Tá nervoso? Vai costurar!

Quer me ver nervosa, é me imaginar pescando, quando estou nervosa! Ficar lá, parada, esperando um peixe esperto comer a isca e fugir do meu anzol, é algo aborrecido demais pra me distrair! Mas, tem gente que gosta…Eu, prefiro muito mais fazer outras atividades manuais: cozinhar, arrumar a casa e, não há nada tão prazeroso quanto fazer costurinhas! Tô meio enferrujada, mas já fui boa nisso…
Há pouco tempo, fiz um kit de retalhos coloridos e mandei pra minha mãe, que gostou muito! Tratei de aumentar meu estoque também, porque é uma questão de paixão, mesmo:
Porque o fim de semana permite colocar alguns trabalhinhos em dia, uma dica de projeto com agulhas, linhas e tecidos, muito facinho. Vai precisar, também de: tesoura, lápis, régua e cartolina para servir de molde.
Neste link do Craft Stylish, tem o passo-a-passo desse apoio de mesa coloridinho. Está em inglês, mas as fotos, falam por si. Não desanime, porque o resultado compensa:

Não ficou bem claro, ainda? Mais imagens aqui, no Posie Gets Cozy: Bons trabalhos!
Atualizando:
A Berê, escreveu nos comentários pedindo esclarecimentos, a respeito do acabamento do trabalho acima.
Já respondi, via e-mail, e colo aqui, minhas explicações para ajudar aqueles que, como a Berê, desejarem encarar o projeto:
1°-Vá aos links que mostrei no post, com o passo-a-passo em inglês, mas com fotos bem nítidas;
2°-Faça moldes de losangos, com cartolina ou papel cartão;
3°-Recorte pedacinhos de tecido, no formato do molde de losango, mas com uma sobra para poder virar sobre o molde, atrás;
4°-Alfinete cada losango, tecido no molde, e alinhave o tecido;
5°-Junte os losangos, já preparados, costurando as laterais;
6°-Agora, retire os moldes de papel, deixando apenas os losangos de tecidos, já costurados;
7°-Transfira o desenho do contorno dos losangos, já montados e costurados, para um papel termo-colante( você encontra em um bom armarinho);
8°-Aplique-o no tecido do forro, deixando uma margem para virar para dentro e fazer o acabamento;
9°-Aplique o forro com termocolante sobre os losangos, direito com direito, alfinete para ficar certinho e costure na margem, à mão ou à máquina.
Olha, eu já fiz esse trabalho há muito, muito tempo atrás, mas eu não sou muito boa em acabamento, porque não costuro à máquina. Sugiro que conversem com uma boa costureira, se forem como eu, mostrem as imagens, o que desejam fazer, que ela poderá orientar, melhor até que eu.
10°-Boa sorte!

You may also like

21 Comentários

  1. Nossa, fiquei tanto tempo ausente que perdi a mudança de visual e tantos posts interessantes. É uma alegria sempre poder visitar este lugarzinho delicioso! E olha, minha nova mania tb é colecionar tecidinhos(estou ingressando na arte do patchwork e é uma atividade maravilhosa!) Bjos carinhosos!

  2. Jesus, pescar não estão nos meus planos para os próximos 35 anos! E ainda por cima tem que ficar muda, impossible for me.

    Eu amo esses kitezinhos de tecidos coordenados, lindinhos.

    Vc sabe costurar com máquina é? Tu tem máquina? Tu é minha ídala.

    Bjo

  3. Imagine, você pescando, e calada!…
    Sei costurar à máquina, não. Até comprei uma, que minha mãe usa uma vez por ano, quando vem me visitar, mas eu, tenho mêda! Acho que aquela agulha vai furar o meu dedo, vou cair num sono profundo e só um príncipe, como Jude Law, poderá me acordar, com um lata de água na cara!

  4. Oi Laély obrigado pela visitinha, maçarandura o que significa?! "risos", eu vi o blog do seu filho, tao pequeno e tao cheio de criatividade!

    ps: Que otima dica, as do retalhos de tecido, a peça ficou linda!

  5. Fabiano: tô vendo que você é mais desligado de TV do que eu. "Maçaranduba", é aquele personagem do Cláudio Manuel, no Casseta&PLaneta, que resolve tudo na base do:"vou dar porraaada!"
    ( Perdão pelo linguajar, mas é o bordão do personagem)

  6. Ai amiga, eu quero tanto tecidos novos, muitos tecidos, mas o money nãio dá e por isso compro um aqui e ali, mas minha vontade é ir numa loja e comprar muitos muitos e muitos,rsrsrs.
    E não tenha medo da máquina, eu tinha e resolvi encarar, descobri que com força de vontade dominamos o pedal.
    O mais importante é ter bom gosto e isso você tem de sobra, o resto é recortar e emendar,rrsrs.
    a minha visita era pra ser rápida, pois estou indo passar o dia com a mamis operada, que já deve esta chorando pois é manhosa demais.
    Pescar não dá pra mim mesmo, eu falo demais, porém tambem sei calar,kkkkkkkkkkkkkkk.
    Amiga linda e maravilhosa um domingo abençoado.
    E sua postagem me deu uma ideia,beijos

  7. Oi Laély, a ta lembrei, rs, mais aqui não precisa se desculpar não, eu só perguntei pq achei engraçado o nome,

    Eu tambem gosto de cuidar de plantas, e tenho uma mini composteira,

    A alfazema, quando plantei as sementes elas cresceram ate uns 3 centimetros e murcharão, por isso pensei que não gostavam de clima quente, pois vejo fotos delas em clima europeu, mais vou tentar cultiva-las denovo!

    abraços!!!

  8. Pescaria também não me atrai em nada, morreria de tédio, isso sim.
    Nada melhor para relaxar do que fazer trabalhos manuais, esqueço do tempo, principalmente bordando.

    abçs e boa semana!!

  9. Oi La! hoje o dia vai ser de cozinha mas, como não resisto, todo findi tento produzir alguma coisa pra casa (ultimamente tem sido as almofadas).
    Bjs, bom domingo!

  10. Oi La! hoje o dia vai ser de cozinha mas, como não resisto, todo findi tento produzir alguma coisa pra casa (ultimamente tem sido as almofadas).
    Bjs, bom domingo!

  11. Oi La! hoje o dia vai ser de cozinha mas, como não resisto, todo findi tento produzir alguma coisa pra casa (ultimamente tem sido as almofadas).
    Bjs, bom domingo!

  12. Laély,tbgosto decostura pena que minha makina ta quebrada.Outroassuntoquetemosemcomum,pão.Aqui em casa sábado ediadepão,faço um pãocaseiro bem fofinho, sou tradicional,mas vou fazer tua receita adorei,depois tecontosedeucerto,com pão nunca se sabe.

  13. Eliene: fico imaginando o que seria passar uma tarde na sua companhia: dores de barriga, de tanto rir!

    Fabiano: realmente por aqui o clima é bem ameno a maior parte do ano, o que contribuiria para a alfazema se adaptar.

    Ana Sinhana: domingão pra mim, é dia de fogão.

    Ana: eu também sou bem irrequieta e costumava dar minhas corridinhas com o cachorro, mas ando meio preguiçosa, ou muito cansada, ultimamente pra fazer isso. Ainda quero voltar a correr. Ajuda a relaxar e dá um ânimo!…

    Luci: morro de tédio com pescaria, também!

  14. oi, venho sempre por aqui mas nunca comentei. Acho lindos os seus posts. Vendo esse trabalho de hoje me identifiquei porque estou ingressando neste tipo de arte e achei muito criativo. Se possível você pode me dizer como fica o acabamento do fundo? Pensei num tecido inteiro fechando por baixo, é isso? Caso você possa me dizer, meu email é falecombere@gmail.com
    Obrigadíssima,
    Berê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *