Pão de ervas para encomenda

Quem acompanha o blog há algum tempo, já sabe que sou uma devoradora contumaz de pão, caseiro de preferência, deslize calórico, revelado aqui. Para não cair em tentação sozinha, revelei algumas receitas dos pães que costumo fazer em casa. O pão de leite foi um sucesso, de crítica e de público.
Mas hoje estava eu, pela estrada a fora, quando fui parar no blog da amiga Eliene, mulher severino que faz tudo…inclusive, dieta.
A moça tá preocupada porque precisa emagrecer( e qual mulher não deseja isso?!), mas foi casar com filho de padeiro e, sabe como é que é: a carne é fraca…Difícil, resistir às tentações calóricas à sua frente…Então, porque sou amiga( da onça), aproveito pra lhe dedicar a receita de mais um pão, facinho e delicioso.
Vou logo adiantando que não descobri o Brasil, não! Apenas, fiz uma adaptação à receita do pãozinho de leite, citado acima; por isso, sugiro que devam ir primeiro ao post da receita original, onde tem passo-a-passo e modo de fazer. Por pura falta de tempo( e preguiça), não fiz o mesmo aqui. Apenas, explicarei o que ficou diferente, tá bom?
Dúvidas? A professora responde depois.
Já mostro o resultado final, pra dar uma animada:
Sentiram o aroma, a fofura, a leveza?!
Então, anotem aí:
Pão de ervas
Ingredientes:
3 x de leite morno;
-1 e 1/2 x de óleo de canola;
-2 colheres de sopa rasas de fermento para pão( seco instântaneo);
-2 colheres de sopa de acúcar;
-1 c sopa( bem rasinha) de sal;
-2 c sopa de ervas, picadas bem fininho( pode ser: manjerição, orégano, salsinha, cebolinha. Na minha hortinha tem tudo isso, mas pode usar desidratado);
-Farinha de trigo, até desgrudar das mãos, ou do fundo da vasilha.

Os mais atentos devem ter reparado que não usei os ovos, da receita original. Tenho feito assim, sem ovos, ultimamente, pois descobri que o pão se mantém úmido e fofo por mais tempo, sem eles.
Agora, o passo-a-passo de como fazer é igual ao outro. Vão lá pra conferir. Ainda:
Depois de sovada a massa, conforme o ensinado, colocar para crescer numa vasilha coberta, no forno morno, por 50′.
Abaixar a massa com a mão, dar uma sovadinha, dividir em 3 pedaços iguais e acomodar os pães em 3 formas para bolo inglês, de 25 cm.
Pincelar gema por cima.
Colocar para crescer, novamente, por 30′.
Assar em forno pré-aquecido, temperatura alta, por aproximadamente 20′, ou até que corem por cima.

Os também atentos, poderão perceber que já dei umas diquinhas para o fim de semana: filminho com Jude Law, cama bonitinha, pãozinho gostoso…Agora, é correr pro abraço!
Fui!

You may also like

12 Comentários

  1. Olá…bom dia…lindo dia!!!
    Fiz o pão…excelente.
    Aqui em casa acham que sou louca…acordar cedo para fazer pão? tststststs…eles acham que sou louca…eu tenho certeza. Sabadão e acordo às 6 horas para fazer pão, trabalho de faculdade ( dos outros – ganho duas vezes – em dimdim e em conhecimento)ainda fico sapeando pelos blogs e mandando comentários aff…to doida!!!
    Beijos e um ótimo final de semana.
    Em tempo: acompanho seu blod há bastante tempo – está na minha lista – é muito bom mesmo !!!!

  2. La, não sei que é dieta não hehehe mas olha, alimentar bem ajuda mto a perder peso e andar tb.
    Amo pão como fosse e ervas nele deixa um cheiro bom na casa.
    Bjss

  3. Amiga eu fui no céu, juro que senti o cheiro aqui em casa, égua meu que eu já estou delirando, sabe desculpa a demora é que hoje é dia de faxina,rsrs…graças a Deus que amanhã é domingo, o dia que liberei para comer pão bem quentinho com manteiga e um queijinho, mas assim né?
    Posso colocar o seu pão de amiga da onça no meu bloguinho, posso?
    Semana que vem vou fazer e depois te conto o resultado.
    Obrigada amiga, mulher 100% Severino.
    Um final de semana bençoadio,beijos.

  4. Ô, Eliene…Acabei de fazer o paõzinho. Se estivesse por aqui, daria pra sentir o cheiro e comer uns pedaços comigo. Claro que pode usar a receita. Qualquer dúvida, me escreve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *