Pequeno Cidadão

Aproveitando o feriadão, que tal continuarmos aquela viagem musical com as crianças, iniciada no post de quinta?
Há um tempão não comprava mais cds infantis, visto que os meus “pequenos” já não estão mais tãão pequenos assim e escolhem os próprios cds, conforme o gosto pessoal.
Esta semana, permiti-me voltar no tempo e comprar um cd para a criança que ainda há em mim. Trata-se de um trabalho que ouvira a respeito há algum tempo e estava curiosa para conhecer. Como foi um cd ouvido, do início ao fim, com um sorriso no rosto, resolvi dividir com vocês minhas impressões.
Pensei em fazer um único post com minhas indicações, mas nossa viagem ficaria longa e cansativa, por isso, resolvi dividi-la em 2 posts. Então, considerem este, continuação do post “Ilarilariê” ( Ora, se baboseiras como “Sexta-Feira 13” e “Chuky, o Boneco Assassino” têm continuações, por que não o meu post, já que parece ter agradado?) :

O que poderia acontecer quando 4 talentosos amigos se encontram depois de anos na escola onde os filhos estudam, resolvem se unir, junto com os filhos, e soltar a criatividade formando uma parceria musical pouco provável?

O excelente trabalho Pequeno Cidadão!
Na página virtual da Crescer há uma entrevista com os músicos, contando a historinha de como resolveram fazer este cd, que parece ter nascido na farra, mas que levou muito a sério o fazer música para crianças, no caso, as próprias.
Os autores da façanha:
-Arnaldo Antunes, que ensaiou os primeiros passos no universo da música infantil com o cd Saiba( BMG-2004) ;
-Edgard Scandurra, o Benzina, compositor, guitarrista, ex-Ultraje à Rigor( “Marilou”, a galinha, é obra dele, mas vamos relevar isso…), integrante do Ira, mas quase um ser onipresente no cenário musical do rock brasileiro, fazendo trabalhos-solo ou em parceria com outros atistas;
Taciana Barros, ex-Gang 90, ex-mulher de Edgard que juntos, fizeram o filho Daniel, hoje com 21 anos e, também músico. Além de cantora, Taciana é artista gráfica e ajudou a dar cara ao novo CD de trabalho.
(Mais informações e vídeo sobre o trabalho do casal, citado acima, no Música de Bolso)
Antônio Pinto, compositor brasileiro que já fez trilhas sonoras para diversos filmes, inclusive o “Central do Brasil”. Outra curiosidade, é que Antônio é filho do cartunista e escritor Ziraldo, que faz uma participação mais que especial em uma das faixas do cd.
Esta salada ( eu gosto dessa palavra, será por quê?…) de artistas, junto com seus filhos, também talentosos,(“filho de peixe, peixinho é”), rendeu um trabalho criativo, inteligente, engraçado e instrutivo.
A página virtual da revista Bravo traz uma galeria de fotos do show para divulgação do cd, em SP:
“Lançando mão de bonecos, animações e números circenses, o show estreou no início de maio e continua em temporada no Teatro Anhembi Morumbi, em São Paulo”.
Taciana, com a filha Luíza, de 8 anos, que também participa do cd:
Agora, vocês poderiam me perguntar, se cd com criança cantando não é meio chatinho; aquele tipo de coisa que só a mamãe e papai dos artistas mirins apreciariam e eu, digo que não! Sabem por quê? Porque as crianças cantam e participam como: crianças! Tenho horror à crianças tranformadas em mini-adultos! A espontaneidade e musicalidade dos filhos dos artistas, encanta! A impressão que passa, é que todos se divertiram muito: pais e filhos!
A salada não é só de artistas, mas de ritmos também: misturam-se rock, samba, heavy metal, baião, rap, música eletrônica…com ceteza, uma influência de Scandurra!
Todas as letras são uma boa surpresa e deixo um trecho da música que dá nome ao cd:

Pequeno Cidadão
“Agora pode tomar banho,
Agora pode sentar pra comer,
Agora pode escovar os dentes,
Agora pega o livro, pode ler.


Agora tem que jogar videogame,
Agora tem que assistir TV,
Agora tem que comer chocolate,
Agora tem que gritar pra valer!


…É sinal de educação,
Fazer sua obrigação,
Para ter o seu direito
de pequeno cidadão.”
Também seria sinal de educação dos pais, se soubessem a hora de cobrar e a hora de relaxar, como bem descreve a letra.
O grupo tem MySpace oficial, com músicas e clips, se quiserem uma amostra, mas comprei o cd de olhos fechados e não me arrependi.
Agora, aproveitem!

You may also like

4 Comentários

  1. Oi querida amiga
    Estou passeando por este nosso Brasil varonil.Hoje consegui entrar na net para ver meu e-mail e, claro, visitar as amigas.
    Adorei saber que tu e a Ana estão marcando de se conhecer, adoraria participar deste encontro.Até porque nunca estive tão pertinho de vocês como agora, mas acredito que não faltará oportunidade.rss
    Gostei da letra e adoraria ver o show. A riqueza das músicas infantis me facinaram, principalmente na época da Arca de Noé, que foi quando trabalhei com crianças e muito aproveitei as canções, inclusive cantei muito para os meus filhos.
    Bom fim de semana Lá.
    Beijinhos

  2. Oi Laely, mesmo nao sendo adulto ainda rs, sinto falta de uns tempos atras quando a vida parecia bem mais divertida, com estes posts de musicas infantis lembrei-me das musicas que escutava, eu adorava as musicas da Eliana, bom gosto muito dela ate hoje…!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *