Reciclando as ideias

Continuando o assunto de reciclagem, fui pesquisar na Wikipédia:

“A reciclagem é o termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto.”
Confirmei então, que a ideia que eu fazia de reciclagem era correta: um determinado material é reaproveitado, ganhando utilidade diferente da original.
Mostro alguns exemplos, como forma de exercitar o olhar.
Xícaras desencontradas podem virar uma luminária bacana: DesignCrush
A Myrian Rovida mandou-me esta foto, explicando que reutilizou canecas de brinde como vasinhos para mini-rosas. Ao marido, o trabalho mais duro( literalmente): furar um buraco no fundo, para a drenagem de água. A contribuição dela: acomodar as rosas e amarrar a faixa de chita.
Simples e simpático, não? ( Tirando a parte da furadeira…)
Outra ideia simples que me encantou, foi esta ( contribuição da amiga Fernanda):
Os copinhos de vidro foram cobertos com botões, criando lindos castiçais!
Sonho Lilás
Ainda botões, um porta copos:

DesignCrush

Esta bela poltrona com jeans usado, poderia decorar um quarto adolescente: Remodelista
Galho, virou cabideiro: Remodelista
Aqui no quintal de casa, usamos pneus velhos para corrigir os aclives do terreno acidentado.
Achei interessante a caixa de areia logo abaixo, feita com pneu: inspiring mamma
Boas ideias!
Atualizando:
*A Mara, nos comentários, fez uma observação muito pertinente sobre a diferença entre RECICLAGEM e REUTILIZAÇÂO de materiais.
Realmente, na própria Wikipédia, fonte citada no início do post, há uma distinção de conceitos:
“O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.”
Ela contribuiu, com o seu entendimento no assunto:
“…Reciclagem é reaproveitar a matéria prima que deu origem, por exemplo, latinhas de refrigerantes, que depois de usadas podem voltar a ser latinhas novamente, vulgarmente falando; já uma garrafa pet que se transforma em um vaso ou brinquedo por exemplo, isso é reaproveitamento e não reciclagem.”
Fiz questão de fazer esta observação aqui, como esclarecimento, mas acho que a intenção do post foi expor aos nossos olhos, formas diferentes de se lidar com objetos que poderiam ser descartados, diminuindo assim, a quantidade de lixo doméstico. Quem ganha, de uma forma ou de outra, é o meio ambiente.
Obrigada, Mara, pela contribuição.
**A Simone também deu a sua contribuição nos comentários, indicando um blog, com mais ideias lindas para reutilização de botões, aqui.

You may also like

29 Comentários

  1. Voltei!!!! Agora que pude ler o comentário sobre o filme com Pitt, já tinham me dito que o filme não era bom, e que não valia a pena, e eu tinha desistido. Mas agora fiquei mais uma vez curiosa, e vou ser mais atrasada. O melhor é que não vou pegar fila na locadora, todo mundo já deve ter visto… Beijinhos

  2. La, bem este assunto reciclagem achoq eu cada um entende de uma mandeira eu que assisti algumas palestras no grupo de voluntarios do greenpeace de POA onde faço parte, diz que reciclagem é reaproveitar a materia prima que deu origem , por exemplo latinhas de refrigerantes que depois de usadas são podem volktar a ser latinhas novamente, vulgarmente falando, já uma garrafa pet que se transforma em um vaso ou brinquedo por exemplo isso é reaproveitamento e não reciclagem, mas o termo reciclagem está na moda então todo mundo adaptou o termo, sei lá, pra mim não vale, só pq eu vou usar uma garrafinha como vaso não quer dizer que estou reciclando entende? Acho que isso acaba atrapalhando quem vive realmente da reciclagem, mas é minha opinião.

  3. Lá quantas ideias incriveis!!!
    As vezes agentte não vee utilidade em ttanta coisa e joga no lixo perdendo a oportunidade em transforrmar em coisas decorativas que ficam realmente bonitas ou numa simples e util 'piscina' de areias pro baby brincar.. adorei mesmo as ideias! beijos beijos

  4. oi Lá…realmente belas idéias….
    adoro reaproveitar as coisas também…
    só gostaria de ter mais tempo para me dedicar á minha veia artística…rsrsrs
    tenha um ótimo dia
    bjos

  5. Ei Laély…menina…sorry pelos limões e obrigada por ter lembrado também!!!Estamos morando no Vila Nova, ao lado da delegacia, inclusive, estamos loucos para sair daqui, você não saberia de uma casa para alugar…como é difícil!!!Trabalhei bastante este fim de semana com a cerâmica…precisamos marcar de você vir aqui!!!Bom…agora vamos ao comentário do Pitt(atrasado,rs)…faz tempo que este moço me impressiona!!!Beleza a parte, ele é um ótimo ator…Tem um filme, em que ele atua, que você ia gostar, chama-se "NADA É PARA SEMPRE"…ele está mais novinho(lindo, lindo, lindo)…Você já viu a semelhança entre ele e o Robert Redfort!(continuo sem interrogação), ai, ai,rs!O filme, Benjamim Buton, realmente é tudo de bom…e pasme, Raulzito também chorou!!!Bom…beijinhos e te aguardo!!!

  6. Oi Moça bonita! Booooommmm Diiiiiaaaaaa!!!!

    Caramba que bacana. Ameeeeeei as idéias.
    Os castiçais são lindos. Acho que tem que usar super bonder para grudar mesmo.Amei o descanso para copos. Falando em botoes…eu estava navegando num outro blog e vi uma cortina de botoes. Fiquei encantada. Segue para vcs conferirem: http://decoracaodeaaz.blogspot.com/search/label/Fa%C3%A7a%20voce%20mesmo

    Suuuper beijo e obrigada pelas idéias.

  7. Karina: eu só pude assitir o filme agora, depois da fila de espera na locadora diminuir. Pra você ver, que não é pouca coisa.
    Vou ver quando posso fazer os reparos nos livrinhos pra poder mostrar.

    Jojo e carol: respondi no blog de vocês.

    Mara: tão pertinente o seu comentário, que acrescentei ao post como atualização. Obrigada!

    Melynha: vou ver se dá pra passar por aí, esta semana.
    O filme já está anotadinho pra assistir. Essa do Raulzito chorando, queria ver…

    Simone: Já conferi e acrescentei sua dica ao post. Obrigada!

    Obrigada a todas e abraço!

  8. Com certeza Laély concordo com vc em tudo que falou o importante é usar o que compramos de forma consciente envitando o execesso de lixo, o importante da reciclagem além de preservar o meio ambiente é que está sendo o ganha pão de muita gente, mas o reaproveitamento também é importante para diminuir o lixo.
    Como minha coordenadora sempre fala, se vc está gordo e vai ao médico ele não manda vc parar de comer e sim comer menos e melhor evitando os excessos, com o consumo é a mesma coisa, não precisamos parar de comprar e sim comprar de forma consciente.é dificil para todo mundo já que temos uma infinidade de coisas que queremos, mas nem sempre precisamos de tudo, srsrrsrrsrs.Parabéns pela iniciativa dos eu blog, sempre colocando coisas importantes com bom humor.

  9. Laély, minhas próximas horas de folga serão dedicadas a você, minha cara…. vou eu e filhota fazer bolsinha pra ganhadora, merecidamente. Parabéns!
    Então, fiz um post ontem exatamente sobre minha mania de reaproveitar…. passa lá pra conferir, tem fruteira, painel decorativo e um armário para organizar tecidos com reaproveitamento de materiais. bjão.

  10. Voltei. Tem um post com modelos de bolsas no blog da Jojô. Você bem que podia passar lá e ver que modelo fica mais adequado ao seu gosto…. pelo menos pra termos uma referência… bjão

  11. Queridíssima, tudo realmente lindo…
    Mais uma prova que um pouco de criatividade e dedicação, vc consegue transformar lixo em luxo…
    Tem um post explicativo sobre a tinta epóxi lá em casa…
    Quer conferir?
    Simbora…
    Bjkas da Jô

  12. VEM AI NOVO CD DE VIRGINIA DE MAURO A LULLY DE BETO CARRERO.
    INTITULADO O MUNDO ENCANTADO, EM HOMENAGEM AO PARQUE TEMÁTICO DO COWBOY E HERÓI NACIONAL. VIRGINIA DE MAURO POSSUI UM PROGRAMA NA REDE CARLOS DIAS TV E PODE SER ASSISTIDA NO YOUTUBE SESSÃO TRAPINHAS.
    PARABENS PELO BLOG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *