Casa de bonecas

Dou a mão à palmatória: já passei da época de brincar de bonecas. Apreciá-las, não!
Lembram quando mostrei umas matrioskas, que uma amiga trouxe pra mim de São Paulo? Pois, é. As pobrezinhas estavam sem lugar fixo, desde que chegaram em casa!
Fiz um “puxadinho”,onde as deixei temporarimanete, até construir um lar à altura delas.
Vi algumas ideias, reaproveitando gavetas. Lembrei que um guarda-roupa velho dos meninos havia sido desmontado.
Então eu dei uma olhadinha nas gavetas, que estavam jogadas num depósito no quintal, e resolvi investir em uma delas:
Desparafusei a parte da frente da gaveta e fiquei apenas com a caixa.
Mandei fazer uma bela moldura:

Já estava bacana, mas resolvi pintar de uma cor bem chamativa, pra ficar diferente:
As saliências e reentrâncias da moldura, se encarregaram de dar um efeito de pátina à minha tosca pintura. Optei por deixar assim mesmo. Passei até um paninho para retirar o excesso de tinta, antes que secasse:
Forrei o fundo da gaveta com tecido clarinho, instalei dois ganchinhos atrás e pendurei num canto da sala:
Também aproveitei uma lâmina de compensado que estava perdida pelo quintal: improvisei “andares”.
Já tinha perdido o medo de usar furadeira há muito tempo, mas hoje, foi a minha primeira vez com uma serra tico-tico. “E a primeira vez, a gente nunca esquece!” Agora, ninguém me segura!
Minhas matrioskas, finalmente, têm um apartamento triplex digno:
Há manchas no fundo. É que a cola com que apliquei o tecido, ainda não havia secado.
Detalhe: pendurei na sala, sem fazer alarde, esperando a reação da população masculina da casa. Tô na expectativa pra saber, se alguém vai dar o berro e pedir a expropriação das bonecas! Espero que não…

You may also like

55 Comentários

  1. Ficou lindoooo! Adorei o contraste com o resto em vermelho. Parabéns… vc sempre tem idéias legais,por isso acompanho diariamente seu bloguitho…

    Beijos e Boa semana
    Att Fran

  2. Oi, Laély!

    Só você mesmo! Não estava conseguindo imaginar o que você faria com uma gaveta + casinha de bonecas. Adorei… você está surpreendendo!!

    Meninos demoram para perceber mudanças… acho que até o Natal eles não vão nem reparar nas bonequinhas… rs rs

    Bjsss

  3. Ficou uma gracinha…gostei da idéia.
    Apreveito p/informar que nessa de aprender as coisas vão se modificando às vezes. Ontem meu filho do meio se sentou ao meu lado p/ dar umas aulinhas sobre "como viajar pela globosfera" e acabei me decidindo por abrir uma outra página. Achei que ficou melhor. Meu novo blog então é nacasadamima.blogspot.com.
    Bjs

  4. Oi, Fran!
    Que bom que tem gostado!

    Flávia, até agora, silêncio total! Acho que tem razão. Se não falar nada, talvez nem percebam! rsrs

    Ai, ai, ai! Tô dando saltitos, porque a arte foi aprovada pela Vivianne! Tô boba!

    Nárriman, pode ter certeza que os filhos entendem bem mais de internet que nós! Depois, faço-lhe uma visitinha.

    Obrigada, Ignez!

  5. Ficou lindo!
    Qual foi a tinta que vc usou para pintar a moldura? Spray?
    Estou CHEIA de gavetas que catei na rua (junto com a cômoda) e não SABIA o que fazer com elas :)
    Posso dar um ctrl C + ctrl V na sua ideia?rs
    Quanto aos meninos…Acho que pode demorar p/ eles perceberem..rsrsrs
    Bjuus

  6. Thaís, eu pensei em usar tinta spray, mas teria de encomendar uma cor diferente, já que não encontro muitas opções para pronta-entrega.
    Acredite: usei tinta pra tecido, porque tinha vários potinhos sobrando, da atividade do dia das crianças. Apenas diluí um pouquinho com água. Depois que secou, apliquei uma demão de verniz fixador, só para proteger melhor a pintura. Apliquei com um pincelzinho de cerdas comum.

  7. Menina !!!! Ficou muuuito demais… logo eu que adoro uma gaveta rsrsrsrsrs. A moldura ficou incrível a cor tb, adorei td. Sabe que meu espelho amarelo tb causou um certo furor aqui em casa, mas eu nem liguei. Passa lá pra ver o que achou!!!
    Bjo bjo

  8. Oi menina, ficou lindo. Triplex chiquetérrimo. Imagino que comandar uma casa com quatro homens não seja fácil, aqui em casa é o contrário. Marido é quem se perde em meio a três mulheres loucas e descontroladas…kkkkkkkkkkkkk. Mas no fundo ele adora. Beijocas!

  9. Que belíssima ideia, Laély! Adorei esse reaproveitamento da gaveta.
    Confesso que tenho "uma coisa" por casinhas de bonecas; no último Natal a minha filha recebeu uma e não imagina o meu prazer ao confeccionar as cortinas e comprar as louças, panelas,etc, etc, em miniatura! Brincar de casinha é muito bom 😉

    Beijocas

  10. Oi Lá, adorei! Criatividade à flor da pele é nisso que dá, um triplex maravilhoso! Adorei tudo, a escolha da cor, do tecidinho, as prateleiras… ficou lindo!

    Eu nunca usei uma serra tico-tico, mas morro de vontade, pois sei que depois disso minha vida nunca mais será a mesma… hehehe.

    Beijinho =)

  11. Ai Laély,olhando aqui ao meu redor, juro que queria ser uma matrioshka e ta ai nesse triplex lindo, essa cor é um desbunde, qdo vi pintada de branco ja achei legal,mas depois desse corzinha final, como dizem aqui, stupenda!!
    bj

  12. Laely,

    Ficou maravilhoso! Eu amei o colorido do apto que ficou muito harmonioso com sua linda sala.
    Tudo muito lindo, parabéns!!
    Abs. Sandra.

  13. Olá Laély,fiquei boba,eu não teria coragem de usar furadeira e nem tico tico,você é bem ousada mesmo e sabe o que quer…Está super certa,hora dessas vou ver se crio coragem…rs..rs..
    Quanto as matrioskas,ficaram maravilhosas,eu amei!!E essa moldura que show!!
    Onde se compra molduras assim ou melhor onde encomenda?
    Beijos

  14. Obrigada, meninas!

    Taia, na sua casa, homem quando começa a falar, já deve ouvir um: "ca-la-do!" rsrs

    Fernanda, é verdade! Nossa vida deveria ser dividida em: AT e DT ( antes e depois da tico-tico) rsrs

  15. Que lindo! Tô aqui suspirando, examinando o passo-a-passo com o pé que é um leque. Tenho até medo do que pode acontecer com algum armário aqui de casa… A semana começou embalada, hein!? Depois da furadeira, a autonomia da serra, isso é uma revolução! Beijo, dona moça prendada e ousada

  16. Nani e Rosana:
    Já ouviram falar naquele ditado: "a necessidade faz o sapo pular"? Pois, é. Se eu fosse ficar aguardando a boa vontade dos homens de casa, não daria pra fazer muita coisa, além de ficar perdendo tempo, respondendo à perguntas, tipo: "mas, o que você vai fazer com isso?" "precisa mesmo, disso?"…Já viram, né?
    A moldura, Nani, você poderá escolher numa boa loja especializada: vidraçarias, por exemplo.
    Abraço!

  17. Que mudança! Uma simples gaveta virar uma peça de arte. Ficou ótima! E as matrioskas agradecem, né? Ficaram um charme, até parece que faziam pose pra foto.
    Beijos

  18. Oi Laély
    Nossa, adorei! A ideia de pegar uma gaveta e tranformá-la em caixa-quadro foi ótima, nunca tinha visto. Depois nos conte como foi a reação na sua casa :)
    Bjs

  19. Noossa! isso é o que se chama de reciclagem mais que perfeita!!!Foi uma transformação e aproveitamento total! Ficou linda sua casinha! A partir deste momento vou parar e pensar antes de jogar qualquer coisa que eu ache inútil!Parabéns!!!

  20. Oi Laély, que idéia ótima… gavetinhas me aguarde!! Tô estreando no seu blog, prá falar a verdade no meu também…te conheci pela Ana da Sinhana…quando puder passa lá para dar uma espiada… bjo…

  21. kkkkkkkkkkkkkk…é bem por aí. Tadinho!!! Mas as mulheres da casa morrem de amores por ele, já pegou o nosso fraco. É sempre um 'gentleman' e acaba nos deixando dengosas e permissivas…kkkkkkkkkkkkk. Beijocas!

  22. Cátia, pela intuição, acho que notarão a diferença, lá pelo fim de semana…

    Fernanda, de Portugal: não tive esse prazer de brincar de bonecas com a filha. Mas é uma ideia pra casinhas também, não acha?

    Nanda: como a moldura cobriu bem, a lateral da gaveta não aparece, a não ser que olhe bem de perto e de perfil. Mas se for o caso, é só pintar a lateral, ou aplicar tecido, também.

    Fabiano: ainda tenho mais umas três dessas gavetas, que serão tranaformadas em prateleiras.

    Obrigada a todos!

  23. Olá!

    O triplex-gaveta das bonequinhas ficou perfeito!

    E a pintura roxa ficou ótima. Parabéns para a moldura tb :) Deu o efeito necessário, sem ofuscar as bonecas.

    E ficou perfeito, embaixo da luminária na parede.

    Até mais!

  24. Laély..ficou lindo! Também tenho matrioskas sem casa, pensei em criar uma pra elas…sabes que também vivo com uma populaçao masculina aqui em casa, são os dois filhos e às vezes parece que não posso me exceder nessas coisas femininas,na verdade eles não falam nada, só balançam a cabeça e sorriem…

  25. Não sou população masculina, então minha opinião pode não contar, porém, dou um gritinho: que lindo… deu uma grande vida pro cantinho da sala…. e olha que a ideia foi grande…. bj

  26. Oi, Gabi! Obrigada pela visita e comentário.
    Sinta-se em casa!

    Myrian, fui lá conferir sua dica. Ainda não tinha visto. Boa ideia, mas dá um pouquinho mais de trabalho, né?

    Bia, faz uma casinha dessas para a boneca da sua filhinha!

    Eleonora, esses olhares de canto de olho, constrange, né?…

  27. o triplex ficou maravilhoso !!!
    Você me deixa muito feliz por tratar um presente com tanto carinho, te adimiro mais a cada dia. Ver o seu blog já virou um vício aqui na farmácia.
    Beijos Nice!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *