei!
    Só é pena que quando venho ver se tenho "feed back" já foi :)
    Ginhos
    Paula

  13. Menina, que capriiiiicho, hein? Depois vou querer a receita da batata que leva gengibre… meu marido adora. La, ando meio sumidinha… nem respondi seu último e-mail… ando num corre-corre danado, mas, vc sabe que mora no meu coração.
    Beijos mil
    Helena

  14. WOW que festa!!!
    Fiquei aqui babando… aquela saladinha de grão de bico e palmito, deu vontade de comer de café da manhã. Aquo ôh, quanto tempo vc o cozinha até obter o "al dente"ponto?
    O parato ficou show, valeu a pena arriscar, mas se eu fosse vc, descolaria uma tinta amarelinha da cor do prato e dava um retocada no lasco, porque ficou linndo D++++
    By the way amei a parede amarela, quero uma assim pra minha cozinha.
    Bjs… e tenha um dia abençoado.

  15. Laely menina, só de ver tudo já fiquei sem folego, que competencia, demais. Primeiro feliz aniversário para o maridão, segundo parabéns para você, simplesmente maravilhosa sua festa. E este relógio é tudo, junto com esta parede maravilhosa. bjs 1000 fffc

  16. Paula, para reparar minha falta, fui lhe visitar, lá no seu blog. Abraço e obrigada!

    Helena, sei bem, querida! Desencana.
    Beijo!

    Wanilza, sabe que não havia pensado nesse reparo? Boa ideia! Obrigada!

    Fátima, que boa sua visita, flor!
    Abraço!

  17. Oi La,

    Não entendo nada de furar vidros e porcelana…rs mas vou no vidraceiro e ele vai conseguir! :)

    Xiii…desculpe! Tinha me esquecido do adesivo do House. Meu sobrinho faz sim, para vender. Me diz quantos vc quer. Acho que vc disse que queria 2 ou 3, né? O preço deve ser entre R$25/30 cada. Quanto mais tiver de encomenda, mais barato fica. Vou ver com o pessoal se mais alguém quer.
    De qualquer maneira, já vou encomendar alguns prá ele, ok?

    Bjs,

    Lucia

  18. Tô bege! Ficou tudo escandalosamente maravilhoso! Mesa, menu, a lembrancinha peloamordedeus!!!
    Sem mais palavras amiga!
    bjus e parabénssssssssssssssssssssss

  19. Lá, adorei os bolinhos! Nunca tinha pensado em dar lembrancinhas no aniversário de ninguém com mais de 15 anos, A-DO-REI!!! Ficou super original e com certeza um carinho sem tamanho para os amigos.
    Juro que um dia contrato um detetive, pra saber como você consegue fazer tantas coisas, tão fantásticas com um "tiquinho" de tempo, rs!!! Ficou tudo perfeito!

    Agora deixa eu ir, que tem um monte de Bonequinhos de Neve me esperando… rs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *