No quintal de casa…

No sábado à tarde, menino do meio me convidou pra chupar laranja no pé.
Temos um pomar incipente ainda, num morro castigado pela seca e Sol, mas dá pra tirar alguma coisinha.
Subimos pelos fundos da casa:
Este guarda chuva de pequenas flores é uma suculenta que nasceu sozinha no morro, presente da natureza( se alguém conhecer o nome, me avise):Temos alguns pés de manacá da serra no quintal.
Quando essa árvore floresce, fica tão carregadinha, que parece um enorme buquê de flores brancas, lilases e rosas:Mais de perto…E mais perto… Ali perto, um cachorro:…E um menino, escorregando no morro e fazendo caras e bocas:

Atrás do menino( filho caçula),você deve estar se perguntando o que seriam essas caixas de água. Pois são: caixas de água…de chuva.
Marido, que é médico e não engenheiro, projetou um sistema de captação de água de chuva.
Estas caixas chegam a armazenar até 100 mil litros de água, no tempo das chuvas e, acreditem: não dão pro gasto, na época da seca! ( Dá pra se questionar o quanto usamos e desperdiçamos água no dia a dia…)
Aqui, o resultado de tanto esforço, aparecendo em frutos:
A hortinha do pequeno, onde o lixo orgânico da casa é usado como adubo:
Ele plantou couve nas margens e no centro, cenoura. Pode parecer meio caótica, mas é que assim, as pragas naturais têm outras opções, além de atacar o que pretendemos consumir.
Este é o meu pedaço, mais perto da casa:
Tenho alguns temperinhos: salsa, cebolinha, manjericão, salsão, alecrim, cidreira.
Ganhei sementes de ruibarbo e cogumelos de uma amiga da Inglaterra, que ainda pretendo plantar( acho que darei essa tarefa ao marido).
Ainda: alface, rúcula e rabanete.
Com um pouco de bom senso, consciência e muito trabalho braçal, dá pra se transpor obstáculos naturais. Temos contra nós: o terreno acidentado, terra pobre e pouca água. O negócio é ter criatividade!

You may also like

23 Comentários

  1. Laély, você mora numa casa de bonecas gigante! Que linda…
    Na minha avó também havia espaço para cultivar no quintal de casa. Ah que saudade… como é bom comidinha sem veneno não é mesmo?
    Eu tenho que me contentar com o delivery de orgânicos…

    Bjsss

  2. Ana:você não sabe quanto pedra a gente é capaz de tirar desse solo ruim! Foi tudo usado na própria construção dos muros.
    Vivianne: essa foto sua é tão meiga!
    Flávia: consumir orgânicos já é uma atitude pró natureza, mas não há descrição para o prazer de colher e usar uma fruta ou verdura que você mesmo plantou!

  3. Nossa, Laély, que coisa linda este post… de emocionar! Se mais pessoas fizessem como vocês, o mundo certamente seria melhor. Fiquei curiosa: onde é este paraíso??

  4. Nossa Laély, que lugar lindo!

    Hum, adoro fruta no pé! Parabéns por desfruta com sua familia tudo que a natureza nos oferece de forma inteligente!

    Bjos

    Fefe

  5. Patrícia e Luciana:
    Santa Teresa é campeã em expectativa de vida entre todas as cidades do ES. Fica na reg. serrana, cercada pela mata atlântica.
    Viver aqui, realmente é um privilégio!

  6. Laèly adorei a sua cortina! Foi ótimo você ter me mandado o link, ficou linda!
    A respeito da votação, não se preocupe, sei que seu tempo está apertadíssimo. Cê viu? Fiquei tão feliz menina!!
    Sempre que você mostra sua casa eu suspiro, principalmente esta vista maravilhosa com o quintal delicioso e ainda por cima com o Hulk junto!
    Bjokas querida.

  7. Ô Laély, que delícia passear com vocês e conhecer tuas paisagens, lindas! Quase dá pra sentir o cheiro bom da serra que tanto amo. Vê só, também andamos às voltas com ruibarbo, um sonho acalantado há anos que finalmente começa a brotar da terra… Beijos

  8. Menina do céu, to aqui embasbacada com esse post. E eu que achava ser privilegiada so pq tenho a visao dos Alpes Suiços aqui da minha sacada. Privilegiada é vc com toda essa riqueza,isso sim é a verdadeira riqueza. Meu sonho é morar num lugar exatamente assim, com espaòo pro meu cao correr, frutas elegumes fresquinho, aquele perfume da mata que vc deve sentir..,que delicia!!
    Sua casa perece ser uma delicia, eu fico imaginando como deve ter sido bacana a sua festa junina..
    ai que inveja.., branca sempre branca.. Vou mostrar esse post pro marido .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *